23.3.11

Furnitecture!

Caixa para dormir... Uma mistura de furniture+architecture.

Como sempre, retrato aqui no blog, idéias para apartamentos urbanos, com espaços cada vez menores. Esse projeto é do arquiteto americano Dan Hisel e apresenta uma solução bem interessante para um loft. Como ter privacidade na hora de dormir dentro de um espaço integrado? O arquiteto chamou o projeto de "furnitecture", uma mistura de furniture+architecture. A caixa não serve só para dormir, mas serve também como estante, armário e casa para os cachorros (sortudos!). Acho complicado adaptar a idéia para uma cidade muito quente como o Rio de Janeiro - a não ser que a caixa seja refrigerada! ...Do contrário, impossível dormir ali dentro. Confiram as fotos comigo!

Vista geral da sala do loft com a caixa acesa.

A caixa foi posicionada no meio do loft, configurando de um lado cozinha/living e do outro lado uma área mais íntima para ver TV + um pequeno home office. A "cara" do apartamento é bem americana - com prioridade total ao conforto. Mas confesso que não gosto tanto do mobiliário. Acho sério demais! Vontade de mudar tudo nessa imagem aí em cima... Mas gosto das instalações aparentes, das paredes brancas, do piso de madeira, dos janelões, do modelo do sofá... E claro, da caixa! Vamos continuar com as fotos, depois eu faço as minhas sugestões...

No detalhe, vemos a chapa de aço perfurada que reveste a caixa, servindo como base magnética para prender fotos, bilhetes e desenhos na área do home office. Três nichos retangulares fazem as vezes de estante, e na base: a casa dos cachorros! Genial!

...Olhem aí os sortudos! ...Cama fofa, iluminação indireta e porta de aço!
Eu não ia querer sair dessa mordomia!

A caixa por dentro! Reparem nos nichos da parede: podemos ver os montantes que servem de base para o fechamento da caixa com a tela metálica perfurada. Iluminação indireta e muita madeira para aquecer. Instalaria luminárias Tolomeo de parede ao lado das cabeceiras ao invés de iluminar esses nichos laterais. Melhor, não?!

...Notem lá no fundo a mesa de trabalho no office.
...Gostaram? Agora vamos às sugestões?

Quem me dera ter um loft com este espaço, ainda mais com essa caixa dentro! Como falei lá em cima, achei o mobiliário sério demais para o jeito de viver do espaço.  A escala cromática também é muito séria. Acho que loft não combina com mobiliário muito conservador. Tem horas em devemos saber dosar conforto+estética+humor. Detalhes cênicos também são sempre bem-vindos. Vale investir em uma luminária legal, em cadeiras, em uma boa poltrona... Não necessariamente gastando muito. Tem que achar o equilíbrio do seu bolso também! Sei que não é fácil. Inspirem-se!


No canto esquerdo ao lado da mesa de jantar, sai a poltrona cinza e a mesa com o abajur tradicional.  Aproveitaria a chaise longue, revestindo-a com uma capa branca(1). Ao lado dela entra a luminária com cúpula dourada e pés palito da Rooms(2), junto com a mesa Saarinen com tampo em madeira(3). Eu gosto da mesa de jantar de madeira, porém as cadeiras ali sumiram... Colocaria cinco cadeiras brancas, e apenas uma preta na cabeceira - modelo Hee Weeling(4), da Hay.  Sobre a mesa de jantar, bowl de madeira da Showroom Finland(5) e pendente dourado Louvre Light(6) da Established & Sons. O sofá fica, as almofadas e a manta saem! Ao lado dele, a cadeira de madeira vintage(7). Como mesa de centro, a mesa-bandeja preta da Hay(8). Atrás do sofá, virado para a mesa de jantar, entra o banco Bertoia(9), que pode apoiar livros e objetos. O quadro está perdido no paredão. Ou entra uma tela bem grande, ou não se pendura nada. Quadros grandes assim, apoiados no chão, combinam mais com o espaço. Vale deixar a bicicleta encostada também! ...Fechando com cactos e suculentas(10) na mesa ao lado da chaise e na mesa de centro. No fim mantive a chaise, a mesa e o sofá.

As cores ficaram mais definidas - Madeira/branco/preto/bege/dourado - contrapondo com a caixa de aço e cortinas brancas e roxas. Conseguiram enxergar a mudança? Espero que tenham gostado. Ciao!

3 comentários:

  1. Felipe,
    solução genial, concordo que a decoração está em desacordo com a proposta dos lofts, sempre mais descontraídos e estilosos.
    Talvez você já tenha visto, mas na dúvida, mando os dois links abaixo, super interessantes, sobre móveis escamoteáveis e um microscópico apartamento de um chinês.
    http://www.youtube.com/watch?v=Lg9qnWg9kak
    e
    http://www.youtube.com/watch?v=dAa6bOWB8qY
    Beijinhos
    Tereza

    ResponderExcluir
  2. Nossa adoro lofts mas realmente a idéia de ter a cama aberta para todo o ambiente nem sempre é boa, já morei em loft e tinha que arrumar a cama sempre senão toda a casa parecia bagunçadaheheh
    Nossa a solução dessa caixa é genial, dá a ilusão de mais conforto e privacidade. E concordo o estilo dessa decor estava muito tradicional, tem que dar uma arrojada mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Felipe
    Eu adoro um loft,isto de ambientes integrados adoro!Este é fantastico,em particular a ideia do nicho para o cão.Homem e cão socializando mas cada uma na sua,adorei!
    Falando do loft de Paris eu concordo plenamente com voce,adoro a composição de arranjos na parede.Já n gosto de ver mas quadros soltos.
    Tudo junto faz um bela composição.
    Verdade,o equilibrio também no bolso.
    Estou de mudança aparti do dia 15 de Abril,estou cheia de duvida em relação a mesa de jantar,adoro a de demolição com cadeiras brancas,mas meu equilibrio orçamentário ficaria melhor com uma mesa básica branca do ikea de 69 e de demolição de 199 o dúvida,rs
    Lindo sábado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...