...Olhando assim, parece mais um entre muitos!
Mais uma para a série "arquitetura residencial milanesa". Fugindo um pouco da arquitetura contemporânea, mostro este edifício super tradicional e discreto. Ele tinha tudo para passar despercebido pelos meus olhos. Aparentemente, é igual a muitos que vemos por aqui. Linguagem arquitetônica tradicional; materiais bem "milaneses"; embasamento bem marcado pela troca de material; sacadas; painéis com veneziana... Mas meus olhos (...sempre atentos!) pescaram dois detalhes bem interessantes (e discretos), que fizeram toda a diferença. Confiram!
O embasamento é paralelo às vias, porém o corpo do edifício se projeta para a calçada, triangularmente, criando esse efeito interessante. Um detalhe muito sutil (e para muitos, imperceptível), porém de uma beleza incrível.
Afastando, podemos ver melhor o efeito criado pelo deslocamento. Reparem na sombra triangular que acontece separando o embasamento do corpo do edifício.
A composição ficou muito mais leve (...e classuda!).
Reparem na troca de material nas janelas-balcão. Um detalhe fixo, revestido de mosaico de pastilhas de vidro, tem a simples função de embutir o painel de venezianas. E olhando de longe, parece um toldo listrado.
As coisas podem ser tão simples e belas... Concordam?
...Por isso sempre digo: olhos atentos por onde andam!
Muito fina sua percepção e muito aguçado o seu olhar, o embasamento acompanha a via pública, que provavelmente é irregular, o arquiteto resolveu corrigir esse pequeno desvio, gerando maior conforto interno e melhor acomodação do mobiliário. Mande mais edifícios e continue comentando, são uma verdadeira aula!
ResponderExcluir