21.2.11

Design infantil!

Eu e minhas mesas, fazendo arte! Rio de Janeiro, Brasil.

Como o tempo passa rápido! Estava passeando por uns sites quando encontrei vários mobiliários infantis super interessantes. Na mesma hora essas fotos acima vieram à minha cabeça. Eu sempre soube que seria arquiteto - sempre! Sempre gostei de ter a minha mesa, cheia de lápis, milhões de canetas, papéis, réguas... Desde pequeno desenho e me interesso por arte. Até que aos 11 anos de idade comecei a desenhar somente casas e interiores. Ali tive a certeza de que seria arquiteto. Bom, chega de nostalgia... Vamos deixar os anos 80 lá atrás. Fiquei envolvido com esses móveis para crianças e resolvi fazer um post sobre o assunto. Fico imaginando se eu tivesse algo desse tipo quando pequeno!! Que felicidade!! Inspirem-se e façam seus filhos felizes com esses móveis e interiores!


Se nós que somos adultos já ficamos loucos com essas coisas, imaginem as crianças! Esse mobiliário acima faz parte de uma coleção de stools da alemã Collect Furniture. São 3 tamanhos de móveis: esse banquinho com a "mesa" e a mesa maior para adultos. Tudo com um desenho limpíssimo. O melhor de tudo é que você não perde o móvel quando a criança cresce. Esses bancos têm muita utilidade dentro de casa. Uma ótima desculpa para comprar para seus filhos agora, hein?

Disponível em 3 acabamentos de madeira. No detalhe o nicho para guardar papel e lápis de cor. Está aí a prova de que móvel infantil não precisa ser todo azul ou rosa, ou repleto de desenhos de super-heróis e princesas.
A brincadeira pode ser neutra e muito divertida.

Na primeira foto temos a noção das 3 escalas do móvel: um estudo de ergonomia perfeito! O que eu acho mais interessante é que é um tipo de mobiliário que une toda a família. A criança se identifica com o banco na sua escala.

E como eu disse, é multifuncional. Um banquinho nunca será uma peça perdida em casa. Pode ser empilhado, virando estante, ou servindo de apoio para objetos, TV, videogame... Além de ser muito agradável aos olhos!

Outra idéia ótima da Collect é essa mesa com tampo de quadro negro para escrever com giz. Depois é só apagar e desenhar de novo. E reparem como a cadeira em madeira e tiras de tecido é bonita! Eu não ia levantar daí nunca...


Um outro modelo de mesa também muito interessante é a "growing table" da Pureposition. Reparem nos pés desta mesa. Ele é feito de pequenas partes móveis que fazem a mesa crescer! Trata-se de uma mesa que pode ser usada por uma criança bem pequena, até mesmo por um adolescente. Conforme a criança vai crescendo, adiciona-se mais peças aos pés da mesa, aumentando sua altura. A mesma coisa acontece com o gaveteiro e com a banqueta. Além disso, o móvel tem uma série de encaixes para acessórios, que podem ser removidos e girados. Uma ótima idéia, não?

Reparem nos encaixes da mesa e da banqueta da growing chair. Além dessa praticidade, ela é super elegante. Pés em madeira natural e tampo e acessórios em branco não brigam com o colorido dos objetos.

No detalhe, o berço e a "entrada" do segundo quarto com porta de correr.
Lá em cima a janela onde fica a cama deste pequeno francês sortudo!

Dos móveis, pulamos agora para os interiores, para mostrar esse quarto fantástico. O projeto é do escritório H20 Architects. Como reunir irmãos, de diferentes idades em um mesmo quarto, sendo um deles ainda bebê? Os arquitetos projetaram uma micro-arquitetura que separa a área do berço da área do barulho e da bagunça. Muitos nichos para guardar e expor brinquedos, e uma cama  nas "nuvens". Qual é a criança que não gosta disso? E é claro que depois que o bebê crescer, ele vai se mudar aí para dentro também, para fazer bagunça com o irmão. A estante com livros já sugere que o espaço vire uma área de estudos posteriormente. Confiram as imagens.

Olhem a felicidade desse menino! Reparem como é legal essa micro-arquitetura: escadas, nichos, mesas... A cama fica ali no alto e para chegar nela é preciso escalar a escadinha. Gosto muito da neutralidade do ambiente. Tudo branco, piso de madeira e um azul bem claro, quase que imperceptível. Diversão garantida!

 
Decidi agora, no fim do post, que vou ser legal com os leitores que visitam meu blog e gostam dos quartos infantis temáticos. Achei um que é MUITO bonito, assinado pela designer Kate Dixon. Gosto principalmente da mistura de cores. Reparem que as paredes do quarto são verdes, bem claro. Em oposição entram a madeira escura de demolição, o ferro da base da cama e os tecidos listrados. A roda gigante faz a alegria do morador do espaço, armazenando seus brinquedos. Uma combinação interessante e muito original. E aí? Espaços neutros ou temáticos?

E esse aí, sou eu hoje: arquiteto, 30 anos de idade...
Desde pequeno com a mesa sempre cheia de canetas e papéis!

5 comentários:

  1. Esses quartos me lembram as fotos de quartos para crianças daquelas revistas tipo Casa Cláudia que você tinha... viajava naqueles espaços.
    Coisa de novela!

    ResponderExcluir
  2. Felipe, viajei no seu blog, muito bom. Adorava ficar no seu quarto, lembra? Nunca tive dúvidas que você seria um arquiteto, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. irado Felipe, tudo, adorei tudo, e o seu bolg é fóda, ou sera que é VC quem é fóda!!!! Um beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Tintas, Lapis e canetas várias sobre a mesa é realmente uma evidência escancarada do que se pretende ser um dia. Tenho ainda estojos de tinta a oleo e pasteis de quando tinha 15 anos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...