31.1.11

Passando a limpo!

 Estrutura de uma clássica bergère: "abas" abraçam a poltrona.

Estive fazendo uma pesquisa de mobiliário para o nosso projeto do hotel, no Politecnico di Milano. Só para dar uma noção do contexto, estamos revitalizando uma antiga fábrica de papel (em uma cidade que fica a 40 minutos de Milano) com um hotel diverso, que inclui 3 tipologias de containers que chamamos de: low cost, medium e luxury. Para as áreas em comum, como o espaço polifuncional, pensamos em resgatar a linguagem dos grandes hotéis, passando a limpo para 2011 tipologias de mobiliários marcantes usados em lobbies, fazendo uma ponte entre passado e presente, mas lógico, com um desenho extremamente contemporâneo. Nos veio à cabeça a bergère, essa poltrona que surgiu no período Luís XV, com espaldar reto ou curvo, não muito alto, porém com um prolongamento para os lados, na forma de "abas" ou "wings": conforto absoluto. E esse conforto também é traduzido hoje, por muitos designers, com um traço mais limpo, porém conservando suas características principais. Deixo a seguir exemplos que com certeza ao serem desenhadas, tiveram um pensamento inicial nas Bergères clássicas. Pegue um bom livro e sente-se!

O primeiro modelo que posto é da Autoban. Revestida de madeira por fora e couro por dentro. Reparem que os traços da bergere estão ali... Detalhe do pé posterior inclinado, que garante um desenho bem interessante para a peça.

Modelo mais "clássico", comportado, mas com um desenho atual. Produzida pela italiana Vibieffe, com encosto bem alto que garante conforto. Detalhe para os pés em madeira escura, posicionados na diagonal da poltrona.

Modelo desenhado pelo arquiteto brasileiro Marcelo Rosenbaum, para a Mannes. Desenho retrô que mistura ainda o capitonê numa referência ao chesterfield. O modelo pode ser encontrado ainda em sofá de 3 lugares ou como outra poltrona menor.

 Clássico dos anos 50, a Papa Bear Chair, tem desenho de Hans J. Wegner. Desenho vintage, com pés em madeira e abas grandes que envolvem quem está sentado. Quando foi desenhada, foi descrita como "the most comfortable chair ever made". Será? Mas que é belíssima, não tenho dúvidas.

Poltrona Valdemar da Normann Copenhagen. Desenhada pelos designers Martin Kechayas e Christian Norgaard, revestida com um tecido que lembra um feltro. Forma orgânica, desenho limpíssimo. Disponível cores frias, terrosas.

A Unique Lounger desenhada por Jaime Hayon, exibida pela BD Barcelona Design, no salão do móvel de Milano 2010. Disponível em várias cores. Eu prefiro essa aí em madeira e couro. Parece ser muito confortável. Encosto e abas como um único elemento. Madeira curvada, lembrando de longe, a Eames Lounge.

Fechando com outra poltrona de Jaime Hayon. Sem dúvidas, uma poltrona cênica, lúdica e muito original. As abas laterais foram unidas com um "teto" configurando essa carruagem, revestida internamente com acabamento em capitonê. A foto de divulgação da peça é sensacional. Confiram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...