9.5.11

Arquitetura residencial Milanesa 4!

A sombra criada pelos volumes nesta fachada fez este prédio se destacar entre os demais... Solução simples e cheia de pequenos (...e preciosos!) detalhes.

Mais um detalhe arquitetônico precioso para a série "arquitetura residencial milanesa"! Passando próximo ao metrô Pagano, vi este prédio (...muito discreto!) que me chamou muito a atenção. O edifício parece ser bem "popular" e fica em uma das avenidas mais movimentadas da região. Os revestimentos da fachada nem me agradam tanto, porém um simples detalhe na arquitetura fez ele se destacar na paisagem. Reparem que os pequenos volumes criaram um movimento com pela sombra na fachada. O artifício além de aumentar a área útil de um dos cômodos, serve também de sacada para o pavimento superior. Confiram o detalhe:


Detalhes "bobos", que fazem toda a diferença na composição. Primeiro, reparem que as vigas(1) foram prolongadas marcando o suporte do elemento volumétrico, e rompendo também o plano da fachada(2). A viga ainda dá uma "mordida" no volume! ...Reparem no pequeno rasgo(3) no guarda-corpo superior, terminando com um pequeno quadrado, simplesmente estético. Para dar mais leveza, o fechamento lateral(4) foi diferenciado do frontal. E a troca de material(4) na área da esquadria completa a composição! ...Agora transportem essa idéia para uma casa, bem clara, branca, com concreto aparente, madeira clara... Perfeito!

2 comentários:

  1. Oi, Felipe!
    Fantástico trabalho de volumetria e, realmente, sua idéia do branco e madeira clara ficaria melhor ainda. Me lembrei de uma firma de arquitetura chilena, a Rearquitectura, trabalha de maneira bastante interessante a questão de volumes em fachadas.
    Uma ótima semana prá você.
    Abraços
    Tereza

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...