16.3.11

Balanço geral: 6 meses em Milão!

...Jogando na balança os 6 meses em Milão!
Balança analógica com design retrô, Salter.

Completo nesta semana, 6 meses de Milão. Seis meses MESMO, pois enquanto muitos amigos rodaram a Europa, foram ao Brasil e voltaram, eu fiquei por aqui e fiz pouquíssimas viagens. Posso dizer que tenho de fato, 6 meses de vida nesta cidade. Eu e essa mania de fazer "análises", balanços... E com um tempo considerável aqui, não posso deixar de fazer um post especial. Não sei se vocês terão paciência de ler tudo, mas tentem ao menos! Eu acho (ainda não é uma certeza absoluta) que hoje eu GOSTO da cidade. Aprendi a gostar, a entender, a respeitar. Fazia muitas comparações da cidade com outras, principalmente com São Paulo. Não dá para comparar: é diferente! O ritmo é outro, a cultura é outra. O supermercado fecha às 20h. Se você não conseguiu chegar a tempo, esqueça. Não vai ter o "Extra" da Avenida Brigadeiro Luis Antonio aberto 24 horas para você ir. Durma. Vai no dia seguinte...

Mesmo com 6 meses aqui, eu juro que ainda me espanto com a monumentalidade do Duomo. Acho aquilo fantástico! Estou sempre descobrindo um detalhe ou uma escultura que ainda não tinha visto. Acho que como arquiteto, é um privilégio poder estar perto dessas obras, e entender como tudo isso foi erguido, resistindo por séculos... Os leitores do blog sabem que eu adoro sair por aí a pé, sem rumo. Essas caminhadas me levam a lugares incríveis, e me rendem fotos ótimas. Não saio sem a câmera nunca! Levo até quando vou comprar um pão na esquina! Saio constantemente para fotografar e visitar lojas de design. A cidade tem uns recantos, uns becos, que são muito agradáveis. E não deixo o frio me intimidar. Vou assim mesmo!

Aprendi que não se deve chamar PASTA de "macarrão". Aliás, eu que não sabia cozinhar um ovo, estou fazendo molhos deliciosos! Confesso que sou viciado em focaccia e em sfilatini de azeitonas. Não existe igual! É MUITO bom... Por conta desse vício, ganhei alguns quilos consideráveis, que já podem ser notados na largura do meu rosto! Logo eu que sempre me cuidei, andava diariamente 10km, controlava a alimentação... Já entreguei na mão de Deus! O inverno está acabando... O frio já não é aquele que beirava o insuportável - mas ainda faz frio. Daqui a pouco é hora de aposentar os casacos e mostrar o corpo "moldado" nesse outono-inverno! Só para deixar registrado aqui, hoje comi focaccia simples e uma sfilitini bem pequena por volta das 15:30h.

Em 6 meses consegui 2 trabalhos - sem sucesso. Definitivamente tive a certeza de que nasci para a arquitetura. Não adianta mais fingir que posso ser garçom! No meu primeiro emprego tive que servir 200 mesas no restaurante de um grande hotel aqui em Milão. O suor escorria pela testa de tanta tensão! Trabalhei das 8h às 17h - sem break! Depois consegui um outro emprego, também de garçom, em um restaurante brasileiro. Na primeira noite de trabalho, consegui salvar da minha bandeja 7 copos! Mas 1 foi ao chão! ...Sabia que eu não ia durar muito tempo por lá! Agradeço a oportunidade. Saudades da comida da dona Georgina! ...E a caça ao emprego continua. Vai aparecer! Arquitetos milaneses: eu quero e preciso trabalhar!

Estudar no Politecnico também é muito bom. Confesso que achei as matérias do primeiro semestre um pouco "chatas". Mesmo assim tirei notas altas e fui muito elogiado pelos professores. Estou gostando mais desse segundo semestre pois tudo é bem diferente do que já estudei antes. Na disciplina de Packaging Design, vamos desenvolver uma linha de embalagens para alimentação de cães. Para mim que nunca tive cachorro e nunca projetei uma embalagem, está sendo bem divertido. Vale lembrar que aprendi a língua italiana na "marra". O meu curso é em italiano, e sempre tenho que apresentar trabalhos (com direito a microfone!) falando a língua. O curso está sendo interessante também para re-aprender a lidar com trabalhos de grupo. Graças a Deus, tive sorte. Nosso projeto ganhou 30 e lode! Nota máxima.

 No alto, o gramado do Politecnico no início do outono. Embaixo, apresentação de projeto. Paredão de professores, e você explicando - em italiano. É assim!

Para fechar... Ainda acho um pouco surreal sair da minha casa e andar por ruas de lojas como a Prada, Gucci, Valentino, Armani, entre outros. Outro dia saí de casa, e quando percebi, estava em frente à vitrine da Prada, vendo um sapato que custava 500 euros (o par!). Olhei para dentro da loja e estava LOTADO! Tomei um choque de realidade e lembrei que tinha saído de casa apenas para comprar um pão. Acabei gastando só 50 centavos ao invés de 500 euros! ...Tenho feito dos parques, o meu quintal de casa - e quero comprar uma bicicleta velha! Já acho normal ver Ferraris vermelhas esperando pelo sinal de trânsito abrir. Ah! Participei de um filme também! Confiram o link no fim do post e votem nele por favor! Esqueci de dizer que eu adoro virar em uma esquina e encontrar uma Kartell, com todos aqueles móveis fantásticos. Em 6 meses minha paixão pelos artigos da Alessi aumentaram mais! ...E as saudades da família, de casa, do Rio de Janeiro e de São Paulo então, nem se fala! A expectativa agora é pelo Salão do Móvel, em abril. Vou trocar as focaccias por design!

No alto, vitrine da Gucci kids. Conseguem imaginar crianças levadas brincando dentro dessas roupas? Eu, não! Embaixo, eu e a "minha árvore" no Parco Sempione.

Sigo aqui na vida milanesa... Já passei pelo fim do verão, pelo outono, pelo inverno... Que venha a primavera, e mais 1 ano e meio de estudos com muito design na veia! Com certeza, uma experiência única. Ciao a tutti!
Paro de falar de mim... Vamos ao Design!

+ link do filme "il proiezionista" | www.mymovies.it/alcinemaconilcappello

5 comentários:

  1. Viva a primavera!!! Vc vai amar, vai ver como tudo muda, parece até mágica. A cidade fica mais colorida, as pessoas mais alegres e os dias são longos e lindos!!!

    Ah, por falar em primavera, "sua árvore" foi ótimo. kkkk bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei ler sua história Felipe, com certeza sua experiência será unica e um grande diferencial em sua carreira!

    Boa sorte!
    saluti da Sicilia =)

    ResponderExcluir
  3. Cris(1) e Cris(2)! rs.
    Obrigado pela visita!

    Cris(1)|Eu tenho a minha árvora no Parco Sempione! É sério... Ninguém nunca reparou nela, mas é muito linda...

    Cris(2)|Muitíssimo obrigado pela visita! Moro com italianos, e um deles é siciliano... Vive falando das maravilhas do sul da Itália! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Felipe
    Acabei de ler sua história,já imagino o seu sucesso.Seja na Italia ou no Brasil será garantido.Porque sinto voce totalemte imergido na sua profissão,vivendo experiencias unicas,eu sei bem o que é o inverno Europeu e sobrevivendo.
    Tudo passa e voce colherá seus frutos e o mas importante não desista nunca,há de chegar o tempo das bonanças.Torço que voce consiga um trabalho que lhe der prazer.
    Sucesso para voce!

    ResponderExcluir
  5. Oi Felipe... estou aqui explorando as maravilhas deste blog... eu vou fazer a minha primeira viagem a Europa ano que vem, quero fazer com um amigo arquiteto para não passar vergonha ao chorar sozinha quando der de cara com o parque Guel em Barcelona, as estruturas monumentais de Calatrava, as casinhas nas encostas de Positano... adoro viajar e caminhar sem parar, durante o dia e durante a noite!!! Adoro os cheiros das cidades, como senti os cheiros quase "medievais" de ouro Preto em suas madrugadas. Vou aproveitar muito!!!
    A sua história é certamente uma grande inspiração e fico aqui de olho nas suas viagens de fim de semana... um grande abraço cidadão do mundo!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...