4.2.11

Designers à caça!


É impressionante o poder de registro da nossa mente. Andando próximo ao Duomo aqui em Milano, vi uma loja com uma parede inteira forrada de tecido xadrez, exibindo várias cabeças de alces feitos de cardboard (como o da imagem acima). Já tinha visto esse alce em algum lugar, mas não lembrava onde. Alguns dias depois, vi novamente em outro lugar aqui, e meu cérebro começou a fazer uma série de conexões. Fui longe: lembrei da Casa Cor São Paulo 2008, do espaço do Roberto Migotto - um dos ambientes que mais gostei naquele ano. Dei uma pesquisada e encontrei uma série de interpretações diferentes da presença deste animal e seus chifres no mundo do design e interiores: uma verdadeira caça criativa dos designers! E engana-se quem pensa que a utilização desses elementos se restringe às montanhas: eles saíram das paredes das lareiras das casas de campo e estão invandindo os apartamentos das grandes cidades. Confiram!

Moose by Vlaemsch: o designer quis amenizar o drama relacionado a este objeto, com a matança do animal e posteriormente sua cabeça presa à parede, usando superfícies bem leves de madeira que se encaixam. Pendure na sua parede sem medo. Disponível em outras tonalidades de madeira e em cardboard.

O studio Dadada, da Lithuania, reinterpretou vários animais de caça em forma de fotografias de alta resolução impressas sobre superfície rígida para serem presas à parede. O resultado é bem interessante e perfeito para os espaços "urban-country" contemporâneos das grandes cidades.

My Deer stool by Jeroen Wesselink. Divertido, encontrado em diversas cores. Quando preso à parede, cumpre a função decorativa. Quando retirado da parede, vira um banco e seu suporte, um gancho para pendurar o casaco. Bem interessante. Assistam ao vídeo do produto no youtube aqui!

 Uma obra de arte feita de restos de madeira. Olhando de longe, a escultura "the hunter" do Godspeed, faz alusão às cabeças de alces de uma forma mais abstrata e cênica. Uma iluminação pontual valoriza bastante a peça.

Para os curtem a imagem "clássica", aqui vai uma idéia fácil, barata e boa para quem não quer furar a parede: stencil! O designer usou aqui uma cor forte sobre a parede branca, com um desenho bem limpo. A fotografia foi postada no Design Sponge.


 "Antlers" é o cabideiro desenhado por Alexandre Taylor para a Thorsten Van Elten. O objeto faz a perfeita transição da montanha para os espaços urbanos com os chifres de alce moldados em ferro com pintura. Disponível em 4 cores.

Arandela em forma de chifre, em cerâmica, do designer Jason Miller. O mais interessante no objeto é que a lâmpada faz a continuidade do chifre. A coleção inclui ainda um grande lustre e uma luminária de mesa sem base: o chifre fica apoiado sobre a mesa, usando o mesmo conceito da arandela.

...E das paredes, eles saltaram para móveis, utensílios. A caça segue!
A Cervo Chair, do italiano Antonio Pio Saracino é uma grande escultura de madeira curva que faz alusão a um chifre. Belíssima.

E quando você pensa que já inventaram tudo... Eu encontro isso! Desenhado pela japonesa Nendo, espelhos para tomandas que funcionam como suportes diversos para carregar de aparelho celulares a Ipods. No mínimo curioso!

Fecho com imagens da "Cabana", espaço do arquiteto Roberto Migotto, para a Casa Cor São Paulo 2008. Eu sabia que já tinha visto isso em algum lugar. A memória não falhou. Era um espaço todo em madeira, preto, branco e bege, ladeado por duas grandes paredes verdes, para onde o quarto e a sala se abriam.

2 comentários:

  1. Esse alce deve ser uma releitura daquele leão de juba real que tinha no apartamento da tia Nádia, na década de 80/90, hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe!Passando para :
    -retribuir sua visita
    -curtir seu blog, parabéns!Você escreve muito bem, tem bom gosto, olhar apurado!Faz um ótimo trabalho de pesquisa!
    -desejar sucesso para você!
    Confesso que apesar de interessante, de ter todo um lado cultural, eu sou meio avesso á se caçar animais, etc e tal.Sou a favor da vida.Sempre.
    Maaas, os substitutivos aqui apresentados são a prova que se pode usar a criatividade para trocar algo que não é bom (a caça) por coisas bacanas,bem sacadas....
    Eu postei uma vez, no meu blog, essa coisa de cabeça de alce, com um molde ,inclusive que peguei na net, para quem quisesse se aventurar à fazer o seu.
    De todas as peças apresentadas nesse seu post, a que mais gostei foi a "My Deer stool" , teria em casa feliz.
    Olha lá no meu blog o post.Não é tão bem escrito como o seu, mas cada um faz como sabe e pode né?
    Abraço e sucesso para você!!! :)
    Flavio

    http://home-boxer.blogspot.com/search/label/cabe%C3%A7a%20de%20alce%20fake

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...