16.5.11

Less is (A)MORE!

Este prédio tipicamente italiano localizado no charmoso
"vicolo dell'arco", esconde um grande tesouro!

Italianando a sábia frase de Mies Van der Rohe: Less is Amore! ...Se os ventos italianos me fizerem ficar de vez aqui nesta terra, parece que eu já sei o jeito que eu gostaria de morar na Itália! O prédio acima, fica na Sicília, debruçado sobre o mar em uma região histórica, protegida pela UNESCO. Em 2001, quando ainda estudantes, os irmãos Francesco (...agora arquiteto!) e Alberto (...agora fotógrafo!) compraram esse "apartamentinho" de 2 andares, que precisava de uma boa reforma. Sete anos se passaram (...onde 3 deles dedicados à reforma) e então o canto dos irmãos ficou pronto - e cada um ganhou um pavimento! Francesco trouxe então a sua namorada para morar com ele, a também arquiteta (...e sortuda!), Mafalda Rangel. E os três vivem assim,  apaixonados, em harmonia, em espaços absolutamente limpos, brancos, recheados de design de qualidade e clássicos por todos os cantos. Deixem eu mostrar a casa deles. Confiram as imagens!

 Esse aí é o Francesco e a sua namorada Mafalda. A escada é toda fixada à parede somente por um lado. O espaço é absolutamente neutro, dando destaque à escada. Na parede o "hang it all", clássico dos Eames.

Esse aí é o Alberto, fotógrafo. Uma espécie de "tapete" de madeira clara foi feito no piso, e sobre ele um clássico do design italiano: a cadeira mezzadro, do mestre Acchile Castiglioni. Minimalismo + clássicos everywhere.

 Esse aí é o quarto do Francesco+Mafalda. Gostei muito do mapa adesivado atrás da cama (...incluindo a cor, combinando com os travesseiros!). No guarda-corpo, as "algas" desenhadas por Ronan and Erwan Bouroulle, para a Vitra.

Francesco apresenta o deck externo do seu quarto, que tem uma vista sensacional. Reparem que a esquadria pintada em amarelo + vermelho cria uma moldura para a paisagem histórica. Ao fundo, a Loop chair de Willy Guhl.

Francesco prepara o almoço na cozinha branca e vermelha. Reparem na cor do piso! O espaço neutro permite acessórios coloridos, incluindo brinquedos. A luminária em detalhe é a Pipe lamp by Herzog + de Meuron. 

 A sala do Alberto é divida do quarto por uma divisória em aço. Clássicos em todas as partes: Eames rocker vermelha e estante de Jasper Morrison. Dentro da estante, outro clássico italiano: o rádio brionvega, em forma de cubo.

Um dos espaços de refeição tem cadeiras brancas desenhadas por Joe Colombo, para a Vitra. Pendente vermelho sobre a mesa. O amarelo dos limões sicilianos completam a composição. Cores primárias, madeira e branco...

Almoço em família... Alberto serve a pasta! Vinho, pão, presunto de Parma e cadeiras EAMES vermelhas! ...Sensacional! Delícias italianas + Design!
...Mamma mia! É assim que gostaria de morar aqui na Itália!

...E depois desse almoço italianíssimo, só mesmo uma dose Limoncello e um cafezinho para fechar, apreciando esta vista, é claro! ...É ou não é demais?

(+ fonte fotos | Gunnar Knechtel para o Dwell)

4 comentários:

  1. Felipe, este apartamento resume a idéia que faço de Milão, transpira design por todos os poros.
    Amei a escada e o adesivo na cabeceira da cama além do colorido, acho uma arte saber lidar com cores desta maneira.
    Faço votos que os ventos italianos o levem para um destino de sucesso, com muitas realizações, inclusive seu apartamento.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe
    Maravilhoso achado este teu.O pouco é muito,espaços em perfeita harmonia,tudo equilibrado,peças boas,estilosas e claro de design.Realmente espaços absolutamente limpos, adoro todo este branco,mas saber combinar não é assim tão fácil.Bravo para eles."Diz aonde tu moras e eu direi quem tu es",tá ai,gente com estilo,que vive emergidos de arte,design e bom gosto,adorei.Tomara que os ventos te segure por ai,assim eu vou vendo a Italia pelos seus olhos!
    Lindo dia,bjkas

    ResponderExcluir
  3. Felipe, querido, vim pela Patricia e adorei tudo por aqui!! Venho mais vezes visitar vc e aprender muitas coisas!!!
    Beijos! Bela
    Chá de Baunilha

    ResponderExcluir
  4. Aí é um mar de inspirações, heim?!? rss... incrível! Adorei a moldura para a paisagem! Tudo pensado, caprichado, com sutilezas que trazem uma elegância ao ambiente... Qualidade de vida 1000! beijo grande

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...