21.10.12

Making of - Garden Party!

Desde o início eu tinha pensado em flores amarelas...

Toda grande festa tem um começo no momento em que escolhemos uma data e fazemos a lista de convidados. A partir daí, só quem está envolvido é que sabe o trabalho complexo que é! Eu sou daqueles que nem dorme direito. Passo o dia pensando o que fazer, como fazer, como arrumar, o que oferecer... E a partir do momento em que se escolhe um tema, as coisas parecem que dobram de responsabilidade. Nesta festa não foi diferente. E claro, seria impossível fazer tudo sozinho. Ainda bem que tenho grandes amigos em Milão, que me ajudaram muito a realizar este evento. Vamos por partes?

 1, 2, testando... | Mesa das saladas com vários vasos.

Como vocês bem sabem o tema da festa foi 'jardim'. A partir daí uma série de elementos relacionados ao tema ocuparam minha cabeça. Veio a idéia de servir drinks em regadores de plantas; servir toda a comida em vasos plásticos de plantas... Tive a idéia de fazer uma mesa com comida natural - basicamente saladas e legumes + pastinhas lights + pães integrais - que acabei chamando de 'green table'. Ao mesmo tempo pensei de fazer um segundo ambiente, com todas aquelas 'tranqueiras' que gostamos de comer, como cachorro-quente e petiscos. Chamei espaço de 'junky yard'. Faltava pensar nos doces... Foi quando a Viliane me mostrou uma imagem de doces que pareciam pequenas mudas de plantas. Pronto! Fechei o terceiro espaço que acabei batizando de 'vivaio' (...palavra em italiano, que significa 'viveiro').

 Teste da 'mesa' no fim de semana anterior à festa. 
Os vasos de plástico receberiam as comidas... Original, não?
(...detalhe das ferramentas de jardim...)

Comecei a pesquisar referências de festas de jardim e adorei a idéia dos quadros-negros apoiados sobre as mesas. Fui bem prático: baixei uma fonte que parecia um 'giz' e escrevi em branco sobre o fundo verde escuro. Comprei porta-retratos bem baratos com moldura em madeira natural, imprimi os nomes e pronto! Os quadros estavam perfeitos! Fiz também um quadro e pendurei na porta da nossa geladeira com um íman atrás: bellissimo!

No alto, o file que produzi: fundo verde escuro e escrita em branco. 
Depois o resultado final: a impressão dentro do porta-retrato de madeira.

Nossa geladeira com o quadro-negro preso a um íman!
'Garden's treasure inside' - That's true!

Lis-tras!
...são sempre bem vindas!


O tecido listrado verde e branco é da Ikea, e é vendido a peso. 
1 metro e meio foi suficiente para fazer a mesa de saladas + bar.

E claro que o convite da festa tinha que estar 'linkado' com a ornamentação... Listras no convite também! Ah, e o '32' em Helvetica também não foi escrito em preto à toa. No fim do post vocês vão entender tudo! :)

Cheap and Chic!
Sempre.

Uma dica legal para quem quer fazer uma mesa a baixo custo é usar garrafas de vidro de coca-cola como 'vaso' de flores. Aí você me pergunta: '...posso usar a garrafinha de plástico?'. Resposta: NÃO! Não funciona... Tem que ser a de vidro, e de preferência a garrafinha pequena ou média.  Outro detalhe legal foi usar ferramentas de jardim para pegar as saladas de folhas e a maionese! Tem que 'vestir' o tema da festa! Já dizia Charles Eames: 'The details are not the details. They make the design'.

A foto acima é da 'spring party' que organizei em março deste ano.

Como temos um grande terraço, pudemos criar vários 'micro ambientes', que incluiam 2 áreas de lounge com pallets. Sobre os pallets, as nossas almofadas do sofá! As plantas completaram a ornamentação. Ah! Espetei incensos de lavanda nos vasos das plantas do terraço... Aquele cheiro suave tomou conta do espaço e como estávamos a céu aberto, não encomodou ninguém.

 Almofada sobre a cadeira, lanternas emprestadas pela Claudia (...grazie!) 
e o quadro do nosso 'junky yard' sobre a mesa de vime!

'Como posso te ajudar, Felipe?'
...descascando batatas!!

Amigo que é amigo descasca batatas! Aliás, descasca muuuuuuitas batatas! Não posso deixar de agradecer à Claudia, Neshat e Viliane por todas as batatas e cenouras descascadas e picadas! Claro, que todo serviço acompanhado de um bom vinhozinho tinto pois aqui na Itália já está muito frio...

No detalhe, Neshat e Viliane em ação!
Descasquem batata, minha gente!

E enquanto isso...
Clarice e os doces!


Enquanto organizávamos o espaço na sexta-feira à noite, 
Clarice cuidava sozinha das tortas e de todos os doces... 

> Game Over...
Amanhã a gente continua.

Claudia dormindo no nosso sofá, na véspera da festa,
depois de descascar milhões de batatas! Descanso merecido!

Previsão do Tempo: Chuva!
Momentos de muita tensão...

Contando com o terraço a céu aberto, uma previsão de chuva foi no mínimo frustrante. Não dava para lamentar - tive que agir. Comprei plásticos de 5x2m e chamei o Arthur e o Erlind para me ajudar a grampeá-los na madeira do pergolado. Que tensão! O plástico não foi suficiente... Grande parte do terraço ainda tinha ficado descoberta. Na manhã de sábado, o Luís (...flatmate!) saiu de casa para comprar mais plástico para terminar de cobrir o terraço. Foi quando uma grande rajada de vento simplesmente ARRANCOU o que já estava preso. Conseguem imaginar a minha cara de desespero? Imaginem o trabalho de uma noite, simplesmente levado pelo vento... Respirei fundo, olhei para o céu e pedi: Chuva não!!! ...Joguei na mão de Deus.

...e o vento levou!
Parecia cena de filme.

Nas fotos acima, eu (...de branco) + Erlind pregando o plástico, felizes!
No dia seguinte, o vento levou tudo! E para completar, o grampeador quebrou!

 16:00h...

Há 2 horas da festa a casa ainda estava um caos! Faltava muita coisa para cozinhar. A mesa interna? Hahahaha. As horas voavam assim como os plásticos que tínhamos pregado lá fora. Foi quando Claudia resolveu fazer um vídeo, que mostra a gente tentando abrir espaço na mesa da cozinha até mesmo para poder almoçar! Mesmo no desespero, em atraso, fiz questão de montar uma mesa agradável, e não comer entre mil panelas e coisas espalhadas sobre a mesma. Dêem um desconto nas nossas caras... Todo mundo desarrumado, com cara de tenso! As meninas vão me matar por postar essa foto do almoço... Mas registro é registro! Massa deliciosa feita pela Neshat.

 Eu e toda minha calma externa... Por dentro um vulcão de tensão pronto a soltar lavas fumegantes de desespero! Adorei o resultado do terraço.

Últimos momentos antes da festa...
Uma boa massa é sempre bem-vinda!

Às 17hda tarde ainda não tínhamos som!
...Liga para o 'super-homem'!


Alberto Carboni, meu amigo sardo, sempre pronto para ajudar!
'...Alberto, não temos som! Tem como você conseguir caixas de som?!'.

Ok, tudo pronto. Prontos para ver o resultado final?
...os convidados começam a chegar!


Lembram do '32' que eu falei lá em cima? Então... Se é para revelar a idade, que seja então impressa em formato A0, e em Helvetica Neue Bold - claro! A inspiração veio do consagrado calendário do Enzo Mari que eu postei há pouco tempo aqui no Blog. Reparem que eu não colei a parte de baixo dos números - a idéia era essa mesmo: folhas soltas, como um calendário - gostaram? Vamos dar um zoom nesta mesa? Engulam a saliva agora...

Tudo servido dentro de vasos de plástico! O prato de plástico retangular, geralmente usado embaixo de jardineiras serviu de apoio para torradas. Olhem as garrafas de coca-cola aí no detalhe! Entre um vaso e outro, 'montinhos' de cenouras, berinjelas e muitas velas. Ah, pastinha de ricota com gorgonzola!

< repararam nas flores amarelas ali nas garrafas? >

>Receita:

2 potes de ricota de 250g
150g de gorgonzola
Sal, Azeite, Orégano
Pimenta em pó.

Não tem mistério nenhum...
Junte a ricota com o gorgonzola e forme uma pasta uniforme.
Regue a pasta com azeite para deixá-la mais 'molhada'.
Adicione sal, um pouco de pimenta em pó e orégano.
Saudável e delicioso - eu garanto!

A prova de que estava muito bom são os convidados se servindo...
Éramos em 50 pessoas no total! Casa lotada! E não choveu!!

La dolce vita...
Tiro meu chapéu para Clarice Cassou!

E esse era o meu 'vivaio' com pequenos cupcakes com uma cobertura que lembrava 'terra', como se fossem pequenas mudas de plantas. Cada um tinha uma semente! Clarice também fez outros que tinham pequenas cenouras! 

Além de tudo lindo - delicioso!!

Moça prendada... :)
Depois de fazer todos esses doces, Clarice ainda teve
 tempo de fazer 'unhas temáticas' para a festa! #floral


Espero que tenham gostado do 'making of' do meu aniversário!
Deu trabalho, mas foi muito gostoso o processo. 
Como falei, uma festa para 'cultivar' amizades!

No próximo post sobre a festa, os convidados e o meu jardim!
Continuem acompanhando o meu Disegno à Milanesa.

Grazie Mille!!
(+fonte fotos | arquivo pessoal)

3 comentários:

  1. Adorei o tema da festa Felipe, uma grande farra mesmo, ficou tudo muito bonito!!! fiquei curiosa para saber o que fez com as batatas descascadas, vc levou ao forno para fazer petiscos? Adorei a decoração, este apê com jardim vai acabar te fazendo ficar mais tempo em Milão!!!
    Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    Aproveitando a visita quero te convidar para um sorteio super legal no blog com direito a um vale presente de até R$ 100,00 na loja Boutique de Achados. As inscrições vão até o dia 22/10, não perca tá? O link do Sorteio:
    http://www.arquitrecos.com/2012/10/sorteio-arquitrecos-e-boutique-de.html
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. tutto cosi carino, specialmente il video :)
    ottima ideia "giardinaggio in cucina" le botiglitte
    di coca-cola con dei fiori meritano 10 e lode
    cumplimenti. Auguri per i tuoi 32 anni.
    ciao

    ResponderExcluir
  3. Felipe o seu blog é um colírio!! Tão lindo, tão criativo, tão caprichoso, tão, tão...
    Adoro o jeito sofisticado porém despretencioso, que você tem para mostrar os seus projetos. Sua festa deve ter sido linda!Voltarei para ver a continuação dela :-) Parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...