3.11.13

New York City parte 2!


[...sempre achei este helicóptero parecido com o meu pendente da Muuto!]
[A cor do símbolo do blog vem dos taxis de Nova York.]

Adoro passeios solitários. Não consigo ir a museu com gente que não para de falar. Gosto de observar tudo com calma, no meu tempo. E para analisar arte é preciso atenção, silêncio e concentração. Não tem como estar em New York e não passar pelo MoMA. O mais louco dessas visitas ao MoMA é que sempre acabo fotografando os mesmos quadros. Perdi as contas de quantas fotos já fiz dos quadros de Mondrian! E é sempre um prazer, depois de rodar todo o museu, sentar em uma das várias cadeiras Bertoia no jardim das esculturas. Não porque ela é a minha cadeira favorita - é que ela além de cadeira, é também uma escultura! Uma cadeira feita de apenas 2 materiais: ferro e ar. Depois do descanso, uma passagem na loja do MoMA é obrigatória - sempre uma tentação. Desta vez comprei apenas um guarda-chuva e um livro. A seleção de objetos é excepcional - dá vontade de levar tudo!

Inside Piet Mondrian


Vocês conseguem ver o movimento das pinceladas de Mondrian? Eu olho isso e viajo. Imagino o controle da mão passando o pincel para não esbarrar nas linhas pretas... No quê ele devia estar pensando nesse momento? Gosto de ver as rachaduras da pintura. Aí depois você dá um passo atrás e analisa o quadro como um todo. Falem sério, não é demais?!

Design, Design and Design.


De sacos de papel craft à clássicos do Design desenhados por Le Corbusier e outros. Adoro passar por este espaço: gosto das cores, da forma de expor, iluminação, composição... Tudo impecável. 

I love you, Bertoia!


...and I miss you.
Meu apartamento em São Paulo.


Não esqueço do dia em que comprei minha primeira cadeira Bertoia. Eu não consegui dormir - olhando para ela - juro! Ela ocupa o número 1 da minha lista de 'paixões'. Falem mal dela; que é desconfortável, que deixa 'marcas' no corpo... Eu não me importo. É linda, cumpre sua função de cadeira e ponto final! E o que eu amo em New York, é que as Bertoias estão em todas as partes: soltas, livres, para qualquer um sentar. Colírio para meus olhos...

Lord knows, dreams 
are hard to follow...


Não vou mentir: as igrejas italianas são as mais bonitas do mundo! Mesmo não sendo católico, gosto de entrar em igrejas. Gosto desse momento de conexão com Deus. Rezo sempre, onde vou. Agradeci por poder estar nesta cidade, por tudo que vem acontecendo na minha vida com uma velocidade incrível. E não tem como não se sensibilizar com esse altar da Saint Thomas Church - é uma verdadeira obra de arte! Quando entrei na Saint Peter's Church e fechei a porta, todo o barulho das ruas de NY ficou para trás. Um pianista estava ensaiando dentro da igreja - que paz eu senti! Não tinha mais ninguém dentro daquele espaço: somente eu, ele e o piano. Da igreja, segui para a capela. Adoro os interiores 'limpos', quase cenográficos.

I love NYC Cabs!


Minha inseparável Lamy amarela. Comprei esta lapiseira em NYC há 9 anos atrás perto do Central Park. Ela desenhou muito na faculdade no Rio de Janeiro, me acompanhou nos 3 anos em que vivi em São Paulo e por último escreveu muito em italiano aqui em Milão. Levo este objeto em todos os lugares que vou.


Gosto dessas 'linhas' amarelas que se formam nas ruas de NY.
Lembro do Boogie Woogie de Piet Mondrian...


...Hell, Yes!


O dia que começou no MoMa, terminou no New Museum, com a exposição de Chris Burdenna companhia do Jamie e da Chelsea. Um dia intenso onde caminhei de uptown a downtown intercalando museus e igrejas. Fechamos a noite em um restaurante no Soho depois do museu. Confesso que senti falta da minha família, afinal, era noite do dia 10 de outubro. Quando morava no Rio de Janeiro, passávamos a noite do dia 10 juntos, esperando pela meia noite para então dar os abraços de feliz aniversário. Momento 'saudade'. A falta deste momento em família foi registrado no meu Moleskine. Estávamos conectados em pensamento. Dormi tranquilo e acordei com 33 anos de idade em New York City. Bom, não?

...muito mais sobre a viagem a New York!
Um ótimo domingo a todos!

(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

Um comentário:

  1. Que maravilha de viagem!!! Quando eu for a New York city vai ser na época mais clichê possível: a época de natal!!! Não tem jeito, acredito que mesmo com as milhares coisas que podemos fazer nesta cidade o pacote só vai estar fechado com toda a maravilhosa decoração e clima de natal pela cidade. Com inverno e tudo!!!
    Grande abraço e viajando como sempre através de suas viagens. Ano que vem se Deus quiser vou à Espanha!!!
    Grande abraço!

    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...