28.3.11

Medalhas de OURO!

Detalhe das cúpulas douradas da Camper da Via Montenapoleone, Milão.
Dourado+vermelho+branco - combinação interessante.

Ele foi esquecido no fim dos 90's, perdendo para o cromado e para o aço escovado, mas desde o fim da última década vem ganhando espaço (...generoso!) em ambientes internos de forma cênica. Nos ambientes comerciais-hoteleiros tem marcado presença forte! E confesso gostar bastante... Nos ambientes residenciais, vem devagar (...mas vem!), e aconselho cuidado! Um detalhe ou outro "va benissimo"! Però, transformar a sala de casa em um palácio dourado não é legal. Como em qualquer projeto, seu uso requer atenção e principalmente equilíbro. Mas não tenha medo, nem preconceito... O dourado está aí de volta. Confiram comigo, projetos que merecem "medalha de ouro", e no fim deixo uma sugestão de objetos para a casa. Mais uma vez: Inspirem-se!

Gosto MUITO deste restaurante em Berlin. O projeto é a dupla Ronan & Erwan Bouroullec. Reparem na base neutra branca, madeira clara + concreto aparente. Contrastando, a cênica cortina dourada. Não ficou genial?

Detalhe da iluminação pontual no balcão, com luminária de madeira apoiada em pilares. A cozinha industrial é toda em aço escovado e ao fundo, a cortina dourada. Cadeiras brancas, quase que invisíveis no espaço.

...De Berlin para Nova York! Loja do Designer Derek Lam, projeto de Sanaa. Dentro da loja, espaços curvos de vidro, com cortinas douradas, exibem manequins. As cápsulas de vidro podem ficar fechadas ou totalmente abertas. Fantástico!

Acima, os corredores do hotel Puerta America em Madri, projeto Plasma Studio. A estrutura metálica ganha iluminação amarela e transforma o corredor-escultura em uma jóia bruta de ouro. Mais cênico que isso, impossível! Concordam?

World Bar, projeto de Arthur Casas, em Nova York - absolutamente dourado. Destaco esse belíssimo forro em madeira e o uso cuidadoso do bege em estofados, mármores e cortinas, que com a iluminação quente, tornaram-se dourados. 

 ...Detalhe belíssimo na vitrine da Gucci Kids da Montenapoleone aqui em Milano: ursos dourados! ...Achei muito interessante. Brinquedos de luxo para criancas de luxo.

Vimos aqui, interiores altamente cênicos. Como disse, devemos tomar cuidado ao levar tudo isso para os interiores residenciais. Vale a pena investir em uma peça legal (...ou duas), de forma mais discreta, e sempre elegante. Excesso nunca é legal. Aposte numa luminária bacana na mesa ao lado do sofá, em um pendente contemporâneo sobre a mesa de jantar, numa peça diferente sobre a mesa de centro... Não tenha dúvidas de que ficará muito bom! Confiram abaixo minhas sugestões..


Mesa Brasilia(1), Irmãos Campana, para a italiana Edra. Fruteira dourada, em forma de banana(2), da Areaware. Bowls dourados da Alessi(3) vão bem tanto na mesa de refeição, como vazios na mesa de centro sobre livros. Pendente dourado, design de Alvar Aalto(4), Artek. Miniaturas douradas da cadeira Panton(5), em comemoração aos 50 anos da cadeira, Vitra. Luminária Cindy(6), Kartell. A "gun lamp"(7) de Phillip Starck, para a Flos - uma das minhas preferidas. Fechando com o desenho tradicional, porém limpíssimo, da luminária Twiggy(8), da Foscarini. Bella!

Um comentário:

  1. Felipe, acredito que podemos usar uma ou outra peça de impacto, principalmente quando a decoração tem base neutra, sem muitas cores.
    Uma cúpula dourada como essas que você mostrou sobre uma mesa com aquelas cadeiras do restaurante de Berlin encheria meus olhos.
    Você realmente se aprofunda, lindo post.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...