20.2.11

“Un buon giardino inizia a febbraio”...

 O muro da empresa GUNA, Cimiano - Milano. 
No detalhe, jardim do meu apartamento em São Paulo.

Andando por aqui, achei esse muro na estação Cimiano: uma estrutura metálica geométrica com nichos onde foram inseridos vasos de aço corten com vegetacão. Aqui na Europa dizem que um bom jardim começa em fevereiro, portanto deu vontade de fazer um post sobre o design nos jardins. Plantas são sempre bem-vindas em qualquer lugar da casa. Estamos vivendo em espaços cada vez menores, com paisagens cada vez mais urbanas e cinzas vistas de nossas janelas e varandas.  Não que eu não goste de paisagens urbanas! Vale abrir um parentese aqui para deixar registrado que sou um ser extremamente urbano! Mas é sempre bom trazer o verde para dentro de casa, de maneira inteligente, com estética agradável. Há pouco tempo postei aqui no blog o meu apartamento em São Paulo, que tinha no total 25 e uma paisagem cinza, típica paulistana (saudades). Quebrei o cinza da paisagem de maneira simples, com uma jardineira de concreto aparente (mais concreto!) e um deck de madeira. Optei por plantar uma única espécie e fechei com uma iluminação pontual. Morava no 13º pavimento e mesmo assim era visitado pelos mais bonitos (e estranhos) insetos que chegavam atraídos pelas plantas. Confiram as imagens que eu selecionei. Espero que sirvam de inspiração.


O verde pode entrar na sua casa através de um móvel. Não necessariamente precisa-se fazer um jardim convencional. Essas mesas são um ótimo exemplo. A primeira possui nichos circulares para encaixe de vasos comuns de cerâmica. Para não ficar chato vale misturar folhagens e diferentes alturas do mesmo tipo de vaso para obter uma unidade visual. O desenho limpo das mesas permite isso.

Nichos nas mesas com vasos brancos. Perfeitos na varanda ou dentro de casa mesmo. Os modelos fazem parte da coleção Oasis, e foram mostrados na feira de móveis de Stockholm, pela Effecct.

As vezes uma única peça basta. É o caso desses módulos em aço da De Castelli. Ficaria interessante também fazer o modelo em aço corten. Valorize uma espécie de planta, ou faça a repetição da mesma como na segunda foto com os buxinhos.

Fiz essas fotos na Bienal de Veneza em novembro passado. No detalhe, a Jupan passeando com um suporte para planta com vários rodízios. Reparem que o vaso na verdade é uma panela velha. Interessante!
 
Cactos são uma ótima opção para jardins urbanos, pois não precisam de muita água, além de serem esculturais e extremamente resistentes ao sol. Esses vasos de parede acima são da americana Walter. A coleção conta ainda com vasos de piso, suspensos por uma haste metálica (foto). Simples e elegante.


Você pode trazer o verde para dentro de casa também de forma bem-humorada. Falando em cactos e humor, acima a cênica "cactus chair" da designer mexicana Valentina Gonzalez. A partir da clássica cadeira francesa, ela chegou a esse resultado usando tecido verde com capitonê, muito semelhante à textura de cactos. Detalhe para os "espinhos", feitos de fibra natural - Genial. A cadeira foi apresentada no salão do móvel de Milão em 2010.

Originalidade na cactus chair...

Os "head vases" da Mudpuppy com certeza não passarão desapercebidos em cima de um móvel bonito da sua casa. O verde pode chegar em casa também através de objetos como esses. Reparem no furo do vaso para a saída da água no prato. Obra de arte!

 Uma boa idéia é atrair os pássaros para a janela! Um galho de madeira com desenho limpíssimo e uma casa de madeira foram presos em meio a vegetação. Acordar com o barulho de pássaros na sua janela no meio do caos de Nova York não tem preço. Concordam comigo?

A disputa será grande por essa pequena jóia em cerâmica pendurada na planta da varanda ou na árvore do quintal. Os modelos são do designer J Schatz que contam ainda com alimentadores como o da primeira foto e vasos de plantas suspensos como as birdhouses. Disponível em várias cores. Difícil escolher uma!

O sonho de qualquer arquiteto e designer é que este pássaro apareça na janela de casa algum dia!! O "mascote" do meu blog, o pássaro criado talentosa dupla Charles e Ray Eames, fica legal em qualquer lugar da casa e até mesmo na varanda. À venda na Vitra. Está no topo da minha lista de consumo!

 Eu cheguei a postar esta daybed aqui no blog lá no início, mas ela volta a aparecer neste post. A inspiração vem dos bancos de praça e jardim. Já imaginou ela no jardim ou na varanda com umas almofadas como esta aqui postada? Sossego garantido! Daybed da skitsch.it e almofada da Ferm Living.

 ...Para aquelas que amam jardim e design e não conseguem viver sem os dois, o jeito é levá-los juntos no pescoço com esse colar feito por Colleen Jordan.
Perfeito, uma verdadeira jóia.


Que estiver com um tempinho, vale a pena conferir o link no fim do post. "Adopt a piece of green from Milan" é um projeto que tem como finalidade preservar a vegetacão que nasce e cresce espontâneamente em Milão, através de semestes trazidas por pássaros - e que tem deixado a cidade mais verde. Dêem uma olhada no site deles pois é bem interessante. Termino o post com a segunda imagem acima: às vezes não precisamos gastar muito para obter um resultado agradável. Basta uma caneca bacana e suculentas! ...Cheap and chic.

+informações | www.adoptapieceofgreen.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...