25.5.11

We love red!

"We love red" escrito em neon no stand da Kartell | Salone 2011.

A cor é forte, aquece, marca presença, e exije cuidado na utilização. Costumo dizer que é uma cor de gente decidida, que sabe o que quer (...os inseguros jamais usarão vermelho!). O vermelho é aquela cor que pode mudar totalmente um espaço (...quando bem empregada!). Basta apenas uma única peça ou um móvel em vermelho, e pronto: o ambiente muda!  ...Resolvi pegar carona na foto que fiz no stand da Kartell, no Salone 2011, e mostrar um pouco da utilização desta cor belíssima no mundo do design e interiores. Inspirem-se!

...Começo de maneira inesperada! Sim, este sou eu! A foto, claro, é uma encenação. O banheiro fica em Massachusetts, no museu MassMoca, em North Adams. Achei muito interessante! ...Piso e paredes absolutamente vermelhos!

 Acima, um recorte do meu (...ex!) apartamento em São Paulo. Tudo branco, madeira, tons neutros e apenas uma poltrona vermelha. Eames chair, Tolomeo lamp, o jardim iluminado na varanda, as luzes da cidade e a lua completam!

...A instalação "desvio para o vermelho", de Cildo Meireles, de 1984, coloca em questão a estrutura do espaço tridimensional monocromático. É um espaço com uma impregnação acentuada em vermelho que se torna extremamente saturada, causando grande excitação sensorial.

 Esse aí acima é a suíte da Casa Camper, hotel em Berlim, absolutamente vermelho. Reparem como a madeira deu uma neutralizada! ...No detalhe acima, a comunicação visual com o número do quarto na porta.

 Esse aí é o apartamento novaiorquino do meu amigo arquiteto James Reynolds. O projeto de interiores é assinado por ele. O vermelho ganha destaque sobre a base preta e branca, sendo utilizado em paredes e em pequenos objetos. Acima, no detalhe, flores em um vaso e abaixo (ao fundo) a sala de jantar.

Um detalhe interessante do apartamento do James: uma maquete de um prédio brownstone, típico de Nova York, que ele mesmo fez, foi emoldurado e preso à parede. A porta vermelha da maquete faz o link com a parede.

 A cozinha absolutamente neutra ganhou vida com as cadeiras country pintadas em vermelho. Reparem que elas foram misturadas com cadeiras brancas, formando um conjunto harmonioso. Não dá vontade de sentar aí e comer?

Em interiores comerciais, principalmente no segmento esportivo, o vermelho tem forte presença. Acima, a loja da Centauro no shopping Cidade Jardim, em São Paulo. O projeto é do escritório paulistano AUM arquitetos. Uma fita vermelha marcada no piso entra na loja trazendo os clientes, e transforma-se em elemento plástico-escultural, subindo pelas escadas e teto.

Fecho o post com esta bela imagem da escada. Reparem que as fitas descem pelas paredes, transformando-se em degraus. E em cada degrau, um spot embutido, ilumina e enfatiza o vermelho intenso.

...We love red!
(+ fonte fotos | Owi, AUM arquitetos, Casa Camper, Studio Jamie)

5 comentários:

  1. oi Felipe, obrigada pela visita! Nossa vermelho é tudo mesmo, amei essa escada glossy! Ah e aproveite muito o Rio, essa cidade amravilhosa que eu vou morrer de saudades...


    Hugs & kisses from Rio!
    http://acasadava.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quebrou a banca! Adorei essa postagem sobre o "Rosso"! Agora precisa completar a paleta...Giallo, Blu, Nero,...

    ResponderExcluir
  3. Adoro as interferência do vermelho para quebrar a monotonia de ambientes muito clean, especialmente com muita madeira!!! á dorei as referências do post, tudo bem que levei um susto no começo e quase caí da cadeira...kkkkkk
    Grande abraço!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Felipe,
    Antes de mais nada, posso dizer que amei seu post, está lindo!
    Bom gosto em toda seleção de imagens. Parabéns!
    O vermelho me atrai bastante, mas gosto de usá-lo pontualmente, como a poltrona que está no seu apê.
    O projeto de interiores do seu amigo é de perder o fôlego!!!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Felipe, que seleção fantástica de imagens.
    O rosso é realmente lindo, mas é preciso critério no seu uso. Eu, particularmente, amo o vermelho em acessórios, como cadeiras, por exemplo. A Wishbone em vermelho é puro sonho, amo. O vermelho chinês é lindo, em armários fica perfeito.
    Adorei aquela maquete do prédio, perfeita.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...