31.8.14

Tudo


[Ontem, eu e meu bird Miles, na 22nd street - foto by Julia Bucher]

Domingo. Dia nacional da preguiça. Dia de ficar deitado na cama sem hora para levantar. Um dia sem regras. Domingo pode tudo. Come-se o que quer, na hora que quer. Para quem mora sozinho em outro país como eu, muitas vezes o domingo é um dia um pouco 'vazio'. Dia em que você se lembra como eram bons os domingos na casa dos seus pais: jornal jogado no tapete da porta de entrada, café da manhã juntos, música alta, almoços com a família, visitas, passeios com os amigos, café com bolo no fim da tarde, Silvio Santos na televisão... Domingo em NY é dia de tentar atualizar o blog, limpar minha casa e fazer algo especial no fim da tarde. Um dos meus passeios preferidos de domingo é assistir ao pôr do sol no Brooklyn, no rooftop to Wythe Hotel ou do Northern Territory, meu bar favorito em New York. Um drink, boa companhia, conversas, Manhattan anoitecendo na minha frente e eu me sinto pronto para começar mais uma semana.

'Follow your dreams
Just be careful not to lose your dreams
'Cause then you might trip, flop, drop
So then you can go somewhere else,
somewhere else, somewhere else...'
Somewhere Else | Bebel Gilberto


Lá no alto, o entardecer no rooftop do Northern Territory - lindo demais! Caminhadas pelo food market da Union Square sempre rendem ótimas fotos e inspirações. Eu não resisto ao Chrysler - o prédio mais lindo de Nova York. Saio a pé do trabalho, paro em frente a ele (...me benzo), fico admirando cada detalhe e acabo sempre fazendo alguma foto. Monica, uma amiga do trabalho que vive em Nova York há mais de 30 anos, me apresentou ao Zabar's no Upper East Side. Desde então passar neste lugar para comprar comida tem sido um prazer. Tudo lindo e muito saboroso. Amo xadrez e listra - vocês sabem! Imaginem uma cortina de xadrez azul bem clara? Vi e fotografei - linda. Reparem bem nesta última composição de fotos - não dá vontade de entrar, sentar neste pequeno jardim e tomar um café ao ar livre? O outono começa a dar seus primeiros sinais.


'Madrugada inteira
Tão acesa quanto as luzes a piscar
Pra não lembrar
Pra esquecer de tudo
Tudo que nos prometemos
Antes de virar
Virar o vento...'
Tudo | Bebel Gilberto


Raramente saio mais tarde do trabalho. Mas quando saio, eu tenho este presente: a Park Avenue toda iluminada. Eu não sei o que vocês sentem ao ver essas imagens. Pessoalmente é tão bonito, tão intenso na sua complexidade... Torres altíssimas feitas de aço, vidro e luz. Sempre passo em frente ao Seagram projetado pelo Mestre Mies Van der Rohe - Um clássico; um exemplo de proporção, de estrutura elegante, classe. O Empire State Building dispensa comentários. Ele é a cara de Nova York. Eu confesso que nunca tenho vontade de voltar para casa. Adoro caminhar pela cidade sem rumo...

Home Sweet Home.
...Oops! Room sweet Room!


...Mudar ou não me mudar? Eis a questão. Momentos turbulentos em NY me fazem questionar se devo ou não continuar no lugar onde moro atualmente. Mudar daqui significa gastar mais dinheiro para viver (mal) em um cubículo qualquer de Nova York. Continuo no 'quarto branco' com tudo que me incomoda em volta atualmente ou abro mão de tudo para recomeçar em um novo lugar? Perguntas que não saem da minha cabeça. Se decidir ficar, este apartamento mudará da água para o vinho. Tinta na parede, novos utensílios de cozinha... - novos ares, nova vida! Meu atual roommate está de malas prontas para voltar para o Colorado. Uma nova pessoa terá que ocupar o seu lugar... Já passei por esta situação tantas vezes nos últimos anos. É sempre uma tensão saber quem irá morar com você - mas desta vez sou eu quem escolho. Mudo de quarto? Da minha janela tenho sossego, tranquilidade, céu azul e uma igrejinha linda. Do outro quarto tenho barulho da rua mas uma vista para Manhattan (...com direito a ver o Empire State Building) de longe... A seguir, cenas dos próximos capítulos.

"Só pensando aqui devagarinho, 
Vou saber o que tem nesse chão
Sem saber vou pisar ou vou afundar
Se não encontrar...
Uma onda no meu pé no mar
Ah, eu vou lá encontrar o que sempre busquei
Na areia...".
Areia | Bebel Gilberto + Pedro Baby


Bebel Gilberto demora um tempinho, mas quando lança um álbum novo, ele domina minha playlist por meses - non stop. Que paz traz essas músicas. Adorei TUDO do início ao fim. Impecável, viciante de ouvir. Escuto este álbum e tem horas que parece que estou com os pés molhados na praia de Ipanema, outras, caminhando pelo Chelsea, pelo Lower East Side... Uma mistura de Rio de Janeiro com Nova York.


Um domingo de paz a todos vocês!
Termino o post de hoje com Bebel Gilberto ao vivo.

(fonte fotos | arquivo pessoal)

Um comentário:

  1. Ola Felipe
    Domingo tenho sempre esta saudade da Tropicalia....eu lhe entendo.
    Estou amando ver seus clicks por NY.Eu que amo o sossego ficaria ai aonde voce esta. Desejo que chegue para teu lar alguem que lhe traga paz e aprendizado.Imagens inspiradoras como sempre,uma semana feliz para ti,grande abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...