23.5.11

Arquitetura residencial Milanesa 5!

"...E no meio de tanta gente, eu encontrei você. Entre tanta gente chata, sem nenhuma graça..." - Marisa Monte + Arnaldo Antunes, música "Não vá embora".

Pois é, e no meio de tantos prédios sem graça, eu encontrei esta jóia em Cimiano, aqui em Milano. Quem procura, acha (...sempre acha!)! Caminhando sem rumo pelas ruas desta zona afastada do centro, absolutamente residencial e não-turística, me espantei com este prédio, de arquitetura contemporânea, completamente destacado na paisagem "marrom-cinza" milanesa. Cheguei mais perto e conferi todos os detalhes deste edifício que não está nem mesmo habitado. Tenho o maior prazer de mostrar a vocês cada detalhe. Confiram!

 São muitos detalhes, porém a primeira coisa que nos chama a atenção é este imenso balanço na estrutura de uma das varandas. Um volume solto no ar! E pelo rasgo aberto na quina, podemos ver que os apartamentos são duplex.

...É grande mesmo! É mais que uma varanda... Praticamente um solário! Nos dias quentes, o sortudo morador, tomará sol olhando para o Parco Lambro, um pulmão verde no meio dessa Milano cinza. Certamente um "belvedere"!

Gosto principalmente da assimetria nas fachadas. Reparem que poucas aberturas são alinhadas. A fachada é toda coberta por placas parafusadas, de tamanhos diversos. Cheios, vazios, balanços... E mesmo assim, discreto!

...Ecco qui la mia foto preferita! Gostei muito desse encontro da placa com essa tela metálica que oculta instalações aparentes na fachada. A tela foi pintada na mesma cor da placa. Uma solução bem econômica...

 O complexo ainda conta com 3 edificações menores, seguindo a mesma linguagem arquitetônica, porém em amarelo bem claro, madeira, aço e concretão! Harmonia total entre as volumetrias, cores e materiais.

...E depois de tanto caminhar no sol por essa Milano cinza e marrom, encontrei um oásis: o verde Parco Lambro! ...Hora de extender a toalha de xadrez, relaxar, ler e saborear uma suculenta maçã verde. Domingão perfeito!

3 comentários:

  1. Que belo passeio Felipe! essa máxima do "quem procura acha" é verdade. Achei maravilhosa a arquitetura contemporânea deste prédio. Esbanja charme e design. Adorei a disposição das janelas assimétricas. Continue seus passeios, e conte prá gente sempre o que viu.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oba!!! Que maravilha ver Milão através dos olhos de outro arquiteto!!! Para não correr o risco de perder alguma coisa já vou colocar o seu blog no menu lateral do meu, assim fico de olho!!! Obrigada pela visita!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  3. Pelo visto, a máxima "quem procura acha" é seu lema, o que faz com que seus olhos procurem sempre o belo e o eclético contemporâneo, o que resultará em nada menos que sucesso, certeza garantida.
    Passeie mais, passeie sempre e nos mande as fotos e suas impressões.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...