11.8.13

...Paris! Parte 2

Verão Milanês 2013!
Salve-se quem puder.


É assim que me sinto nos 40 graus de Milano...

Muito tempo sem escrever aqui. Em primeiro lugar o calor nesta cidade me desanima a fazer qualquer coisa, até mesmo as que mais gosto, como escrever no blog. Tive a agradável visita do meu primo Bruno, viajei para Firenze a trabalho, e por aí vai... Acho que deveria continuar a contar da viagem à Paris, certo? Então... O meu segundo dia em Paris começou assim...

....Sabem aquele momento em que alguém
 cruza a perna e aparece uma parte da meia?


...esse! Tenho meia de todos os tipos, cores, 
listradas (preferidas), com bolinhas, lisas...
Ontem comprei mais 6 pares de meias assim... vício!

O segundo dia começou em um típico café parisiense - aliás, cafezinho caro! Pedi um café simples, americano, como gosto, acompanhado de croissant > total 8 euros. Juro, não acreditei. A mesma coisa em Milão custa no máximo 1,90 euros. Tudo bem, estamos em Paris, de 'férias' - mas que achei um assalto, achei. Tudo bem, o jeito foi curtir o 'assalto' saboreando o café olhando para o prédio do Ministère de la Culture et de la Communication. Manhã de sol, tranquila. Não tinha pressa de nada. Aliás, esta viagem foi para relaxar, me desconectar da Itália por alguns dias...


Cenas do local do 'crime' - lindo, não?! Interior típico parisiense.
Mesinhas de mármore na calçada + cadeiras de vime.
Ah! Os óculos são Made in China! :)

Ministère de la Culture!


Vale a pena ficar parado alguns minutos para entender este prédio.
Gosto do contraste da arquitetura tradicional com a 'pele' em aço.


E depois do café:
...Louvre!


Caminhando tranquilamente por jardins clássicos assim:
Tudo extremamente impecável, um silêncio, uma paz...


Detalhe da emblemática entrada art noveau do metrô de Paris.
Na sequência, espelhos d'água do Louvre...


Mais gringo, impossível. Não resisti à clássica foto junto
 da pirâmide. Tipo de foto que você leva para a vida toda:
'...aqui, sou eu, na primeira vez que fui ao Louvre...'.


Mais detalhes desta obra de arte que é a entrada do metrô de Paris.
Tudo é tão perfeito nessa cidade... Para onde você olha, tem coisa bonita.

Saint Germain!
Seguindo o roteiro da Leti!

Antes da viagem, pedi à Leti (...amiga, arquiteta, apaixonada por Paris) dicas de alguns lugares interessantes para passear sem compromisso. Leti então fez um roteiro pelas charmosas ruas de Saint Germain. E lá fui eu... Cafés, lojas de design, prédios de deixar babando de tão lindos. Andei sem rumo por toda a região, me surpreendendo a cada esquina. E olhem o tipo de coisa que encontrava nas esquinas:


Prédios residenciais assim! Já começo a imaginar como seria morar numa esquina de Saint Germain, cercado de plantas em uma varanda... Não é o máximo? Gosto da beleza discreta, neutra. Tudo extremamente elegante.


O Gato Félix é uma das minhas (...muitas!) paixões. 
Essa porta, neste tom de azul, ganhou minha atenção. Linda demais!


Conforto visual; esse é o clima da região... tranquilidade, cafés, lojinhas,
gente elegante pedalando pelas ruas... Não dá vontade de sentar e ficar?

...Design Hunter!
Olhar coisa bonita faz bem!


Seguindo as dicas da Leti, caí na The Conran Shop. Muita calma nessa hora; muito controle! Dá vontade de levar tudo mesmo sabendo que muita coisa está absolutamente fora do meu budget. Sofás, cadeiras, tapetes, objetos de design de extremo bom gosto... As fotos acima não negam.


Detalhe classudo da combinação do sofá branco, almofada listrada e tapete persa. Na sequência um estojo super simples, disponível em várias cores e um cartão em madeira natural de boas vindas a um neném!


Mais uma vez o detalhe das poltronas brancas com o tapete e almofadas. Ao lado uma simples (..e caríssima!) mesa em mármore com vaso de rosas. Ah, o vaso de rosas a gente pode ter! :) Um vaso assim deixa qualquer refeição mais saborosa.

Abaixo, sofá e almofadas neutras e centenas de cadeiras expostas
 pelas paredes da loja. Uma verdadeira tentação!


E a caminhada continua...
Clicando fragmentos arquitetônicos... Amo!


Entradinha Art Noveau e uma fachada ondulada...
Meus olhos não deixam passar absolutamente nada.


...do Art Noveau para as curvas geométricas do Art Déco! Linda Porta.
E um homem de camisa vermelha com bolinhas brancas e chapéu!


O requinte arquitetônico francês é 'pazzesco' como se diria aqui na Itália. É realmente incrível a quantidade de detalhes, a perfeição de execução, de conservação... Obras de arte ao livre!

Jardin du Luxembourg!
Na falta da praia....


Fantástico em ver como os gramados dos jardins de Luxembourg estava lotados. Era hora do almoço, todos fazendo picnic, tomando sol, brincando... Um clima muito gostoso. Eu me juntei a eles para comer uma maçã!


As imagens gritam. Harmonia extrema: detalhes nos jardins, vasos, esculturas. Repararam que as cores se casam? O bege da arquitetura, o verde claro do gramado, o céu, o rosa das flores... Fiquei um bom tempo aí absorvendo tudo isso.

...Mais arquitetura!
desta vez, contemporânea.


Fachada do Institut du Monde Arabe, projeto arquitetônico de Jean Nouvel.

Outside and Inside.
Detalhe da fachada metálica.


Apesar das aberturas não estarem funcionando como deveriam, ao menos cumprem perfeitamente a função estética que dá uma identidade forte ao edifício. Pareço um doido visitando prédios assim. Fico olhando quinas, me ajoelho para fotografar detalhes... Quem não sabe que sou arquiteto, provavelmente deve achar que sou louco.

Estão cansados?
Eu não. Segui em frente!


Notre Dame! Tiro o meu chapéu para as centenas de turistas que faziam uma fila gigante para entrar na catedral debaixo de um calor de 50 graus. Eu me contentei com a parte externa e com as sandálias da humildade nos pés digo: igrejas lindas, que te emocionam, como as italianas não existem!

...Pompidou!
Poderia ficar um dia inteiro
sentado na frente deste prédio...


Adoro o contraste do Pompidou com o entorno. Realmente fantástico!

Depois do Pompidou eu tive que apertar o passo, afinal era sexta-feira, último dia de trabalho do meu amigo Corentin - que estava de malas prontas para trocar Paris pelo Rio de Janeiro. Nos encontraríamos com seus amigos de trabalho, todos jornalistas, em um bar. Saí correndo...


...No caminho de casa, mais um click!

Bye Bye Corentin!


E esse aí é o Corentin, com sua camisa dos Beatles e
 o chapéu de palha, já entrando no clima do Rio.

Muitos shots!


Imaginem um francês que mal bebe uma taça vinho > Corentin.
Agora imagem esta pessoa tomando shots a noite inteira!! :)
...Isso sim foi uma despedida de Paris!

Eu disse...
Muitos shots!!


Ok. Um dia que começou maravilhosamente bem no Louvre e pelas ruas de Saint Germain terminou tarde, pela fria madrugada de Paris (...esfriou!). Corentin seguiu com as despedidas, mas eu voltei para casa para dormir. Andei muito. No dia seguinte estava programada a visita à Villa Savoye, um clássico de Le Corbusier. Precisava descansar. Deixo um fragmento do dia seguinte em Paris, assim vocês se animam de voltar aqui no blog para conferir o resto da viagem.


Ciao a tutti!
(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

2 comentários:

  1. Felipe, estou indo a Paris mes que vem para a Batimat. Adorei suas dicas e seus cliques como sempre. Estou louca pra ver tudo isso in locu. Na volta te conto ok? Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Ione, obrigado pela visita! Vou continuar os posts de Paris, começando pela Villa Savoye. Não deixe de visitar! Beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...