7.3.11

Caixa mágica!

A "caixa mágica" fechada e aberta, com diferentes tipos de madeira.

Ando cada vez mais apaixonado por espaços microscópicos. Estava na livraria da Triennale di Milano folheando um livro chamado "piccoli spazi" quando encontrei este apartamento - Paixão à primeira vista! O projeto é do Centrala Designers, e localiza-se na Polônia. Para ganhar luz, todas as paredes do apartamento foram abaixo, restando apenas a área molhada do banheiro, que inteligentemente foi camuflada dentro de uma caixa de madeira multifuncional (foto acima), que abriga também a cozinha e um espaço de leitura. Cortinas motorizadas correm em trilhos sinuosos abrindo/fechando e mostrando/escondendo espaços - uma idéia genial! Foram escolhidos como base de projeto o branco e a madeira de demolição. Confiram as imagens!

Como em um passe de mágica, o quarto, o escritório e a estante somem com a chegada da cortina branca. É muito interessante a possibilidade de interação dos espaços. Tudo absolutamente branco com alguns móveis em madeira. 

No lado oposto, podemos ver a caixa de madeira multifuncional que abriga a cozinha, banheiro e um espaço de leitura. Notem no detalhe, a iluminação embutida nos trilhos que conferem um destaque ainda maior para as cortinas quando fecham os ambientes.


Detalhe da caixa de madeira feita de sucata. Reparem no reaproveitamento da janela e da porta branca. No detalhe, a seta mostra que essa estrutura é retrátil, transformando-se neste agradável espaço de leitura. Já se imaginaram aí descansando?

...Saindo do minimalismo Polonês, para o caos visual de Copacabana.
Rio de Janeiro - Brasil.

...Não sei por que, mas imediatamente transportei mentalmente este projeto para o Rio de Janeiro, em Copacabana, próximo à praia, e como de costume, comecei a fazer minhas sugestões e alterações. Copacabana é um bairro universal, tem de tudo, inclusive muitos micro-apartamentos como este - os chamados kitinetes. Gostei do clima descontraído de viver neste espaço. Combina muito com o jeito carioca! Pelo tamanho do apartamento, fica complicado instalar uma família. Portanto imagino que o morador (sortudo!) provavelmente seja um profissional solteiro, ou até mesmo um casal sem filhos, que adoram receber amigos. Vamos viajar um pouco? ...Confiram as minhas sugestões!

A mudança já começaria pelo piso: pedra portuguesa branca, com resina fosca. A pedra é um ícone no bairro. Casamento perfeito com a madeira de demolição. Ajuda ainda a disfarçar a sujeira que facilmente aparece quando o piso é branco.


...Adeus minimalismo! Pensem em um jeito bem carioca de morar, com muita cor, e tudo a mão! Sobre o piso de pedra portuguesa, começamos pela prancha de surf e-board da Osklen (1), que poderia fazer parte da decoração, recostada sobre o volume de madeira. Na sequência, o cabideiro em madeira e ferro hang it all, Eames (2), na entrada do apartamento. Gosto do sofá/cama de madeira original do projeto, porém colocaria almofadas (3) com diversas padronagens de azul escuro, incluindo os futons de chita (10) no chão, próximo, como opções de assento. Ao lado da sofá, entraria a poltrona da CB2 (8), em metal amarelo e assento cinza. Sobre o volume de madeira, na pontinha, porque não apoiar a tão discriminada planta nos interiores contemporâneos: uma Samambaia (4)! Com direito a bolsa de palha, pendurada, visível, pronta para ir à feira. O poster (5) é da Vintage Verity, e poderia estar recostado na estante atrás do sofá. Trocaria a mesa existente, baixa, por essa Saarinen com tampo de madeira (6),  deixando as 4 cadeiras Panton brancas. Sobre a mesa, vaso Reunion (7) com tangerinas e a clássica garrafa Stelton Presso Coffee, desenhada em 1977 por Erik Magnussen (9).

Com um cantinho assim em Copa, é só aproveitar o dia de sol na praia e ler o jornal vendo o Cristo Redentor da janela. Espero que tenham gostado!
Grande abraço!
(...desculpem o sumiço, mas mesmo morando em Milão, é carnaval!).

3 comentários:

  1. Felipe,
    Estou acompanhando o blog e adorando, parabéns pelas postagens!!
    Gosto muito desses espaços bem pequenos e esse foi paixão a primeira vista mesmo, ainda mais a versão Carioca!
    Abraços
    Isabella (Ex colega De Fournier de um bom tempo atrás...rs)

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei mais daquele apartamento que você disse que seria seu em Manhattan!
    Esse bando de madeira aí, sei não, deve dar cupim! (Olha o Méier enraizado aí! hahaha)
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Linda postagem, a caixa é super prática, como você salientou, para uma pessoa solteira ou no máximo um casal sem filhos, principalmente por ser fácil de organizar.
    Não ou assim, mas acho que as pessoas deveriam descomplicar.
    Abraços
    Tereza

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...