9.7.11

U barba ristorante

Salão principal do U Barba ristorante em Milano.

Nesta semana um amigo italiano de Genova me falou que iria a um restaurante Genovese em Milão, e inclusive me mostrou o site. "U barba" no dialeto genovese significa "O tio". Quando bati o olho nas imagens, a identificação foi imediata. A cozinha genovese é maravilhosa! Pesto genovese, foccacias de queijo, frutos do mar... Mas eu prefiro falar dos interiores aqui no blog. Gostei principalmente por ser "cheap and chic". Conseguiram fazer um espaço muito simples, utilizando materiais e móveis bem em conta. Muita madeira de demolição, pendentes, objetos vintage e um pátio interno para se jogar Bocha! Isso mesmo! Tem gente que nem sabe o que é! Mas segundo fontes, a Bocha era praticada no antigo egito e antiga Grécia, mas em 1500 já era jogada aqui na Itália, França, Portugal, Espanha e Inglaterra, sendo visto como um esporte de grande prestígio internacional. No Brasil, foi exportado pelos imigrantes italianos, e atualmente é mais praticado nas nossas cidades do interior. Confiram as imagens do restaurante! ...E mais uma vez: inspirem-se! Ciao!

Gosto muito deste mesão coletivo. Lembra um refeitório industrial. Os pendentes reforçam esta idéia. Reparem lá na parede de fundo: tijolo aparente pintada de branco. Cores neutras, muita madeira e intalações aparentes.

Acima, o mesão com os pendentes industriais. Na foto de baixo, 
destaque para um frigorífico vintage de madeira.

Um dos detalhes que mais gostei: na parede, uma Vespa, um dos maiores símbolos do design italiano. Reparem nas malas antigas apoiadas em prateleiras, e na luz intimista criada pelos pendentes.

Varanda com piso de madeira de demolição e teto com tenda em tecido branco. Notem o fechamento da varanda feito com janelas antigas com venezianas. À noite, com a iluminação, o espaço se transforma e ganha cara de "praça".

E aí, ao lado da varanda, o espaço para jogar Bocha. Bem simpático o local, não? ...Agora vou agendar uma visita para conferir a comida! Delícia...

(+ U Barba website | http://www.ubarba.it)

Um comentário:

  1. Que restaurante fantástico!!! Adoro este estilo "rústico repaginado"..rsss. A mesa coletiva deve ser o máximo durnte o funcionamento do restaurante, quase escuto o burburinho das conversas invadindo o lugar. Adorei!! Vou guardar a referência, pois quando eu for a Milão quero muito visitar. E por favor: não deixe de nos contar sobre a comida quando for!!! A culinária italiana é meu ponto fraco...rsss. Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...