10.3.11

Arquitetura residencial Milanesa

Detalhe do guarda-corpo em vidro e a relação com o edifício vizinho.

Adoro sair por aí sem rumo, me embrenhando pelas ruas, sem saber onde vou sair. Sempre encontro coisas super interessantes nessas caminhadas. Na última que fiz, encontrei esse edifício residencial, próximo à Porta Venezia. Acho que é um dos edifícios residenciais mais "classudos" que já vi! ...E carrega a "italianità" em seus materiais: travertino, vidro e madeira. Haja travertino para revestir isso tudo! A foto acima mostra a relação dele com seu vizinho. Fica nítido as famosas "permanências". Bem marcante o contraste. A verdade é que o edifício é super elegante  na sua simplicidade e tem uns detalhezinhos que fazem com que ele seja mais interessante ainda. Fico devendo o autor do projeto... Confiram as fotos comigo!

A composição da fachada é bem formal, com janelas sequenciais. As varandas quebram um pouco a rigidez. Detalhe das janelas recuadas com veneziana externa em madeira. O plano inclinado em travertino faz toda a diferença na fachada, criando uma sombra.

Um detalhe muito sutil e interessante: a varanda é separada do corpo do edifício com um pequeno espaço. O vidro do guarda-corpo desce e "morde" a base em travertino.

No detalhe, a lateral da varanda. Notem que o guarda-corpo de vidro não encosta na parede. Detalhes que vão quebrando a rigidez da fachada ao mesmo tempo tirando o "peso" do travertino. Dentro da varanda, reparem no painel de madeira móvel.

Na foto de cima, o embasamento do prédio com a porta de correr da portaria e as portas laterais da garagem. Embaixo, o prédio no contexto urbano.
TRAM na porta de casa. Querem mais o quê?

(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

6 comentários:

  1. Nooooooooooossa! Mas esse bairro é lindo! Pra mim, mas do que o prédio em si, eles juntos, lado a lado, estão fazendo uma linda paisagem ;)bjs

    ResponderExcluir
  2. Lindo este edifício, e concordo com a Cris, estilos diferentes convivendo com tanta harmonia, simplesmente perfeito.
    Abraços
    Tereza

    ResponderExcluir
  3. Adorei! A proposta e os detalhes. Um projeto simples, clássico e contemporâneo. Beijos e continue postando. ;)

    ResponderExcluir
  4. http://www.astiarchitetti.it/viale_premuda27.html

    Encontrei o site do projeto. Não nos dá muitas informações, mas já é um princípio de busca.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado por compartilhar o projeto, Marilia! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...