18.3.11

...Ecco qui cosa pensavo!

 ...E você? Já reparou nos detalhes milaneses? Treine seus olhos.
(+ fonte fotos, Corriere della Sera)

Sabe quando você escuta uma frase que sempre quis dizer, mas não sabia como construir?! Há seis meses tento decifrar Milano, mas ainda não sabia como. Impossível decifrar esta cidade (no momento!) com uma ou apenas duas palavras, como "Big Apple" (New York), "Cidade Luz" (Paris), "Cidade Maravilhosa" (Rio de Janeiro) ou "Terra da Garoa" (São Paulo). "Fashion city", "Cidade da Moda"? Não! ...Filosofando um pouco sobre a cidade hoje na universidade, escutei uma frase, e rapidamente antes que ela fugisse da minha frente, a escrevi no meu caderno...

...Ecco qui cosa pensavo!
"...Milano è una città un po' schifosa, però riquissima di cose"! 
...Era isso que eu sempre quis escrever aqui e não sabia como!

Amigos italianos, por favor não me interpretem mal! ...Vocês vão me perguntar "Perchè schifosa?" e "Perchè riquissima di cose"? Ok, dentro do pouco - porém intenso - tempo em que vivo aqui, posso explicar... Para mim, "schifosa" num sentido urbano de ser um pouco estranha mesmo, caótica, chuvosa, cinza, marrom, bege, monótona volumetrica e ritmicamente... Quase monocromática! Fria.

Però... Riquissima di cose! Riquíssima de história(s), de arquitetura. A cidade transpira Design e Moda! É sério. Para os que gostam de design e moda, o lugar é aqui. Agora não espere que eles venham até você. Vá as ruas! Perca-se por aí! Surpreenda-se com as lojas e com objetos que encontrar pelo caminho. Visite as muitas galerias de arte que Milano oferece... Repare nos detalhes arquitetônicos dos prédios, nos carros e tram's, nas roupas que as pessoas vestem nas ruas. A "riqueza" de Milano está em pequenos detalhes. Basta boa vontade e sensibilidade para enxergar tudo isso.

O projeto de allestimento do metrô é de Franco Albino, e venceu o importante prêmio italiano Compasso D'Ouro em 1964. No detalhe, o designer gráfico Holandês (milanês de coração) Bob Noorda, responsável pela comunicação visual do metrô de Milano.

Detalhes da comunicação visual do metrô milanês. Destaque para o relógio, que eu simplesmente adoro. Bob é responsável também pela comunicação visual do metrô de Nova York e São Paulo (...minhas duas grandes paixões!).
...E aí, acham pouco?

É... Foi muito bom escutar essa frase! Aos poucos vou aprendendo a gostar cada vez mais desta cidade. Como disse, a riqueza está em seus detalhes...
Até eu ir embora daqui, defino Milano em 2 palavras. Aguardem!
E está fazendo o que ainda em casa? ...Já para a rua!

3 comentários:

  1. Hello Baci,

    I am so glad you had time to visit my blog! You have a new follower! You are very kind, thank you very much for your kind words!

    I will talk to you soon,
    Annabelle
    http://vivaluxury.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Felipe, você arrasou!
    Li que definem Milano como um "caldeirão italiano", cidade fascinante que mistura como ninguém a moda mais que requintada como Armani, Gucci, Prada, Fendi, Versace,uau!! com o caos urbano.
    É o encontro do progresso com o atraso, da riqueza com a pobreza, da tradição com o submundo da contracultura, provavelmente consequência da mistura de povos vindo do mundo todo,"gente che sa vivere".
    Acho que São Paulo e New York, cada uma à sua maneira, também podem ser definidas como um caldeirão de culturas.
    Percebo que você está extraindo o melhor desta cidade e seu vasto acervo cultural.
    Tenha um ótimo final de semana
    Abraços
    Tereza

    ResponderExcluir
  3. Olá Felipe
    Eu ainda não conheço Italia,está nos planos de viagem!Seria um pecado eu descreve-la,apesar de tudo que vejo e ouço .Só sei que é extremamente linda e inspiradora.Estou adorando viajar contigo!Sinto-me o mesmo todas as vezes que vou a Paris,moro a 230 km,surto,me perco na beleza da arquitetura,na inreverência dos passantes.
    Paris cheira deslumbre,elegancia,romantismo,arte mas acima de tudo uma simplicidade..Adoro!
    Adorei o post,lindo final de semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...