5.7.11

Pod Chair

Deus, como sempre, inspirando vários designers...

Eu adoro ver o processo criativo de designers e arquitetos. Gosto do croqui, do rabisco, da busca por aquilo que está dentro da cabeça. Valorizo muito-sempre nos meus trabalhos esse percurso. Fico imaginando o que se passava dentro da cabeça de Charles Eames ao criar todas aquelas maravilhas. E a cabeça de Harry Bertoia? ...Dizem que criar uma cadeira com um desenho consagrado é uma das coisas mais difíceis de se fazer. Alguns designers até desistiram pois afirmam que os verdadeiros clássicos são imbatíveis. Outros continuam numa busca incessante. Essa aqui é a Pod Chair, fabricada pela Devorm, com design de Benjamin Humbert. Viram a ervilha lá em cima? ...Então, a idéia é essa (não uma ervilha propriamente dita!) - criar uma cadeira/envólucro, que te envolva, te abrace. E foram 2 anos para conseguir esta forma. A cadeira é feita com material reciclado, proveniente de garrafas pet. O feltro do revestimento faz o isolamente acústico quando se está "dentro". O desenho é bem incomum... Não tenho dúvidas do seu sucesso. Futuro glorioso no mundo do design.

...Ecco la qua! A cadeira é uma concha, que te abraça, te isola (visualmente e acusticamente), te faz esquecer do mundo. Basta uma banqueta para apoiar os pés, um bom livro e relaxe. Reparem no desenho lateral como é interessante.

 Acima, os croquis de Benjamin (...que poderiam viram uma estampa!). Gosto de ver esse percurso criativo! ...Abaixo, o próprio pondo a mão na massa!
...Bravissimo!

Fotos da produção da cadeira, com o forro de feltro ainda sem corte. No detalhe, a concha empilhada facilitando a organização na produção.

Não deixem de conferir aqui o vídeo com todo o processo de criação da cadeira. É rapidinho. O piano de fundo chega a dar um soninho... Acho que se estivesse sentado em uma delas já teria dormido. Ciao!

3 comentários:

  1. Gostei muito da cadeira!! Tem um ar meio "desconstruído" que eu gosto. Acho que é daquelas feitas para ser única no ambiente, a repetição pode banalizar um pouco o seu efeito.
    Grande abraço!!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Felipe!
    A cadeira inspira conforto e acolhimento. Achei muito propícia a analogia com a vagem. Muito legal, a idéia e o percurso do designer.
    Acho todo processo de criação um pouco angustiante, talvez pela busca da perfeição.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Felipe.
    a cadeira parece um casulo, aconchegante e quentinho.
    O vídeo é super interessante e o piano, relaxante.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...