28.10.12

90's are back!

Concordo com a frase do poster da Nike!

Esta década maravilhosa está sendo revisitada (...e explorada!) em todas as manifestações artísticas - principalmente na música, moda e design. E quem sou eu para fazer uma retrospectiva de anos tão importantes! Nem é o foco do meu blog - prefiro fazer um recorte no que me interessa, no que me inspira a reviver aquele tempo e a criar algo em cima disso. Eu era uma criança de 10 anos em 1990, mas me lembro perfeitamente de já ter um certo 'senso estético', principalmente relacionado a arquitetura e interiores. Sempre tive uma conexão muito forte com o universo 'visual' e imagens ficaram cravadas na minha memória até hoje. Preparem-se, pois eu vou desenterrar o maravilhoso início dos anos 90 aqui neste post!

Modernidade!
 Ícones do início dos 90's.


Curso de datilografia? Que atraso! A moda era fazer um curso de informática! Tenho certeza que você tinha uma vizinha muambeira que voltava do Paraguai com um telefone em forma de hamburguer! A jaquetinha jeans clara foi uma febre, assim como o relógio Cassio dourado. Vinil, vitrola? A modernidade exigia espaços amplos, cleans! E quando a fita K7 embolava, a boa caneta BIC estava sempre por perto para ajudar... Adoro esses objetos reunidos!

...ice, ice, baby!


Para falar de 1990, deixem rolando esse som...
O vídeo é um resumo do ínicio dos 90: 
grafite, fluor, cortes de cabelo exóticos...

Neon, Fluor...

Os 90's chegaram com muito fluor e neon, talvez resquícios da era 'disco' dos 70 e dos clubes bregas dos 80's. Chegamos com fluor e CD's! Ciao discos de vinil (...que coisa mais ultrapassada!). Compact disk era status de modernidade. E tinham aqueles saudosistas que choravam pela perda dos famosos encartes dos discos de vinil, não é mesmo? ...Do ponto de vista artístico-gráfico, realmente perdemos muito. Mas e aí? Eu tenho certeza absoluta que você tinha algum objeto ou uma peça de roupa fluor no seu armário. Sem contar aquele jeans clarinho, quase desbotado, e os Nike's e Reebok's de cano longo gigantes! Yes, 90's! This is how we do it, baby...


Eu tive este óculos com hastes verde fluor! Não podia faltar uma viseira na praia... Pochete é um clássico dos 90! Quem nunca brincou com a 'mola-maluca'? Os tênis de cano longo, super discretos, viraram febre! A Nike relançou neste ano o Nike Air Max 90! Confesso que adoro o modelo...

...cause we like to party!


Vejam o vídeo 'Party' de Beyonce, de 2011, e todas as referências estéticas
dos 90's... Sem contar o beat da música, super característico do início dos 90.

 Um carnaval de neon...
Vira Virou, a Mocidade Chegou!


Chegou, com uma (r)evolução estética também no carnaval carioca em 1990.
O mundo do samba se rendeu ao desfile revolucionário da Mocidade.
Foi dado ali o passo que mudaria o rumo (estético) do carnaval.
Responsável: o grande artista Renato Lage.

Na TV internacional...
seriados e filmes ditavam o que vestir.

Beverly Hills 90210 é muito anos 90!
Reparem nos cortes de cabelo e nas roupas...

Ghost Movie!
foi também uma aula de interiores...

Demi Moore, clean - a cara do Soho.
Whoopi Goldberg, street - a cara do Harlem.
Patrick Swayze - do outro lado da vida...

Na TV nacional...

Nos interiores residenciais tivemos a infeliz idéia do 'bar'. Não bastava apenas apoiar garrafas em uma bandeja sobre um móvel bonito ou prateleira - você precisava ter um bar, com balcão, banquetas, espelhos... E eu me lembro de muitas salas minúsculas que tinham um bar - e a pessoa mal conseguia passar atrás do balcão para servir as bebidas. Pura influência das novelas... Quem nunca viu a clássica cena onde o rico poderoso chega em casa depois de um dia de trabalho e diz à empregada: '...prepara meu drink'. Num mundo sem eventos como "Casa Cor", novelas serviam como 'termômetro' de interiores no Brasil. As pessoas sonhavam ter uma casa como a dos ricos nas novelas.... puro cenário!

Uma década de misturas!
Os atores aqui, são colagens, meros coadjuvantes...

Ok Fábio Assunção, sai da frente, que quero ver o cenário atrás de você! A mansão de 'meu bem, meu mal' misturava móveis clássicos, piso xadrez e telas contemporâneas. Clássico x contemporâneo! Era esse o espírito dos 90.

A casa de Ana, em 'Barriga de Aluguel', trazia muita integração de espaços com paredes em tijolos de vidro, cores pastéis e objetos 'de design'. Influência nítida do loft do filme Ghost, o qual eu já fiz um post especial aqui no blog.

A sala de Tony Ramos em 'Rainha da Sucata' era bastante clean, para quem tinha acabado de sair dos anos 80 - concordam? Móveis de escritório com design limpo, muita luz natural e plantas no fundo. Já fiz também um post sobre o escritório dos poderosos... Lembram?

Ok, chega de novela!
...e as nossas casas?


Uma breguice sem fim!

A década começou meio 'desgovernada'... Muita coisa dos anos 80, com uma cara 'moderna'. O terrível bar de laca e espelhos, muitas vezes tinha companhia do rattan. Uma bela samambaia pendurada não podia faltar! Almofadas de cetim e a presença do dourado (...riquezaaaaa!). Telefone sem fio era 'luxo'. Fitas de vídeo faziam parte da decoração em móveis planejados. E atire a primeira pedra nas andorinhas azuis de cerâmica quem não concorda comigo!

 Tenho certeza que você achava isso legal...

E já que o assunto é breguice e bar...


Peçam para a 'Zilda' preparar o drink aí e vamos curtir uma fossa juntos!
Reparem nas arandelas triangulares na parede... clássicos dos 90's!

...e agora vamos animar um pouco o astral:
Listen to your heart!


Um 'show' de figurinos, dança, cores, efeitos especiais...
Sonia abusou de cromaquis e estourou nas pistas.

I love POP!
pop art, pop trash music, popcorn...

Em 1990, Roy Lichtenstein pintou uma série de quadros
 chamados 'living room'... Reparem na composição dos ambientes:

Molduras clássicas com móveis de 'design',
cortina de tecido com persianas horizontais...

O famoso sofá em 'L', apenas uma parede com cor...
Roy realmente pintou os interiores dos anos 90!

Cores Primárias e Geometria:
...em todos os lugares!


Clássicos do design roubam a cena, como a cadeira desenhada por Mackintosh em 1902. Em 1990, o americano Michael Graves desenha uma chaleira para a Target, com detalhes em cores primárias, seguindo o seu estilo 'Alessi'. 'Meu primeiro gradiente' e a embalagem da L'Oreal seguem na onda 'Mondrian'.
(As canetas Lamy's Safari em cores primárias são clássicas!)

E falando em POP... 

Someday...
some, some, someday! 



Mariah Carey anda hoje de cabelos lisos, mas não pode nega suas raízes...
 Surge (...descabelada e com uma calça jeans acima do umbigo)
com sucesso no cenário pop em 1990 e nunca mais sai de cena.

...e no Design?
O que foi criado?!


A luminária Ucelino (1) de Ingo Maurer é fantástica, 1992! Philippe Starck lançou pela Alessi, em 1990, a chaleira 'Hot Beerta' (2) e o famoso espremedor (3) de frutas. Pela Flos, ele lançou a luminária 'Miss Sissi' (4) em 1991. O acendedor automático (5) com forma 'estranha' foi obra de Guido Venturini, em 1993, para a Alessi. Já a cadeira (6), é obra de Marcello Morandini.


A 'Birdchaise' (1) é obra de Tom Dixon, para a Cappellini, em 1990. Em 1994 nasce uma menina: Anna G, por Alessandro Mendini, para a Alessi. O armário de parede em forma de cruz (3) é de Thomas Eriksson, para a Cappellini, 1992. A luminária de piso com formas orgânicas em vidro (4) é de Ferruccio Laviani, 1992, Foscarini. O carrinho azul (5) é de Antonio Critterio, Kartell, 1991. O 'Merdolino' (6) é uma escova para vasos sanitários - Stefano Giovannoni, 1993.



Dr. No chair, de Philippe Starck, para a Kartell.
Desenho inovador, resistente a variação de temperaturas,
pode ser empilhada em até 4 unidades.

E envolvido nesta vibe dos anos 90...
...porque não me dar um grande clássico dos 90?



Me dei de presente o espremedor do Starck!
Depois de mil pessoas me falarem: 'Não compra! Não funciona!'.
Eu comprei! E digo: yes, it works! ...Linguarudos!

No alto, a foto oficial do produto.
Abaixo, ele na minha mão!
Em produção pela Alessi há 22 anos!

Fechando com r&b!
This is how we do it, baby...

...e para fechar o post com chave de ouro, deixo vocês
com VanJess - duas meninas de 20 anos que cantam
um medley só com o melhor do r&b dos anos 90! ...Demais!


Fiquei submerso na atmosfera 90's por 1 semana para produzir este post.
Espero que tenham gostado deste grande 'revival'.
Adoro o início dos 90's! Depois a coisa ficou meio chata...

Ciao! Um ótimo domingo...
(+fonte fotos | google images + arquivo pessoal)

3 comentários:

  1. Felipe
    Que delicia reviver a década de 90.
    Tive momentos maravilhosos!
    Passou um filme em minha cabeça
    com estas imagens!Recordar é viver
    sempre! Amei o post,lindo domingo,bjkas

    ResponderExcluir
  2. Felipe, rapaz faz um tempinho que eu não entro aqui.. e comi todo o blog de novo hehehe... adorei esse post... deixa-me reproduzi-lo no meu bloguinho, por favor??? Com os devidos crédito claro!!

    vaolivre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. obrigado Felipe, já repostei no meu blog com os devidos créditos e links, obrigado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...