18.9.11

11 de setembro de 2011.

Um taxi novaiorquino andando sobre uma obra de Mondrian!
...Post grande assusta, eu sei - dá preguiça. Mas leiam!

Este post chega com 1 semana de atraso devido à minha mudança e aos problemas de conexão (...raiva!), mas a intenção é o que vale. Na verdade não é "somente" mais um longo post sobre Nova York - é mais que isso - um tributo àquele trágico 11 de setembro, que neste ano completou uma década. Todo mundo tem uma história para contar sobre aquela manhã, de como souberam dos atentados. Mas eu quero deixar este papo triste de lado. Todos os sites e programas de televisão mostraram mais uma vez aquelas imagens terríveis, marcantes, chocantes. Mas eu quero lembrar de NYC neste dia com outros olhos. Olhos de arquiteto, de designer, de artista, de fotógrafo, de sonhador. Quero lembrar da cidade feliz, produzindo o que ela faz de melhor. Caldeirão de tendências, fashion city, mix de culturas, antena cultural - uma máquina industrial que exporta o melhor da arte, design, arquitetura, moda e lifestyle. New York, New York!! ...Nunca escondi minha paixão por NY e sempre reafirmo abertamente isso aqui no blog. Estão preparados?! Esta é a minha história com Nova York. Espero que tenham paciência de ler.

Broadway Boogie-Woogie, uma homenagem de Piet Mondrian à NYC.
Concluída em 1943, três anos depois dele chegar na Big Apple.

Toda paixão tem um começo. Infelizmente não conheci pessoalmente as torres do World Trade Center. Pisei na Big Apple pela primeira vez um tempo depois dos atentados. Na semana da minha viagem, minha mãe conheceu em um vôo Salvador-Rio de Janeiro, uma americana que estava de viagem a turismo pelo Brasil com o pai. Durante a conversa, Morgan disse que morava em Nova York, no Village. E então minha mãe disse que eu estava indo para Nova York naquela semana. Telefones e emails trocados, Morgan foi o meu primeiro contato naquela selva de pedras. Ok - agora congelem o texto aqui > segurem a Morgan aqui que já já volto a falar dela! (...A seguir, cenas dos próximos capítulos!).

"...If I can make there
I'll make it anywhere,
It's up to you,
New York, New York".
New York, New York - Frank Sinatra. 

Eu e clássica camisa "I love NY". Esta logo foi criada por Milton Glaser, na década de 70, para estimular o turismo em Nova York. Clássico, forever!

...Do JFK para Manhattan, pegamos uma van e nela estava Bárbara Hentschel, brasileira, que tinha vindo no mesmo vôo que eu. Bárbara já tinha morado nos Estados Unidos, e voltava de vez à América depois de um longo tempo no Brasil. Lembro perfeitamente daquela manhã de inverno... De longe, já vi aquele emaranhado de prédios, e no meio deles o icônico Empire State. Bárbara foi explicando a dinâmica da cidade enquanto meus olhos se perdiam com tanta informação. Na frente do Port Authority, trocamos e-mails e cada um seguiu seu destino. Agora congelem a Bárbara aqui!!! Daqui a pouco volto a falar dela de novo (...A seguir, cenas dos próximos capítulos!).


...É essa imagem que eu adoro, vindo do JFK para Manhattan.
Fiz esta foto em 2009, no verão - enquanto minha mãe dormia - Pode?!

Lá fui eu para meu intercâmbio em Massachusetts, Hancock/Pittsfield. Meses depois, mantendo contato com todos, volto a Nova York. Fiquei hospedado na casa de uma grande amiga carioca, Patrícia, em New Jersey. Estávamos em uma avenida super movimentada tirando a bagagem do porta-malas do taxi, quando de repente, de dentro de um carro, escuto: "...Felipe?! É você?". Quando olho para o engarrafamento da via, advinhem quem era?! Sim, Bárbara! ...Aquela Bárbara de meses atrás, que conheci na van do JFK. Dá para acreditar? Bárbara morava a 2 ruas de Patrícia - mais surreal ainda! No mesmo dia marcamos um café. Bárbara abriu um mapa da Big Apple sobre a mesa e começou a me explicar como funcionava Manhattan. E então veio a pergunta: "...Que lugar você quer visitar primeiro?". A resposta foi imediata: "Soho!". E lá fomos...  

"...Autumn in New York, why
does it seem so inviting?"
  Autumn in New York, Ella Fitzgerald.

 Esta mesa tem design da Faktura Furniture, empresa baseada em Nova York. Passaram a mensagem de uma forma tão sutil... Gostei da mesa!

"...Oh, Autumn in New York, You'll
need NO castles in Spain."
Autumn in New York, Ella Fitzgerald.

Helvetica, apesar de ter nascido na Suíça, é absolutamente Novaiorquina.
Bolsa "Neue, New, NY" - em Helvetica, da SuperFancy.

Ok, deixa eu trazer a Morgan de volta à história. Após nos falarmos por telefone algumas vezes, dentro de alguns meses, chegou o dia do encontro. Marcamos na Washington Square, no Village, embaixo do Arco, de frente para o início da 5th Avenue, no auge do inverno novaiorquino. Quer melhor lugar para marcar um encontro? "Como você está vestida?", perguntei. "Um sobretudo bege e um cachecol preto", ela respondeu. Desliguei o telefone e logo pensei: Todo mundo tem um sobretudo bege com um cachecol preto no inverno de NY!! Como eu iria saber quem era? Após muitas tentativas frustradas, chega a verdadeira Morgan - a mesma que estava no vôo Salvador-Rio! Que louco.

 A própria, Morgan Fleming, com o sobretudo bege e o cachecol preto!
Inverno, no gélido Central Park. Como é bom relembrar...

"...It's autumn in New York,
It's good to live it again".
Autumn in New York, Ella Fitzgerald.

Morgan estava com salto altíssimo e disse que precisava passar em casa para trocar de sapatos. Lá fomos. O prédio, era um daqueles clássicos novaiorquinos no Village, de tijolinhos. No caminho, em pouco tempo de conversa, muitas coincidências, como a paixão pela black music americana, que incluí no topo da lista Aretha Franklin, Stevie Wonder e Luther Vandross. Ao chegar na casa dela, outra grata surpresa: um cd da Bebel Gilberto dentro de um baú nos pés da cama king size. Enfim, sapatos trocados. Ela me perguntou se eu gostava de chá (?) - What the fuck!?! Ok, gosto de chá. Então fomos numa casa de chás exóticos. SUR-RE-AL. Descemos uma escadinha num porão e no cardápio, chás do mundo inteiro, de todos os sabores, odores, até mesmo alguns afrodisíacos. Depois do chá, o que fazer naquele frio de zero grau? "...Você gosta de cerveja?" - hahaha. Adorei a originalidade. Do chá chic fomos para um pub trash beber a cerveja mais barata de NY. Noite inesquecível. Aos curiosos - Não, esta não é uma história romântica > Morgan tinha um namorado! Seguimos... :)

...E da cerveja barata, fomos para o Katz, um dos restaurantes mais tradicionais de Manhattan! Desde então é obrigatório passar no Katz's ao visitar NY, e trazer os amigos. Em 2009 apresentei o Katz's à minha mãe! Delícia...

...E 6 anos após aquele vôo Rio-Salvador, minha mãe reencontrou Morgan, desta vez em NY. Jantamos e seguimos ao Apollo Theather, no Harlem - Templo sagrado da música negra novaiorquina. Herdei da minha mãe a veia black!

Obs: Detalhe para o show do Stevie Wonder fake.
Jurávamos que era verdade até desmentirem!

"I want to wake up in that city
that doesn't sleep!"
New York, New York - Frank Sinatra. 

Impossível listar e registrar aqui todos os bons momentos em NY. Emendando o segundo intercâmbio, passamos um reveillon na Times Square. Entramos em 2006 abaixo de zero no meio daquele mar de pessoas. Inesquecível. No mesmo ano, através das redes sociais Myspace/Facebook, conheci o James, arquiteto de NY e desde então já se vão 5 anos de amizade. Muitas pessoas entraram, saíram e continuaram nesta minha história com NY. E tenho certeza que muitas ainda entrarão! Deixo alguns fragmentos desses momentos bacanas na Big Apple e uma seleção de imagens e símbolos que eu adoro...

"Glittering crowds and Shimmering clouds
In canyons of stell
They're making me fell - I'm home".
Autumn in New York, Ella Fitzgerald.

Lá do alto para baixo; Minha mãe no Battery Park+Big Apple. Bertoias do MoMa (...adoro!)+inverno no Central Park. Wright+James/Eu/Farid - balada no Village. Eu (...com um olhar de "eu vou, mas eu volto!")+grande amiga Patricia.

"...There is nothing you can't do,
Now you're in New York".
Empire State of Mind, Alicia Keys.

Típica barraca novaiorquina de hot dogs(1). Taxis amarelos, ícones(2). Obama, ToyArt(3). Mapa flexível(4). Bety Boop, ícone da Broadway(5)!

Câmera Fisheye Vintage(1). Michael Jackson ToyArt, DesignMania(2). Souvenir Estátua da Liberdade(3). Gato Felix, novaiorquino(4)! "Eat"(5) em Neon. "Hell, Yes"(6) do New Museum, já virou um ícone tipográfico de NY. Ovo frito(7)!!!

Placa luminosa Don't Walk(1). Clássico infantil dos anos 80, macaco Murf(2), em homenagem ao KingKong. Yo! Notorius BIG ToyArt(3). City Wood miniatures(4), Muji. Swatch Times Square(5). Clássico mapa do metrô de NYC(6), design gráfico de Massimo Vignelli. Paper Cities NYC(7), PaperCraft.

Adorei esses desenhos feito pelo designer Philippe Nicolas.
Gosto da composição, das cores, da fonte... Tudo!

...E fecho este post gigantesco com esta imagem que encontrei por aí (...e não lembro a fonte!). Sou fã do canto Gospel americano, das missas no Harlem.

Fica esta imagem forte e ultra novaiorquina. Que as famílias que perderam seus parentes naquele trágico dia, encontrem força na palavra de Deus.

Um ótimo fim de domingo a todos...
E obrigado pela paciência de ler!

"...Concrete jungle where dreams are made;
These lights will make you feel brand new;
Big lights will inspire you, 
Lets hear it for New York"
Empire State of Mind, Alicia Keys.

11 comentários:

  1. Olá Felipe
    Adorei ler sua história e amor a NY.
    Interessante que antes de eu parar pelas bandas de cá,tinha quase malas prontas para viver em Massachusetts.Tenho 8 tios ,irmãos do meu pai,muitos primos,alguns que ainda nem conheço.
    Que vivem por lá.Alguns já vinheram cá.
    Tinha acabado a faculdade de adm de empresas,5 anos de ingles e queria passar um tempo por lá.
    Mas o destino mudou e cá estou na Europa a 6 anos.Está nos meus planos visitar EU,vou esperar João crescer mas um pouco.
    Sabe o que amei ver também?Seu amor explicito por sua mãe,acho tão importante esta amizade.
    Assim educo meu João e adoro ouvi dele todas as manhãs que sou sua princesa rosa,flor mas perfumada de todo o jardim.
    Linda noite,bjkas

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe querido, adorei o post, meu sonho é conhecer NY, fiquei feliz só de ver a alegria de sua mãe, adorei cada momento relatado, adorei ver você, um grande abraço, uma linda semana. bjo.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, Felipe, você foi surpreendente nesta postagem! Uma homenagem linda, cheia de ternas lembranças de uma cidade inesquecível!
    Já sou sua seguidora e ainda não tinha retornado. Adorei passar algum tempo desse domingo aqui!E nem vi o tamanho do post... Podia continuar, que eu estaria sentada ali, envolvida com suas memórias!Obrigada pela linda partilha!
    Voltarei mais vezes.
    Boa semana!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ola,filho, voltei no tempo. Foi muito bom caminhar pelo teu roteiro, como se fosse eu a filha e não a mãe. Me senti segura e me diverti demais. Adorei este post.
    Tenho certeza que voce viverá esse amor mais empiricamente. beijos

    ResponderExcluir
  5. Amazing Grace
    http://www.youtube.com/watch?v=ZoJz2SANTyo&feature=related

    ResponderExcluir
  6. Felipe! De verdade, ao ler sua narrativa era como se estivesse vendo um filme. A vida é feita de encontros. Imagina encontrar Bárbara em plena NY, assim no mais. Isto já é mais que casualidade, é destino. Lindo a história com a Morgan. Através de parceiros em bancos de avião e de aeroporto, muitas vezes, nascem amizades eternas. Magnífico tudo isto. Ah, desse jeito eu também já estou apaixonada por NY. O post é grande, mas maravilhoso. Que bom que contas tudo isto para nós.

    Felipe, a planta na imagem em meu blog é de Copenhague. Ontem mesmo dei uma passeada no parque aqui perto de casa e vi. Tive que fotografar. Fiquei impressionada também. É tipo um pinheiro e cheio dessas "frutinhas" vermelhas.

    Abraço, meu amigo!
    E conte mais, ok?

    ResponderExcluir
  7. Filipe, sou como voce: apaaixonaaada por NY. Ja fui 5 vezes. Cada vez descubro coisas novas, claro. Ja peguei calorzãaao, friozaaao, chuva, neve.. maravilhoso. Ja fui pra estudar, pra passear, pra curtir. NY é dimaaais...

    ResponderExcluir
  8. Se existe uma cidade, uma ÚNICA cidade que eu gostaria de conhecer nesse mundo é NY. É claro que eu li tudinho, né...

    ResponderExcluir
  9. Oieeeeeeeeee... Olha a Barbara aqui de novo GENTE!!!
    BAh, super esse teu blog, amei!! Valeu por lembrar de mim, Havia comentado de ti tres dias atras e hj vc aparece aqui e me chama para ler teu blog!!! Simplesmente ESPETACULAR ! Ainda tenho aquele cartao de aniversario e aquela montagem da foto que vc fez para mim em "black and white".. Muito sucesso Felipe e quando vier para ca, ja sabe!!! SUper beijo

    ResponderExcluir
  10. Demais Felipe, deu pra entender bem seu árduo empenho que comentou no domingo, valeu a pena!
    Lindas as imagens e você escreve muito bem! Parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...