21.3.11

Arquitetura residencial Milanesa 2

...Un po' di tutto: edifício residencial em Bovisa, Milano.

Vamos lá... Por onde começar?! Sei que posso ser mal interpretado (...ainda mais com o google translator!) escrevendo isso, mas se você é brasileiro, certamente já ouviu a expressão popular "samba do crioulo doido". Pois bem, é como eu chamo mentalmente este edifício residencial na zona de Bovisa, próximo ao Politecnico di Milano. A estética está longe de ser a minha preferida, porém, eu tiro o chapéu para o meu amigo de profissão autor do projeto, principalmente pela coragem de reunir em um mesmo edifício tantas referências. E no fim até que o resultado me agradou! Não sei dizer... Mas eu vejo Itália aí! Talvez seja pelo uso do tijolo com o amarelo, com o verde das janelas, com a vegetação... Começamos da lateral, onde se localiza a entrada(1), marcada por paredes revestidas de tijolos aparentes em duas cores, formando listras horizontais. No eixo de entrada, o corpo da escada, toda envidraçada(2), recebeu um coroamento que mais parece um heliponto(!). Varandas circulares(4) surgem entre dois volumes. De um lado, telhado com três águas(3), do outro lado, telhado com duas águas(5). Acham que acabou? Confiram comigo!

No embasamento, uma brincadeira com tijolos aparentes, criam desenhos com sombra. No detalhe(6), a cúpula de vidro que ilumina o playground. Sobre o prédio, surge ainda um outro pavimento(7) com cobertura totalmente diferente das existentes.

Detalhe da caixa de escada marcada na fachada por um corpo de vidro. Notem que o coroamento é sustentado por mãos francesas. Na foto seguinte, o perfeito acabamento da parede listrada de tijolos com as sacadas próximas à caixa de vidro. E tem mais...

Detalhe da varanda circular com o toldo listrado reto. No embasamento lateral, um jardim de vasos! Mas notem que existe um ritmo no paisagismo: começa com um pinheiro, vem quatro vasos, depois outro pinheiro... E assim vai! ...Sem contar que os vasos são padronizados, inclusive nas varandas. Reparem!

Contexto geral: é ou não é um "sambão"? Não escrevo em um sentido crítico. Acho que conseguiram de fato, dentro de mil tipologias e referências, criar algo com uma linguagem tradicional porém bem interessante. Por isso tiro meu chapéu! 

...Gostaram? Fico devendo o autor para vocês... Ciao!

3 comentários:

  1. Just beautiful darling! Thank you very much for visiting my blog:)

    Kisses,
    Annabelle
    http://vivaluxury.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Felipe!
    Este edifício dá samba mesmo, a famosa mistura que deu certo, gostei!
    Abraços
    Tereza

    ResponderExcluir
  3. É estranho...mas também gostei!!!

    vaolivre.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...