20.2.11

Meus 40m² em New York City!

East Village, New York City.

Achei esse projeto nas minhas andanças virtuais e desde então não consigo parar de me imaginar circulando por ele ou dormindo nesta cama aí no alto. Quem me conhece sabe que eu tenho uma verdadeira paixão por Nova York. Além disso curto espaços assim, super compactos (...morava em 25m² em São Paulo!). O projeto é do escritório novaiorquino Jordan Parnass Digital Architecture, com sede no Brooklyn. Por conta do espaço reduzido, a solução encontrada foi agrupar cozinha, banheiro e quarto em um grande bloco revestido de madeira, em uma composição de cheios e vazios com equilíbrio extremo. O resultado é absurdamente convidativo. Vejam!

Uma sacada genial foi transformar a escada de acesso ao quarto em cômoda, com gavetas para guardar roupas. Uso racional do espaço. Quando as gavetas são fechadas, apenas a ponta do puxador metálico fica à mostra na escada.

Vista da cozinha pelo corredor. Ao fundo a porta de acesso. A madeira do corredor entra na cozinha revestindo os armários. Um trabalho de marcenaria primoroso. Notem a diferenciação de piso só na área da cozinha, assim como o revestimento pastilhado na parede da pia e fogão. Já estão se imaginando aí cozinhando?

Mais um panorama da micro cozinha. Sábio Mies Van der Rohe: Menos é Mais! Madeira, aço, pastilha e basta. Gostei bastante da iluminação embutida no armário de madeira que confere um destaque ainda maior à textura da pastilha.

Cabeceira da cama em madeira. Eu seria até mais radical neste ambiente. Tiraria todos esses livros e objetos que aparecem aí na foto. Apoiaria apenas um ou dois quadros no lugar do vaso (ou nada!), e na mesa lateral, a minha luminária Tolomeo!

Reparem que na primeira foto tem um espelho entre as duas janelas refletindo a cama. A sala transpira conforto com o sofá-chaise, que ainda delimita o espaço. A área de trabalho é integrada ao ambiente. Na segunda foto, a visão da cama, e a grande parede branca em laca na esquerda, que na verdade é um armário. Quero morar aí!

Mas para chamar de meu, teria que mudar algumas peças do mobiliário. A paleta de cores do projeto, neutra, permite uma infidade de combinações de móveis e objetos. Na sequência, posto aqui a minha seleção; o que gosto e acho que combina com jeito novaiorquino desse espaço. Espero que gostem!

Na área de trabalho, eu teria a Flow Chair, da Mdf Italia, branca, com pés em madeira. A versão com o pé branco em forma de tulipa também ficaria interessante. Conseguem visualizar a troca?

Na cozinha ou na área de trabalho, eu teria o calendário permanente de parede do Enzo Mari, Danese Milano. Helveticas sempre presentes! Ainda um sonho de consumo, que qualquer dia desses vou realizar.

Um clássico do mobiliário do seculo XX, a Eames LCW (lounge chair with legs) em padrão natural não poderia faltar, nem que fosse para apoiar aqueles livros que estão no chão na primeira imagem.

 Para quebrar a madeira e os tons neutros, trocaria a mesa de centro por esse modelo industrial de aço, da Blue Dot. O formato retangular é perfeito para encaixar em frente ao sofá. E não teria muita coisa em cima não!

Gosto muito dessa luminária de piso em madeira clara. Usei no projeto do hotel aqui no Politecnico. O modelo é da americana Sundayland.  Desenho limpíssimo. A peça criaria uma nova escala, quebrando um pouco o pé direito duplo da sala.

Senti falta de uma mesa no loft. Faria uma modificação na cozinha. Tiraria o armário da parte de baixo do lado oposto da pia, abaixando um pouco, transformando em uma bancada. E ali colocaria as duas Bertoias cromadas: minhas cadeiras preferidas.

No quarto, sobre a cabeceira da cama, entrariam esses toy-arts que são fantásticos. Vi recentemente em um blog e achei muito legal. 
São do Yumyum London. Geniais!

 Mesmo sabendo onde é a saída eu teria essa placa luminosa verde indicativa sobre a porta do apartamento. Essas coisas combinam com Nova York...

Para completar a minha felicidade, bem que esse loft poderia ser perto do KATZ's Deli, um dos restaurantes mais tradicionais de Nova York, que fica também no East Village. 
Só de lembrar já me dá água na boca. 

...Já dizia o velho samba: "Sonhar não custa nada... ou quase nada"! 

+informações Jordan Parnass Digital Architecture | www.jpda.net
+informações Katz's Deli | www.katzdeli.com

4 comentários:

  1. Adorei!!!!! Tanto o projeto original como as modificações sugeridas me agradaram muito.Moraria também neste loft principalmente sendo em NY.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. adorei o projeto e alteracoes!
    Bjs
    Tais

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo sonha ter um dia uma casa enorme mas quando vê um espaço super compacto o primeiro pensamento que tem é "ai se me apê fosse assim".
    Curioso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...