23.10.13

Laurea!


'...and the only way to make it to the top
if you go and get it from the bottom...'

Um momento importante merece um post importante. Aliás, este blog só nasceu por conta desta viagem, há 3 anos atrás, quando decidi vir estudar design na Itália. 3 anos intensos de muitas histórias, trabalho e esforço. Quem está aí do outro lado, não pode imaginar o que esta imagem acima representa para mim. Ela não representa apenas (...ou somente) o término de um curso na Itália. Aprendi muita coisa dentro e fora dos portões do Politecnico di Milano. Foram muitas situações - boas e ruins - que tive que vivenciar para poder chegar neste momento da foto acima. Pode parecer clichê escrever isso, mas muitas vezes as dificuldades me fizeram desanimar - a ponto de desistir - mas eu continuei. Fazer este curso e trabalhar ao mesmo tempo não foi nada fácil. Não podia largar nem um, nem outro. E isso exigiu de mim um esforço físico e mental fora do comum. Foram muitas noites em claro para fazer os trabalhos. Nos dias seguintes eu estava lá, de pé, pronto para trabalhar mesmo super cansado. Quantas e quantas vezes depois de um dia pesado de trabalho, tive que sentar na cadeira, me concentrar, estudar e ler mil livros para fazer as provas orais do curso (...em italiano!).

Milano > Rio > São Paulo > 
Rio > Madrid > Milano... New York!

75% da minha Tese foi feita na Itália. 20% no Rio de Janeiro e os 5% restantes (...pura emoção!) finalizados no aeroporto em Madri e no vôo de volta para a Itália. Inspirador trabalhar neste aeroporto maravilhoso - valeu a experiência!

...não existe momento mais angustiante do que aquele quando
 você sabe que será 'o próximo'. Vamos lá! 1, 2, 3: encarando!

'...but I ain't gon' stop, 
cause I'm gon' climb 
to the mountain top...'


...mas no fim tudo deu certo e fiquei feliz com o resultado! Imaginem encarar uma sala cheia, uma banca com 9 professores italianos e um microfone? Apresentação em italiano, claro. No início dá um certo desespero, mas a certeza do trabalho bem feito, com dedicação, acalma qualquer instabilidade emocional. Quando terminei a apresentação veio aquela descarga de alívio. Impossível não olhar para trás nestes 3 anos e reviver tudo que se passou. Lembrei de cada pessoa que me ajudou, que andou junto, que incentivou, que apoiou e torceu por mim. Momento muito especial!


São tantas as pessoas a agradecer... Mas não posso deixar de agradecer em primeiríssimo lugar a uma pessoa - minha mãe - grande incentivadora e torcedora do meu sucesso. Ela sempre esteve presente, me dando força, tentando me mostrar outros caminhos para seguir em frente. Não tenho palavras agradecer você, mãe. Agradeço muito à toda minha família! Tenho um time de torcedores fervorosos incluindo meu pai, meu irmão, minha madrinha, tias, tios, muitos primos e amigos de longa data! No dia seguinte da minha graduação na Itália, esse time fiel se reuniu em Copacabana, em um jantar italiano em minha homenagem! Quando vi as fotos e todos reunidos em minha homenagem não acreditei! Fiquei realmente emocionado - juro. Obrigado!

Minha família + grandes amigos, reunidos no Rio de Janeiro!
Noite italiana com direito a massa, vinho e cerveja italiana - Incrível!

Agradeço ao Professor Luciano Crespi, ao Politecnico di Milano e especialmente à Itália, esse país maravilhoso que me deu esta oportunidade única de aprender e trocar conhecimentos de design com estudantes do mundo inteiro. Agradeço também aos amigos italianos pela recepção e acolhimento. É difícil romper as barreiras dos portões da universidade, mas eu consegui! Os italianos me mostraram suas cidades, lugares fantásticos - e me levaram também para dentro das suas casas. Tive o prazer de sentar na mesa junto das suas famílias e fazer parte desta cultura maravilhosa que é a cultura italiana. Não posso deixar de registrar o agradecimento à 'minha família' na Itália; amigos que chegaram e caminharam juntos comigo. Agradeço principalmente à Clarice por estar presente na minha apresentação e por ter me dado a coroa de louros! Muito obrigado, de coração! Por fim agradeço a todos que me ajudaram como puderam na Tese. Foram tantas pessoas! - Grazie mille! Thank you so much! Ah, e todos vocês, leitores deste blog, que acompanharam minhas aventuras nestes 3 anos na Itália!

Moments in Italy:


'If you can imagine it, you can achieve it;
If you can dream it, you can become it'


'...you can see, the mountain top
it's not too far...'.

Após a apresentação da Tese, viajei
para um lugar que simplesmente amo:


Yes... New York City!
[Aguardem o próximo post!]

Grande Abraço!
(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

3 comentários:

  1. Lindo post. Gratidão é um sentimento virtuoso e de poucos.
    Todos que passam por nós possuem significados diferentes mais extremamente importantes. Reconhecer este significado é o grande aprendizado.
    Desejo sucesso e boa sorte, mas que eles venham sempre através da ética e dos bons valores.
    Que estética brilhe no seu trabalho mas que seja para destacar valores e a beleza do ser humano. beijos da sua eterna admiradora.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    Daqui pra frente você é o capitão do seu destino.

    :)

    ResponderExcluir
  3. ...obrigado Mãe! Obrigado também, Allan! Volte sempre aqui. Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...