5.11.13

Villa Savoye!


Vamos voltar há alguns meses atrás. Eu estava devendo este post! Acordamos no sábado de manhã com um sol intenso em Paris (...e Corentin tendo a primeira ressaca da sua vida, aos 29 anos de idade!). Começamos o dia com uma caminhada pela área próxima ao seu apartamento. Queria passar no Palais-Royal para registrar a obra do Buren - sensacional, diga-se de passagem. Sábado era o dia de visitar a Villa Savoye, de Le Corbusier. Eu podia deixar Paris sem ver a Torre Eiffel, mas eu tinha que visitar a Villa Savoye. E lá fomos nós! No caminho mil registros. Difícil achar um ângulo feio nesta cidade. Tudo é lindo, impecável. Paris transpira arte e beleza. Não é difícil fazer belos clicks pela cidade...

I love stripes!


A primeira foto do dia saiu assim: minha cabeça cortada! Como vocês podem ver, o Corentin realmente não estava muito bem naquela manhã. Pelo menos ele registrou a minha meia listrada! Eu sabia que íamos visitar a obra do Buren naquela manhã e intencionalmente coloquei meias listradas! :)


Eu me recuso a contar a história desta casa. Existem mil sites e livros que explicam em detalhes a história deste marco da Arquitetura Moderna. Prefiro comentar o que vi e senti. Já falei aqui no blog que visitas a obras famosas assim tem um 'peso'. Você sai do lugar diferente. Por mais que você leia livros e veja fotos - você precisa visitar o espaço. Não vou enganar vocês. Achei a casa um pouco 'abandonada' - uma sensação de decadência - o que não inibiu minha empolgação durante a visita. Muito boa a sensação de percorrer estes espaços que tanto estudei durante a universidade. Venham comigo!


Primeiros fragmentos de quando se entra na casa. Traço limpo, muita luz e integração com o jardim. Cores sóbrias: brancos, cinzas e preto. Destaque para a escada escultural. Equilíbrio extremo em todos os espaços.


Espaço! Diálogo entre interno e externo. Vidro e estrutura aparente.
Quadro vivo: adoro a esquadria ao fundo recortando e emoldurando as árvores.


O verde está dentro da casa em todos os cômodos. Nada mal encarar uma pia cheia de louça suja olhando para este jardim! Adoro as arandelas brancas - com o fundo cinza, elas ficam ainda mais bonitas. Gosto da mistura de materiais: tacos, cerâmica, pastilhas, cores... Um conjunto harmônico.


Só para vocês entenderem: eu estou no banheiro e o Corentin fez a foto do quarto. Entenderam? Não existe parede - apenas uma cortina. Que tal? Estamos falando do fim dos anos 20, início dos 30! Podemos seguir agora.

Testando o mobiliário!


Sim, testei todas as cadeiras da casa - aprovadas! 
Além de lindas, são super confortáveis!


Corentin aprovou a chaise! Fez até uma cara de contente.
Eu também aprovei apesar desse olhar penetrante que Deus me deu! hahaha.


I'm sexy and I know it.


Corentin sensualizando no gramado da Villa Savoye...


Para quem começou o dia cortando minha cabeça nas fotos, até que no fim da tarde Corentin estava fazendo boas fotos - Bravo! O melhor de tudo será rever essas fotos daqui há 50 anos, quando eu estiver bem velho. Vou lembrar com saudades desta tarde agradável quando visitei a Villa Savoye.


Registro de alguns detalhes do metrô de Paris: cadeiras nas cores da bandeira, corrimão vermelho e parede de pastilhas. Não vou mentir para vocês: o metrô é sujo! Agora posso confessar uma coisa para vocês? Adoro metrô metrô sujo! Com ratazana, melhor ainda! Por isso adoro New York!


Da Villa Savoye, passamos em casa para deixar alguns presentes que eu tinha comprado e seguimos para um picnic no Parc de La Villete. Faltava ainda comprar o pão! O picnic foi organizado por Federica, uma italiana, amiga do Corentin, que mora em Paris há muitos anos. 60% das pessoas que estavam presentes eram italianos - eu me senti em casa. A gente só não contava com uma imensa nuvem negra que veio se aproximando trazendo ventos muito fortes. Começamos a recolher tudo antes que a chuva caísse de vez. O picnic continuou no apartamento da Federica - uma espécie de Loft, no alto de um prédio, com uma vista linda. No caminho, achei o 'La Plage', um restaurante lindo com mesas na calçada e muitas lâmpadas coloridas. Simples e chic.

Last day in Paris.


Meu último dia em Paris foi ótimo e rendeu belas fotos de edifícios Art Nouveau. Finalmente conheci a Audrey, atriz, amiga francesa do Corentin. Fizemos um super brunch em um restaurante com interiores inspiradores (...foto acima!). Tenho muito a mostrar nos próximos posts.

Túnel do Tempo:

Eu, Fábio e Ricardo na Faculdade de Arquitetura em 2001.

Estudantes de Arquitetura do meu Brasil, podem usar minhas fotos da Villa Savoye, ok? Mas coloquem os créditos do Disegno à Milanesa, por favor. Vou ficar feliz em ajudar a ilustrar o trabalho de vocês! :)

Abraços Lecorbusianos!
(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

2 comentários:

  1. Mais uma vez viajei junto com você Felipe!!! Bom demais ver ao vivo obras que a gente estudou tão intensamente na universidade. Adoro suas viagens e estou praticamente me rendendo a morar fora por um tempo e viver o cotidiano de cidades incríveis que temos pelo mundo, um pouquinho de cada vez. Estou torcendo para que suas andanças em breve inclua Amsterdam, estou curiosa para saber suas impressões por aquela cidade pela qual me apaixonei! Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de tudo o que faz Buren, mesmo se essa obra foi e é bem polêmica! Visitei recentemente o interior do Palais Royal e o contraste é gritante e nos faz pensar.
    Mesmo se não curto muito Le Courbusier (suas idéias), reconheço que ele foi um marco na arquitetura moderna. Uma página muito importante que deve ser lida até hoje!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...