7.4.11

Mestre Achille Castiglioni

 Grandes mestres do Design, no Politecnico di Milano...

Semana passada, nosso professor escreveu no quadro 12 nomes de designers e artistas plásticos. Depois perguntou quem conhecia o trabalho deles. Pouquíssimos levantaram a mão com firmeza. Confesso que a fundo, não conhecia nenhum, pois a minha memória é muito visual. Às vezes posso não reconhecer um artista pelo nome, porém ao ver sua obra, logo me vem aquele estalo na mente: conheço! ...Sou arquiteto por formação, mas designer por paixão. Estudei Wright, Mies, Le Corbusier, Lucio Costa, Reidy, Artigas... Não tive a felicidade de ter uma aula sobre uma cadeira clássica, ou sobre a obra de um mestre do design italiano na universidade... Ok, não adianta me desculpar! Não conhecia, e assumo aqui perante ao mundo! ...Mas nunca é tarde para aprender, se aprofundar, e buscar além do que é mostrado dentro da sala de aula. E com o maior prazer, passo a informação para vocês.


Vale registrar aqui que estou cada vez mais apaixonado pelo design italiano. É muito bom ver como eles sempre pensaram à frente. Um pensamento sempre inteligente, limpo, marcante, com qualidade. No saguão do Politecnico di Milano, na Facoltà do Design, banners exibem nomes e rostos dos mestres do design. O espaço é pequeno e disputado, sinal de que, para estar com rosto ali, algo de MUITO signitificativo fizeram ou ainda fazem para o mundo do design. O primeiro rosto à esquerda é de Achille Castiglioni. Não vou descrever nenhum tipo de biografia (...entrem no site dele ou joguem no google!). Gostaria de mostrar, aos poucos, alguns dos seus trabalhos geniais. Começamos por este aqui, uma instalação chamada "Colori e forme nella casa d'oggi" (Cores e formas na casa de hoje), feita em 1957 aqui perto de Milano, na cidade de Como.


A instalação era pequena, porém de grandíssimo impacto. Lembrem-se: foi feita em 1957! ...Era uma sala, meio escritório, e mostrava o jeito "novo" de morar. Não vale olhar e dizer "feio". Temos lá nossas preferências estéticas, mas vamos entender o que ele pensou ao organizar este espaço, naquela época. Fica nítido a mistura de linguagens. Na parede ao fundo, um quadro antigo(1), descentralizado, divide espaço com desenhos geométricos(2) formando uma espécie de "faixa" atrás da mesa. Deste ambiente pequeno, saíram grandes objetos marcantes do (...excelente!) design italiano do século XX - que foram desenhados especialmente para a mostra. Dentre eles, a poltrona Cubo(3), a cadeira Mezzadro(4) e a estante de livros tensionada, presa à parede por apenas 1 ponto(5).


Se pararmos para pensar, Achille Castiglioni fez em 1957 o que vemos hoje. Nossos ambientes são assim, informais, "bagunçados", coloridos, confortáveis, cheio de misturas. Os objetos foram dispostos sobre a mesa do ambiente de maneira aleatória, mostrando que o espaço é usado. Não tem gaveta, armário... Tudo está à mostra. Outra questão interessante é a reutilização de objetos do dia a dia para a produção de peças, como a clássica cadeira Mezzadro. Confiram ela aqui!

 Clássico é clássico - Não se discute! Quer desenho mais atual do que esse? A banqueta Mezzadro pode ser considerada a primeira cadeira de "1 perna só". Uma cadeira feita de 3 elementos: assento plástico, base metálica com madeira.

2 comentários:

  1. olá Felipe
    Confesso que não conheço nenhum.
    Sou administradora de formação,mas decor é minha paixão,adorei a aula,linda sexta!

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo post, Felipe irei sim , chego em milão dia 12 a tarde , me passe o local e horário onde vc estará.
    abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...