30.1.11

Frammenti!

O centro de São Paulo + bairro da Bela Vista e Aclimação.
No detalhe, o edifício visto do mirante do Banespa.

Ando um pouco saudosista. Saudades do Brasil, do Rio, de São Paulo, da família e amigos... Mas como o blog é sobre design, posto fragmentos do apartamento que deixei para trás em São Paulo, no bairro da Aclimação, antes de vir para Milano. Muitos amigos frequentaram este espaço e o conheceram muito bem, porém novos amigos que visitam o blog não conhecem e eu faço questão de dividir as imagens. Para começar, eram apenas 25m²! Isso mesmo! ...E tinha sala, cozinha, 1 quarto, 1 banheiro, 1 micro escritório e 2 sacadas. A área de serviço era comunitária, no primeiro pavimento. Agendávamos a lavagem de roupa semanalmente. Prático e desconfortável - mas ter uma máquina de lavar dentro deste micro-espaço era um luxo que eu não podia ter. 

 No detalhe, a sacada da sala com o jardim que eu fiz. No primeiro plano, a Eames Dining Side Chair Wood. No fundo, jardineira em concreto aparente, deck de madeira ripada e moréias com iluminação.

O porta cd que eu trouxe de uma viagem (com muita black music americana!), em aço com regulagem: The Container Store. Abaixo, muitos brinquedos, miniaturas e livros nas prateleiras do escritório.

Poucos quadros presos diretamente nas paredes.
Trocava sempre a posição dos quadros e objetos: vantagem de não ter nada fixo nas paredes! Soluções que encontrei para morar bem em 25m²!

O apartamento era alugado, mas mesmo antes de entrar para morar troquei  todo o piso e repintei algumas paredes. Tudo branco e apenas uma parede cinza, na cor de concreto aparente. Por ser muito pequeno, eu fiz a opção de não ter sofá na sala: tinha apenas uma mesa com duas cadeiras e uma poltrona + 1 cadeira. Fiz questão de escolher cada detalhe, e colocar ali dentro somente o que eu gostava (e podia ter!). Todos os apartamentos do edifício eram iguais, o que determinava o perfil dos moradores: solteiros, casais e muitos jovens. Portanto: muitas festas, muitos jantares na casa de vizinhos, baladas e domingos de sol na piscina com churrasco. Quando descrevo o perfil deste prédio em São Paulo muitos se espantam ter uma relação assim com vizinhos, tão íntima... mas é verdade! E é verdade também que eu dei muitas festas neste apartamento colocando até 40 pessoas nos 25m²! Quem foi, não esquece... Bons tempos!

Helveticas... No canto direito, reprodução em tamanho real de uma placa do metrô de Nova York, feita por mim e aplicada à parede como adesivo. A Tolomeo ficava ao lado da poltrona sobre uma réplica de um banco de Alvar Aalto.

...Bertoias! Minha cadeira favorita: cromada com assento branco.
Sobre a mesa, coleção de cactos. Por ser muito pequeno, optei por uma mesa de
0.85 x 0.85cm com cadeiras diferentes.

Bertoia + Eames + poltrona vermelha + sacada com jardim.

6 comentários:

  1. Oi Felipe , que bom que vc gostou da postagem do hotel , espero ver sua conclusão postada , abraço e bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Saudades desse apartamento... e de andar até a Paulista pela Vergueiro e ponte da Beneficência...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom gosto !!!
    Você está de parabéns meu amigo querido !!!

    ResponderExcluir
  4. Feeee, que saudade viu, pelo amor de Deus !
    Voce tem q voltar , voce faz muita falta aqui...
    saudade saudade
    Clelia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...