24.2.11

Milano IN-DUS-TRI-AL

O contraste do "albero rosso" com o cinza da linha férrea em Bovisa.

Bovisa é uma zona industrial histórica dentro da cidade de Milano. Pensem em uma área com muitos galpões industriais... É lá que estão instalados os maiores campus do Politecnico di Milano, onde funcionam todos os cursos de Design e Engenharias. Eu já postei aqui no blog um pouco do campus de Design, que apesar do caráter industrial, tem bastante cor. Mostro agora o campus de engenharia(s) - absolutamente cinza e metálico. A linguagem industrial foi incorporada nas novas edificações da universidade, que ainda aproveitou galpões aparentemente existentes. Arquitetura contemporânea: aço e vidro. As instalações são aparentes. Dutos, chapas perfuradas e grelhas metálicas fazem parte da paisagem... É um prato cheio para quem gosta de industrial architecture. Eu, particularmente, gosto muito. Vem, vamos dar uma volta...

Acima, uma grande estrutura metálica envolve um edifício. Chapas perfuradas funcionam como brise. Idéias totalmente adaptáveis à arquitetura residencial urbana. Abaixo a paisagem industrial do campus: aço, vidro e chapas perfuradas.

Perfis metálicos e fechamento da caixa de escada em vidro opaco. Até mesmo a área técnica acima do edifício foi fechada com vidro. No detalhe, uma tubulação aparente pintada de verde limão. Que tal trazer isso tudo para a arquitetura residencial?

Dois detalhes interessantes. No alto, a viga metálica cinza, marcada na fachada, faz a transição dos revestimentos. Na sequência, um volume se projeta para fora do edifício. Notem que existe um espaço que "solta" o volume da edificação.

"Gli alberi rossi" - As árvores vermelhas.

"Gli alberi rossi" é uma instalação feita pelo escritório milanês de iluminação Studio Ferrara Palladino. A instalação oferece uma solução funcional tanto de dia quanto de noite. De dia, funciona como "decoração" urbana (arredo urbano), como árvores estilizadas, marcando o percurso do pedestre e conferindo identidade visual. De noite, as lâmpadas de led com diferentes direcionamentos se acendem e o percurso é então iluminado. A forma dessas árvores urbanas são diversas, o que garante esse efeito visual interessante (...se todas fosse iguais seria muito chato!). E já imaginou ter uma dessas (tem que ser somente uma!) no jardim de casa? Acho ficaria interessante...

As árvores acesas à noite, valorizando o espaço.
Fotos de divulgação no site Luxemozione.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...