10.8.14

Ar!


[New Beginnings, New Moleskine! Yellow, of course.]

Um post chamado 'ar' - vocês vão entender. A vida em Nova York segue intensa, cheia de ar! Tento enxergar tudo que acontece na minha vida pelo lado positivo. Não separo um só minuto minha vida da arte. Tenho uma visão muito artística sobre tudo - desde um simples prato de comida até a forma como me visto e me mostro. Comida tem que ser bonita, senão não como. Adoro combinar cores de camisas com meias; fazer fotografias de fragmentos arquitetônicos; sonhar. Nova York um dia foi um sonho - hoje é realidade. A profissão de arquiteto também já foi um sonho. Aos 13 anos de idade, passava horas no meu quarto inventando casas e interiores. Objetos amarelos: uma obsessão, ar.


"O sonho é que leva a gente para frente.
Se a gente for seguir a razão, 
fica aquietado, acomodado". 
Ariano Suassuna


Salad, Veggie Chips, Eames,
Red Stripes, Jasper Johns.

Este foi o meu almoço de sexta-feira no escritório. O prato é da WestElm e a base de listras da Crate&Barrel. O colorido da salada quebrou o vermelho/branco. Poderia ser uma simples salada - mas não fica muito mais saborosa se pudermos comê-la também com os olhos? Eu vejo arte em tudo. E vocês?


Já que o tema do post é 'ar', este é o ar que respiro em New York: Upper East Side. O escritório e os apartamentos que reformamos são na maioria nesta região, ao leste do Central Park. A Park Avenue é uma das avenidas mais bonitas da cidade. Os prédios mais classudos de Nova York estão lá. Arquitetura tradicional, imponente. Interiores clássicos, elegantes. Passei a última manhã de sábado fotografando a região e estiquei até o Whitney Museum na Madison Avenue.


Uma pausa no Central Park é obrigatória. Adoro a energia deste lugar.
Dias de sol, céu azul, calor... Perfeitos para uma caminhada no parque.

Concrete e Arte.

Whitney Museum > Pague um ingresso para
 uma exposição de Arte e ganhe também uma aula de Arquitetura.


Enquanto todos subiam apressados a escada do Whitney, eu estava lá fotografando pacientemente cada detalhe. Detalhes muito sutis como o rasgo no degrau e o encaixe de madeiras no corrimão enchem de 'ar' meu pulmão de arquiteto! 

'The details are not the details. 
They make the Design' - Charles Eames.

Art... Air!


Além da aula de Arquitetura, 4 andares repletos de obras de Arte de tirar o fôlego. Visitei a exposição do sensacional artista americano Jeff Koons. O que mais me impressiona no seu trabalho é que ele não tem 'medo'. O resultado estético das suas obras é fruto de uma insistência em desenvolver técnicas inovadoras (difíceis mesmo) associadas à 'banalidade' e irreverência dos temas. O imenso gato dentro da meia (acima) foi desenvolvido em plástico de brinquedo, uma técnica difícil de se aplicar nesta escala. Cada dobra da meia, cada movimento do pêlo do gato é muito perfeito.

A última imagem talvez seja uma das suas obras mais reconhecidas. Pensem naquele cachorro feito de bexiga de ar. Pensaram? Agora peguem este objeto, coloquem numa escala monumental e reproduzam em aço (com perfeição!) cada curva! Esta obra tem um simbolismo muito forte. Uma bexiga sem ar não é nada. Imaginem a dificuldade em criar uma escultura de aço cheia de 'ar'. Um material difícil de trabalhar, de moldar essas 'dobras' sutis que só material elástico da bexiga permite. Ele conseguiu isso. O mesmo acontece com nós. Sem ar não somos nada. A gente precisa respirar, sonhar, senão nada nesta vida tem sentido. Acreditem nas suas idéias! Elas podem virar realidade SIM.

Qual é o ar que você respira?
O que te motiva a seguir?
(+fonte fotos | arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...