20.10.12

Meus 6.4m² em Milão!

Tutto bianco! Welcome to my world.

Sim, o meu espaço em Milano tem apenas 6.4m²! E é o suficiente para dormir, descansar, guardar minhas coisas e certamente sonhar (...muito!). Muitas vezes me questiono sobre a famosa frase de Mies Van der Rohe 'Menos é Mais' - será que é verdade mesmo? Eu prefiro achar o equilíbrio entre 'Less AND More'! É impossível viver feliz em um espaço 100% minimalista. Também não me agrada viver em uma caverna repleta de quinquilharias. Como um bom libriano, eu gosto do equilíbrio. Gosto de branco, de ar, de pé direito alto. Recebi mil elogios ao soltar estas fotos no meu Facebook - sinal de que realizo bem minha profissão. Mas se vocês repararem, este espaço é convidativo pois cada peça tem um valor dentro do contexto. Nada está ali ao acaso. Quando temos um espaço muito pequeno, cada detalhe conta ponto. Outro fator interessante é a iluminação. Luz muda tudo! Chega de papo - ...Benvenuti ragazzi!

O novo integrante da casa:
...Francesco!

Cama de ferro, roupa de cama branca, cortinas brancas até o pavimento, cadeira de criado mudo, piso de tacos, e o novo integrante do apartamento: 
o cão Francesco Asgari Bento Carlucci Bastos!

...Lembrando que o 'Puppy' foi desenhado
 por Eero Aarnio na década de 60!
Hoje é produzido pela italiana Magis.


Cestos de vime, apoiados no chão, acomodam objetos decorativos. No dia a dia acabo jogando ali o que acho pelo caminho... O sapato é pura figuração para a foto. Não ficou bom? O globo eu achei num brechó em Londres.

The bed.
...have good dreams!


Já tinha falado aqui que essa cama tinha sido paixão à primeira vista!
Ela não precisou de muito... Lençóis e almofadas brancas. Basta!

My desk is my Castle!
Era uma vez uma mesa...

Arara de roupas, minha mesa repleta de objetos, minha luminária Tolomeo inseparável, quadro com abecedário (Ikea), calendário Enzo Mari e ao fundo a varanda com a minha bicicleta - sentiram a complexidade do espaço? :)

...di tutto un po'!
Fé, objetos de design, livros, brinquedos...

Preto velho, Vovó, Pinocchio, Gato felix, Miniatura de carro e cadeiras, vasos de alecrim, bule que trouxe do Design Museum, canetas, luminária, livros, manequins, fotografia... Um ponto concentrado de informação dentro da tranquilidade do branco. Less and MORE! Extensão do meu corpo.

MORE! Much more...
Perfume, creme de barbear, relógio...


Embalagem sempre me chamou a atenção... Produto tem que ser bom e bonito! Faço questão de exibir os produtos que uso misturados aos meus objetos de design preferidos. A miniatura da Eames Lounge Chair quebrou! :(

On the wall...
pouca coisa.


Sou adepto dos quadros apoiados, recostados - SOLTOS! Enjoou, tira de circulação. Criei coragem e furei a parede! Tenso... Mas aqui não tenho onde apoiar e recostar nada. A solução foi pendurar. Sou apaixonado por tipografia...

Iluminação:
 O elemento que valoriza o espaço.

 Contraste: o pendente da Muuto em harmonia
com a sanca e o teto trabalhado em gesso.


São apenas 2 ponto de iluminação: o pendente e a Tolomeo. Pode parecer escuro pelas fotos, mas é suficiente diante do tamanho do quarto. Não sinto falta do tradicional ponto central no teto. O clima é de aconchego. Dá vontade de ficar aqui dentro! Ainda mais agora com o frio...


Hora de fechar a porta da varanda...


...fechar o computador e começar a me acolher na cama.
Não estou expulsando vocês! Podem ficar...

Ah! E antes de dormir, preciso mostrar uma coisa:


Presentaço de aniversário! O bollitore da Alessi 
com design de Michael Graves, 1985! 


Lembram da minha miniatura? No natal do ano passado me dei a miniatura, sonhando sempre em ter o objeto em tamanho real. Clarice Cassou, Arthur Carlucci, Neshat Asgari, Claudia Azzolin, Alberto Carboni, Viliane Turatti, Erlin Rrapaj e Luís Felipe Bento realizaram o sonho. MUITO OBRIGADO!

Hora de dormir!


...e de manhã cedo, pegar minha bicicleta na varanda e sair pedalando por Milão, como faço sempre. Um super obrigado a todos que visitam meu blog. Espero ter inspirado vocês com meu pequeno espaço. 

Grande abraço e um ótimo domingo!
(+fonte fotos | arquivo pessoal)

3 comentários:

  1. Olá Felipe. Já tinha dado umas voltas por aqui, mas hoje decidi deixar um comentário. Gostei muito do teu quarto e da forma sensível como te expressas. E a Norma ali em baixo no monitor no dia do teu aniversário é a "minha" Norma? Sim, minha porque ela ficou em minha casa quando visitou Portugal. Adorei conhecer o casal maravilha. Oh saudades! E já agora, parabéns atrasados! Também faço anos este mês, no dia 25. Tá quase... 40 e já cheia de cabelos brancos! Já visitei Milão também. Cidade de uma correspondente amiga, fiquei com ela e com a família por uma semana e daí partimos para vários locais. Itália foi sem dúvida o país que mais gostei de conhcer. Parabéns por tudo aí. Beijos de Portugal.

    ResponderExcluir
  2. Olá de novo. A Norma de quem falei é a mãe do Gabriel, que também está em Milão. O teu blog figura na lista de blogs do Jeito Simpels de Ser, o blog dela. E quando cá esteve em Portugal, falou-me de ti. Ou será que entrei na casa errada? Ups... Beijos e risos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog e o seu cantinho!
    Adoro pessoas que são atentas aos detalhes, à composição e que conseguem admirar e apreciar os objetos bem feitos!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...