17.8.13

Milão e o tempo...


O click acima foi feito na classuda Corso Venezia, Milano.

Verão caminhando para o seu fim - graças ao bom Deus. Mais um verão em Milano - 3 anos na cidade. Não vou dizer que passou rápido: o tempo na Itália passa devagar. Em 3 anos aconteceram muitas coisas (...eu disse muitas coisas), intensas. 3 anos de muito esforço, muito trabalho. Se tem uma coisa de que me orgulho é do trabalho; de não ter medo de me arriscar, de não ficar esperando por nada, nem por ninguém. Foi pôr meus 2 pés nesta cidade, e a procura por trabalho começou, mesmo sem falar o italiano fluentemente. Tive ajuda da minha família durante um tempo sim, mas não me acomodei nesta situação. Acho que o meu esforço e determinação abriram muitas portas. Milano te faz aprender muita coisa - e não é só design ou moda. Não aprende mais quem não quer. A vida joga situações na sua frente e espera de você atitude para resolvê-las. Pessoas entram e saem do seu caminho com uma velocidade incrível, e acabam deixando coisas boas e 'ruins' (...ou necessárias) para te fazer pensar. Está aí: Milano é uma cidade que te faz pensar na vida.

'...muita calma pra pensar,
e ter tempo pra sonhar...'


Uma semana de férias em Milano! Meu café da manhã de ontem. Xícara e colher (...e a miniatura da chaleira lá no fundo) têm desenho de Michael Graves, 1985, Alessi. Suco de laranja, torrada com cream cheese, iogurte com granola: pronto para pedalar pela cidade, fazer fotos e relaxar. 


Temos o poder de escolha a todo instante. Escolhemos a roupa que vamos usar no dia; escolhemos os amigos, o que vamos comer... Eu sempre me cerco dos objetos mais simples e discretos. Gosto de desenho simples e inteligente. Não abro mão de simplicidade associada à qualidade. Sempre tive um 'olho clínico' desde criança.

"La semplicità è la cosa più 
complicata del mondo".
Vico Magistretti

Eu gosto da simplicidade de viver da Itália. Aliás, prefiro tudo simples: pessoas simples, roupas simples, design simples... Acho que o grande sucesso da vida está na simplicidade. Às vezes me pergunto como será viver sem um prato de mozzarella, tomate e manjericão - combinação simples, perfeita. Já repararam na moda italiana, tão famosa no mundo? Faz sucesso pois é simples, ao mesmo tempo sofisticada, tem corte preciso, 'na medida'. Achar a 'medida' exata em tudo é difícil. Ah, se fosse fácil... E o design italiano? É sucesso mundial porque além de simples, é inteligente e autêntico. A arquitetura italiana mistura simplicidade e drama - dualidade que eu amo! Querem coisa mais simples e autêntica que as casas de campagna em pedra da Toscana? E os trulli de Alberobello na Puglia? Simplicidade e autenticidade elevados à potência máxima. Agora, querem 'drama'? Venham para Milão ou Palermo. Em Palermo, rendam-se ao barroco. Infelizmente ainda não pude visitar Palermo pessoalmente, mas já estudei muito a arquitetura da cidade para fazer projetos. Caminhem por Palestro, Conciliazione e Porta Romana em Milão. Caminhem 'mastigando' os prédios e villas (...que muitos que vivem em Milano há anos nem sabem que existem), reparando em cada detalhe, na paleta de cores dramática, nas pessoas que passam pelas ruas.


Valentino e Prada, mestres na simplicidade e bom gosto. Eu vejo Itália aí! Gosto muito de conferir as vitrines. Tem sempre algum detalhe, cor ou textura, que pode ser 'transportado/a' para os interiores, como este xadrez na bolsa da Prada. Já imaginaram uma poltrona de couro marrom com uma almofada neste xadrez?


Tons neutros: uma cidade em tons de beges e cinzas. Olhos atentos sempre, até quando um carro estaciona na frente de um prédio. Cada prédio e rua oferece uma infinidade de 'cose belle' a serem admirados. Estejam abertos, sensíveis a sentir tudo isso. Fica uma sensação de que o tempo parou.


Uma cidade monocromática que de vez em quando explode em cores. Pontos de cor cruzam a cidade: vespas, trams, carros, bicicletas... É muito interessante esse contraste do neutro estático da arquitetura com o movimento de transporte colorido. Nada mais bucólico que ouvir o barulho de um tram percorrendo os trilhos da cidade. Sem contar o barulho da água nas fontes...


O Duomo é o coração de Milão. É em frente a ele que marcamos nossos encontros. Mesmo depois de 3 anos na cidade, não me canso de fotografá-lo. Querem fachada mais dramática que esta? Olhem a posição das esculturas, a expressão dos rostos - surreal, fantástico. Obra de arte em escala monumental.


Nada como um passeio pelo silencioso Palazzo Brera  - sozinho mesmo. Um lugar que respira história e arte em Milão. Adoro percorrer os corredores de acesso aos ateliês e em seguida passar pelo horto botânico. Muita paz. Fiquei até com vontade de voltar a estudar desenho. Quem sabe um curso por lá no futuro? :)


Detalhe expressivo de uma porta em Brera e um fragmento da Galleria Vittorio Emanuele. Os registros dispensam comentários. Mostram como essa cidade é absurdamente classuda e bonita. Milano quase sempre se mostra assim, discreta. Mas quando quer, ela 'grita' e esfrega na sua cara imagens de tirar o fôlego. 


Já pensaram em sair do trabalho e passear de bicicleta por um castelo? Coisas da vida na Itália. Pode parecer uma coisa 'boba', mas você volta pra casa melhor. A sombra das árvores no gramado do Castello Sforzesco forma um desenho lindo. O Arco della Pace é um dos meus lugares favoritos na cidade. 

Milano 50's!
A cidade é um mix de eclético com modernismo.


Edifícios residenciais cheios de bossa, dividem a atenção com a Torre Velasca, desenhada entre 1950 e 1951 pelo studio italiano BBPR. A construção foi concluída em 1957. Torçam a o nariz. Podem chamá-la de 'esquisita', mas é inegável que ela é sim, um dos grandes símbolos arquitetônicos de Milão.

Descarregando...
Oxigenando...


Descarregando energias em coisas que gosto de fazer como desenhar a mão, pedalar pela cidade, comer (...prazer, sempre!) e fotografar. O sorvete era de maracujá com lampone - muito, mas muito bom! O girassol, fotografei no Horto Botânico de Milão.

Milano te faz mudar, ou melhor, amadurecer. Posso dizer que cresci muito aqui. E para crescer a gente precisa trabalhar, e principalmente sonhar. Continuo trabalhando firme, com vontade, e nunca deixo de sonhar. Muitas vezes me sinto cansado pelo trabalho, pois me cobro muito. Sou perfeccionista. Faço o meu melhor, sempre. Mas quando a gente faz o que gosta, no fim o cansaço 'compensa'. Escrever no blog tem sido difícil. Quando decidi criar um blog antes de vir para a Itália, não pensei em fazer um diário de viagem. Decidi criar um espaço que reunisse assuntos e coisas que sempre me agradaram, com uma linguagem visual cuidadosa, simples. 90% do conteúdo que mostro aqui é produção minha: fotos, textos e montagens. Um simples post as vezes exige 5 horas do meu dia. Demoro, mas é sempre um prazer escrever e compartilhar o que meus olhos vêem.


Graças ao meu trabalho de arquiteto, tive a oportunidade de conhecer lugares magníficos assim aqui na Itália. Colírio para meus olhos. Uma verdadeira overdose de arte, cultura e natureza. Sou muito grato a tudo que a Itália me deu nesses 3 anos de muito esforço. Lembranças para a vida inteira.

Piazza del Duomo, 6pm.


Sou mais um nessa multidão aí em cima. Sigo aqui na minha 'luta' diária. 
...crescendo, aprendendo, trabalhando, sonhando, caindo e levantando. Em frente!
...produzam! ...mexam-se! Como dizia Oscar Niemeyer: 'A vida é um sopro'.

Un buongiorno a tutti!
(+fonte fotos | arquivo pessoal)

3 comentários:

  1. Parabéns pelo post.. compartilho de seus pontos de vista sobre a simplicidade e do bom gosto Italiano! Seus comentàrios sao precisos, e me faz identificar muito com vc, principalmente quando fala sobre o tecido da bolsa Prada que poderia se tornar uma bela almofada.. Vivo uma experiencia similar aqui, e admiro sua força de vontade.. Que vc continue crescendo muito! Lenise

    ResponderExcluir
  2. Lenise, bom saber que você está por aqui, lendo meus textos! Fico feliz em saber que você se identifica com o que escrevo e tudo que mostro aqui. Precisamos tomar um café! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Serà um prazer enorme tomar um café com vc, afinal gostaria muito de conhece-lo pessoalmente, pois me identifico com vc e suas ideias! Vamos marcar agora que chega sua estaçao preferida e que é perfeita para um café! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...