30.1.11

Cheap and Chic!

Que Milano é uma cidade cara, todo mundo sabe. Mas entre as mega lojas caríssimas da Montenapoleone, de vez em quando, me deparo com umas vitrines e soluções de interiores extremamente originais e baratas - e de grande efeito visual. Muita coisa é cênica e não dá para adaptar ao universo doméstico. Outras porém, dependendo do contexto, até que dão. Acho interessante treinar os olhos pois "nem tudo que reluz é ouro". Deixo a seguir alguns exemplos que encontrei por aqui!

Twin Set Store, em frente ao Duomo di Milano.

Truque para esconder a TV de plasma... Nesta loja, eles encheram uma parede inteira com quadros de fotografias da coleção, e em meio a eles, colocaram uma moldura de quadro na TV, que está embutida na parede. O resultado é muito bom... Enquanto a imagem de todos os quadros estão estáticas, o "quadro" com a TV muda a todo tempo. O interessante na composição é misturar tamanhos e tipologias diferentes de molduras. Acho arriscado fazer em casa pois cansa, mas em um restaurante, por exemplo, fica bem interessante.

Restaurante Argentino próximo à Porta Romana.

Seguindo a temática dos quadros, uma outra solução interessante. Grupos de quadros com fotografias em preto e branco foram agrupadas dentro de molduras "barrocas" de gesso. Essa sim, acredito ser uma solução que funciona no ambiente doméstico, principalmente se as fotos forem da família. Reparem que não tem um critério para prender os quadros - é aleatório, respeitando, claro, um limite. A iluminação pontual completa.

Luminária na vitrine da Spotti, próximo à Porta Venezia.

Essa luminária é bem original e super barata, se pensarmos em seus materiais: lâmpadas, adaptadores e uma régua de extensão. O aglomerado de lâmpadas com voltagem bem fraca garante um efeito  bem interessante. Praticamente uma escultura feita de lâmpadas! No layout da vitrine, a luminária estava apoiada sobre uma mesa lateral Saarinen preta... Contraste grande entre a mesa que sabemos que é bem cara, com essa luminária barata. O segredo está na conexão das lâmpadas nos conectores.

Facoltà di Design, Politecnico di Milano.

Essa fotografia foi feita durante a exposição "Design No Stop" em novembro do ano passado. Camisetas com estampas criadas pelos alunos, foram expostas em um manequim de papelão craft, com um furo, presos a um tubo de ferro com lacres plásticos. Para quem trabalha em feiras e precisa expor roupas, pode ser uma boa e barata solução. Custo mínimo, visual interessante.

Loja de bolsas próxima a estação Cordusio.

Pronto: uma parede branca com pequenos "tocos" de madeira, feito de galhos, devidamente cortados e lixados! Achei a idéia bem original e visualmente de grande efeito. Reparem que nem todos os galhos têm bolsas penduradas - esse é o grande detalhe. Trabalharam aqui a repetição de um mesmo elemento, obtendo-se assim, plasticidade, ritmo e unidade. Uma solução bem em conta. A perfeição se dá pelo encontro perfeito do galho com a parede: não tem espaço!

Pallet chair, Studio Mama.

Fecho o post com a Pallet Chair da designer Nina Tolstrup, desenhada por ela no Studio Mama em Londres. A cadeira é feita de pallet - aquela estrutura de madeira feita para carregar coisas, que ninguém dá a mínima importância. Fiz questão de deixar o selo amarelo na foto pois o Studio Mama ensina o passo-a-passo para fazer essa cadeira! Mas tem que comprar esse segredo! Se os seus olhos forem muito bons, pegue pregos, martelo e pallets e comece a fazer suas cadeiras. Depois arremate com uma almofada legal no encosto e pronto: cheap and chic!

+informações Studio Mama | www.studiomama.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...