26.10.13

New York, New York! Parte 1


'...these streets will make you feel brand new,
big lights will inspire you...'.

Por onde começar? Talvez dizendo que eu sou louco - no bom sentido, claro. Considero minha loucura 'boa' pois insisto naquilo que acredito e sigo fielmente minha intuição. O que me levou a New York? A intuição, com certeza. Não escondo de ninguém a paixão por esta cidade. Motivos para estar em New York? Muitos. Mas para vocês eu conto 2 motivos principais: meu aniversário e visitas a grandes amigos. Não sei como é para vocês, mas aniversário para mim é um dia de agradecimentos. Agradeço a Deus por estar neste mundo louco, por ter saúde, por poder 'criar', por poder começar mais um ano de muito trabalho e momentos felizes. Festa? Adoro! Mas resolvi fazer algo diferente neste ano. Querem festa melhor que estar nesta cidade?


11 de Outubro de 2013.


Já foram muitos '11 de outubro' comemorados nesta vida.
...devo começar a mentir minha idade? Que nada! 33 anos bem vividos!

Meu dia começou muito bem. Adoro dias frios, com chuva, céu cinza - e assim foi o 11 de outubro de 2013. Durante o meu café da manhã, tocou no rádio uma das minhas músicas favoritas: 'isn't she lovely', do Stevie Wonder. Na sequência, 'New York, New York' com o Sinatra. Eu sabia que o dia seria muito bom! Fui direto ao Central Park - sozinho. Eu queria conversar em voz alta > com as árvores! Não existe 'ouvido' melhor que um bom parque cheio de árvores - não estou brincando! Conversei muito, em voz alta mesmo. Deviam achar realmente que eu sou um louco. E que conversa boa eu tive! Senti que fui escutado. No caminho, no meio da conversa, passei por um objeto caído no chão. Dei dois passos a frente e voltei. Vocês, leitores deste blog, conseguem reconhecer este objeto?!


Coincidência ou não, este é o símbolo que eu criei para o blog há 3 anos atrás.
...até a cor era idêntica! Não pensei duas vezes e o coloquei na bolsa.


Há anos queria ter o guarda-chuva do MoMA com design de Tibor Kalman e Emanuela Frattini, de 1992. Procurei por ele em Milão, Londres, Paris, Zurich e não achei. Eu tinha que ir mesmo a New York para comprá-lo. Fiquei feliz com meu presente de aniversário! Bom, estava eu lá, andando pelo Central Park, descendo uma escadaria, quando de repente o guarda-chuva escapole da minha mão! Em questão de segundos eu visualizei mentalmente a placa do meu túmulo, escrita em Helvetica Bold, com o texto todo alinhado pela direita: 'Felipe Bastos, Architect, Oct/11/1980 - Oct/11/2013'. Depois do susto, vi que eu ainda estava vivo e que o tão sonhado guarda-chuva tinha sofrido alguns arranhões no cabo de madeira. Por um momento pensei de voltar ao MoMA para trocá-lo - mas foi culpa minha! Resolvi 'assumir' os arranhões. Pelo menos toda vez que eu abrir meu guarda-chuva, vou olhar para os arranhões e lembrar daquela caminhada no Central Park.

'Autumn in New York... You'll need
NO castles in Spain Italy!'

Por favor, uma pausa para esta música fantástica:


Um paraíso Art Deco!


Já foi o tempo em que eu andava nesta cidade com o pescoço inclinado para o alto tentando entender a audácia desses arranha-céus. Meu olho agora vai no detalhe. Adoro fotografar essas micro obras de arte. E quando o Art Deco se junta às Helveticas do metrô de NY, meu coração bate muito mais rápido...

The Architect.


Para continuar a falar desta viagem a New York, preciso falar de uma pessoa: Jamie Reynolds. Um grande amigo que tenho na cidade - há 8 anos. Manter uma amizade a distância, durante tanto tempo, não é fácil - mas a gente vem conseguindo. Talvez porque temos muitas afinidades estéticas, exercemos a mesma profissão e compartilhamos um olhar artístico sobre as coisas do mundo. Jamie me hospedou em seu apartamento em Astoria, Queens. Estive neste mesmo apartamento há 4 anos atrás, em uma das minhas visitas a NY. Era verão, fazia muito calor em NYC. Tomamos uma cerveja com a Pamela e depois seguimos para um bar em Manhattan. Boas recordações!


Bom, tive que apresentar o Jamie, pois foi ele quem comandou o rumo da noite do dia 11 de outubro. Infelizmente meus outros amigos que moram em New York e New Jersey não puderam me encontrar por conta de compromissos já agendados (...decidi a viagem em cima da hora!). Estávamos a caminho de Manhattan, quando decidimos ir para o Brooklyn. Jantamos no Manhattan in, um lugar muito agradável: comida saborosa, drinks e um piano de cauda branco bem no meio das mesas. De lá fomos para um bar que tinha um terraço com uma vista incrível para Manhattan. Terminamos a noite em uma boate, embaixo da Brooklyn Bridge, também com uma vista sensacional. Foi um aniversário muito bem comemorado!

E esse aí é o Manhattan Inn no Brooklyn! Gosto dos interiores...
No detalhe, a mesa que sentamos exatamente ao lado do piano.

Bow Tie Night:
Italian Dinner.


Os eventos não terminaram no dia 11 de outubro. No dia seguinte, Jamie já tinha programado um jantar temático italiano em seu apartamento, por conta da minha passagem por NYC e convidou vários amigos. Uma noite muito agradável, com comida gostosa, muito vinho (...alguns deles trazidos na minha mala!), boa música e gente muito simpática. Velas acesas por todos os lados e aquele vento gelado de outubro entrando pela janela... Depois do jantar, fomos para o 'Mars', um bar muito legal em Astoria - repleto de cadeiras Thonet, chandeliers, pendentes e antiguidades. Eu, como sempre, registrei cada detalhe. Confiram!


Bravi, Ragazzi!


...a noite ainda teve a presença da Anna Urban, que tive o prazer de conhecer em Firenze por meio da Karen, em julho deste ano. Obrigado por vir, Anna! Obrigado também pela ajuda que você me deu em New York


E tem muito mais sobre a minha viagem à New York...
No próximo post vou mostrar mil fragmentos arquitetônicos do Soho!

Fecho este post com uma música que escutei e que me fez voltar a 1998!


Grazie a Tutti! Ciao!
(+fonte fotos | arquivo pessoal)

Um comentário:

  1. tenho certeza que estas comemorações te trarão boa sorte!
    Parabéns!
    Nelma

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...