[New Beginnings, New Moleskine! Yellow, of course.]
"O sonho é que leva a gente para frente.
Se a gente for seguir a razão,
fica aquietado, acomodado".
Ariano Suassuna
Salad, Veggie Chips, Eames,
Red Stripes, Jasper Johns.
Este foi o meu almoço de sexta-feira no escritório. O prato é da WestElm e a base de listras da Crate&Barrel. O colorido da salada quebrou o vermelho/branco. Poderia ser uma simples salada - mas não fica muito mais saborosa se pudermos comê-la também com os olhos? Eu vejo arte em tudo. E vocês?
Já que o tema do post é 'ar', este é o ar que respiro em New York: Upper East Side. O escritório e os apartamentos que reformamos são na maioria nesta região, ao leste do Central Park. A Park Avenue é uma das avenidas mais bonitas da cidade. Os prédios mais classudos de Nova York estão lá. Arquitetura tradicional, imponente. Interiores clássicos, elegantes. Passei a última manhã de sábado fotografando a região e estiquei até o Whitney Museum na Madison Avenue.
Uma pausa no Central Park é obrigatória. Adoro a energia deste lugar.
Dias de sol, céu azul, calor... Perfeitos para uma caminhada no parque.
Concrete e Arte.
Whitney Museum > Pague um ingresso para
uma exposição de Arte e ganhe também uma aula de Arquitetura.
Enquanto todos subiam apressados a escada do Whitney, eu estava lá fotografando pacientemente cada detalhe. Detalhes muito sutis como o rasgo no degrau e o encaixe de madeiras no corrimão enchem de 'ar' meu pulmão de arquiteto!
'The details are not the details.
They make the Design' - Charles Eames.
Art... Air!
Além da aula de Arquitetura, 4 andares repletos de obras de Arte de tirar o fôlego. Visitei a exposição do sensacional artista americano Jeff Koons. O que mais me impressiona no seu trabalho é que ele não tem 'medo'. O resultado estético das suas obras é fruto de uma insistência em desenvolver técnicas inovadoras (difíceis mesmo) associadas à 'banalidade' e irreverência dos temas. O imenso gato dentro da meia (acima) foi desenvolvido em plástico de brinquedo, uma técnica difícil de se aplicar nesta escala. Cada dobra da meia, cada movimento do pêlo do gato é muito perfeito.
A última imagem talvez seja uma das suas obras mais reconhecidas. Pensem naquele cachorro feito de bexiga de ar. Pensaram? Agora peguem este objeto, coloquem numa escala monumental e reproduzam em aço (com perfeição!) cada curva! Esta obra tem um simbolismo muito forte. Uma bexiga sem ar não é nada. Imaginem a dificuldade em criar uma escultura de aço cheia de 'ar'. Um material difícil de trabalhar, de moldar essas 'dobras' sutis que só material elástico da bexiga permite. Ele conseguiu isso. O mesmo acontece com nós. Sem ar não somos nada. A gente precisa respirar, sonhar, senão nada nesta vida tem sentido. Acreditem nas suas idéias! Elas podem virar realidade SIM.
Qual é o ar que você respira?
O que te motiva a seguir?
(+fonte fotos | arquivo pessoal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário