18.4.11

Voltando à realidade...

A exposição Rio+Design em dois tempos: o projeto no papel + noite de abertura. No detalhe, a logo das olimpíadas de 2016 e o Duomo di Milano ao fundo.

Pessoal, nem sei nem por onde começar... Fiquei sumido por conta da semana do Salone del Mobile - como todos vocês devem saber, acontece aqui em Milão em abril. Não esperem de mim posts eternos sobre as marcas e seus lançamentos, pois com certeza todos os grandes sites de Design farão isso (...e muito bem!). Aqui no meu humilde blog, deixo apenas as minhas considerações sinceras e pessoais, deste que é o maior (...e melhor!) evento de Design do mundo. Vivendo em Milano e participando do evento, arrisco a dizer que o Salone está para Milano, assim como o carnaval está para o Rio de Janeiro, minha cidade. Durante um ano inteiro, designers das grande marcas italianas, trabalharam em seus "barracões" para apresentar em apenas uma semana um verdadeiro show de criatividade. Tendências foram lançadas e agora, durante o ano de 2011, veremos tudo que foi apresentado se espalhando pelo mundo todo...

Mapa ilustrativo da edição de Abril da revista Elle Decor Italia.
É assim... Milão jorrando design para o mundo todo!

Como os leitores do blog sabem, trabalhei na exposição Rio+Design, que fez parte do circuito Fuorisalone, ali, do lado do Duomo di Milano. Foi uma experiência incrível. Como brasileiro (...e carioca!), me orgulho muito da produção de alta qualidade apresentada pelos designers cariocas. É impressionante como a imagem do Brasil e do Rio de Janeiro é positiva aqui "fora". Gostei de ver os italianos e visitantes do mundo todo se interessando pelo Design brasileiro, fazendo perguntas, e ficando felizes com o que viam. Isso não tem preço! Estamos vivendo um momento muito feliz na produção nacional de Design, e o Rio, especialmente, vem ganhando um certo destaque com as olimpíadas de 2016. Aposto em grandes transformações na cidade para os próximos 5 anos... A exposição foi um sucesso! Conheci pessoas interessantíssimas: brasileiros e italianos, excelentes profissionais - todos apaixonados por seus trabalhos! ...Foi uma semana ímpar em Milão. Agradeço a todos por esta oportunidade.

 Acima, um detalhe da interatividade da mostra, com a poltrona "Chifruda", de Sérgio Rodrigues. Em seguida, registro do último dia da exposição. Começando por Marisa Manfredini, Basilio Catrini, Dulce Angela Procópio, Renato Regazzi e eu, Felipe Bastos.

Fiquei muito impressionado com o Salone e sua monumentalidade. Vi muita coisa interessante. Seu olho não sabe nem para onde mirar, tamanha a quantidade de informação! ...Foi o ano onde a Alessi, se "arriscou" no Design de móveis, apresentando a belíssima cadeira Piana, desenhada pelo arquiteto David Chipperfield - meu feeling de design diz que ela será um clássico. A italiana Kartell abusou da cenografia para apresentar suas novas "estrelas" e reforçar que além de ótimo design, ela produz também ÍCONES. Ela não é pretensiosa, só afirma o que faz - e é verdade. Grandes painéis luminosos em neon e lâmpadas sequenciais, anunciavam os produtos como verdadeiros astros de sucesso. A Moroso apresentou suas "estrelas" em um stand todo em concreto/amarelo, com muita assimetria e mistura de estampas e materiais (...posto mais para frente!). A Edra apostou em confortáveis sofás de couro e armários em madeira. E a Vitra, como sempre, perfeita, mostrou ambientes extremamente convidativos, misturando tradição com um desenho limpíssimo (...tendências!). Um show de bom gosto! ...Confiram!

Lançamento da Alessi: cadeira com desenho de David Chipperfield.
Desenho limpo! As cores são sensacionais. Sucesso garantido!

Acima, stand da Kartell, com seus letreiros em neon, apresentando suas novas "estrelas". Abaixo, um detalhe do stand da Moroso. Composição sobre uma mesa da nova coleção, com jacaré de louça e vasos de planta.
Simples, original e genial!

Sala de estar da Vitra. Reparem em cada detalhe. Nada está ali por acaso. A paleta cromática é sensacional. Sofá e poltronas em tons de cinza, tapete vermelho e mistura de estampas nas almofadas. Na mesa de centro, um mix de objetos muito interessante - encontro do tradicional com o contemporâneo. Colírio para os olhos!

Caminhar por esse prédio projetado pelo Fuksas é uma verdadeira aula de arquitetura contemporânea. Não sei o que é mais perfeito: o prédio ou tudo que estava exposto dentro dele. Fechamos a Design Week com essa lua cheia, surgindo atrás do Duomo! ...É, tem coisas que só mesmo o maior Designer do universo pode criar... Grazie!

3 comentários:

  1. OLá Felipe
    Imagino como foi prazeroso para vc esta semana.
    Adorei ver atravez dos teus olhos toda esta novidade ai de Milão,mas a Sala de estar da Vitra é mesmo um colirio para os olhos,a paleta cromática é mesmo sensacional,um conforto para os olhos,adorei o mix de objetos na mesa de centro, muito interessante mesmo - encontro do tradicional com o contemporâneo,perfeito,amo!
    Inspirou-me bastante,linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Felipe!
    Você tem razão, todos os sites de design do mundo estarão mostrando o que viram de melhor no Salone, mas, concordo com a Patrícia, é muito mais inspirador ver através dos "seus" olhos.
    Aquela mesa com plantas e o jacaré de louça me encantaram.
    Uma ótima semana prá você.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  3. Oi Felipe,
    Após o nosso jantar de despedida em Milão com todo o pessoal da rio+design, a volta ao Rio e depois do feriadão, consegui entrar e conhecer com calma o seu blog. Gostei muito! Você ganhou mais um seguidor. ;) Parabéns!
    Grande abraço,
    Daniel Pan

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...