31.7.12

Ciao Venezia (2)!

No alto, eu e meu amigo Gustavo, mascarados! No detalhe, o 'mascarado',
personagem da novela 'A Viagem' exibida pela Rede Globo em 1994.
(...confesso que estou muito noveleiro neste post!).

Blog cheio de poeira, teias de aranha... Vergonhoso! Mas por aqui é verão, um calor insuportável e as mudanças na minha vida seguem a todo vapor. Eu sei que vocês me perdoam! Está muito difícil me dedicar ao blog do jeito que gosto. Demoro a vir, mas quando venho, deixo um post bem especial. Aproveitei o verão para viajar um pouco e voltar em uma das minhas cidades favoritas na Itália: Veneza! Quem já foi lá, entende o 'espírito veneziano' que mostrarei aqui. E quem ainda não teve a oportunidade de conhecê-la, fica aqui o meu convite, meu texto e minhas imagens transbordando 'venezianità'. Um lugar realmente muito especial, único no mundo! Vêm comigo na gôndola (...Opa! Com calma, senão ela vira!!) - Vamos dar uma voltinha pela bella Venezia...

...e a primeira vez em Veneza
a gente nunca esquece!

E a primeira vez que pisei por lá foi em 2010, no outono,
 na super companhia de Juliana Pan, visitando a Bienal...

Olhem a Ju aí, de Dubai diretamente para Veneza...

Junte à Veneza uma amizade de quase 20 anos e um céu muito azul... Diversão na certa! Estive em Veneza com o Gustavo, um grande amigo dos meus tempos da escola. Foi a primeira vez dele na cidade... (...cada minuto era um flash!). E não sei porque, mas Veneza me faz pensar na vida... Talvez por ter sido o 'palco' das minhas gerações passadas... Gosto de parar e ficar olhando pra ela, imaginando como deve ter sido viver naquele lugar quando ainda não existia esse boom turístico. Arquitetonicamente falando, é de cair o queixo. Você se pergunta a todo tempo: Como? - Como construíram isso? Como trouxeram todo esse material de construção até aqui? Como conseguiram chegar nesta altura, com essa perfeição? ...como esse lugar é lindo.

Veneza tem vida...
Cor própria!

Tons de terracota, verde musgo, oliva...
Verde água, turquesa, azul petróleo...

 Tons de azul, cinza, dourado... E eu, como sempre,
sem me separar do meu material de desenho nas viagens...

 Veneza tem também:
...mistééééério!

Saudosa Dona Milú (...de onde eu desenterrei isso?) da novela
 Tieta tinha toda a razão! O que não falta é mistééério em Veneza.

...vai dizer que não tem curiosidade de saber quem
conviveu com essas paredes centenárias no passado?

e por trás das máscaras...

Momento de pausa para uma cervejinha olhando
 esta paisagem lindíssima, sem máscara... Veneza 40°C!

Tem mistério mesmo. É só se afastar do eixo turístico e 'mergulhar' nas vielas estreitas mais residenciais para sentir um silêncio absoluto: roupas balançando com o vento, secando nos varais; o barulho da água batendo nas paredes que resistem fortes ao tempo; vem logo uma paz... As máscaras simbolizam bem esse 'mistério' de Veneza, e elas estão em todos os lugares da cidade. Entramos no espítrito veneziano, acabamos comprando máscaras bem tradicionais e saímos por lá fazendo fotos. E não é que ficaram ótimas? :) ...Se Firenze tem vocação para a arte, acho que Veneza divide a vocação 'romântica' com Verona... Cidades que inspiram histórias de amor de filmes, novelas, livros... No fundo você sempre pensa que vai voltar ali algum dia com o amor da sua vida, para fazer todas aquelas fotos clichês nas gôndolas, tomar vinho, comer uma boa massa...


E já que falamos de romantismo e
 casais apaixonados...

Uma pausa para homenagear o aniversário de casamento dos meus pais! 34 anos de casados, muito bem lembrados por mim, com uma fotografia que levei para Veneza. Casal bonito, não? Parabéns!!

Luxury Venetian Interiors...


Como isso aqui é um blog de interiores, arquitetura e design, deixo a dica para quem se interessa pelo assunto, em visitar o luxuoso hotel Palazzina Grassi, com interiores assinados por Phillip Starck. Estive por lá conferindo os ambientes em 2010... Os interiores são carregados de simbolismos: espelhos venezianos; lustres de murano; máscaras estampadas em luminárias, móveis e carpetes... Uma mistura de contemporâneo com tradicional (...com um pouco de exagero, devo confessar!) - mas é bem interessante a mistura. Vale a pena passar por lá e conferir... Deixo algumas fotos para vocês.

No alto o bar, com lustres de Murano em formas aquáticas + vista para o canal. Uma das suítes, branca e prata, com um mega espelho veneziano.

Gosto bastante deste canto com a bergère e luminária
com uma máscara típica estilizada preta...

No detalhe, a máscara da luminária.

E para fechar o post com mais novela...
Quem não se lembra quando Helena conheceu o arquiteto Atílio em Veneza!

Atílio, Helena e Maria Eduarda caminhando por Veneza...
Deixo o vídeo para vocês relembrarem...

Grande abraço a todos que passam por aqui... Ciao!
(+fonte fotos | arquivo pessoal + google images)

3 comentários:

  1. Oi Felipe!!!! Que saudades me deu de Venezaaaaa!!! Uma pena que eu tenha passado tão rapidamente pela cidade, mas certamente foi um lugar marcante e que rendeu muitas fotos lindas!!! Grande abraço e aproveita muito esta terra por mim. Meu próximo alvo é a Costa Amalfitana, quero muito ir a Positano!!! Grande abraço e quando retornar ao Rio vou por lá para você me dar as dicas sobre a Lapa!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  2. Hei menino! Foi pela Carlinha aí cima q cheguei em vc! Estou ansiosa pelas novidades da sua mudança! Q seja um belo e gostoso recomeço!

    Sou louca por conhecer Veneza e a Costa Amalfitana - juro q não estou copiando a Carla, hehehe. Qdo morei em São Paulo, habitamos um resort residencial chamado Villa Amalfi, inspirado justamente na costa escarpada Amalfitana! As origens da família materna de meu marido, tb é desta região!

    Amei as fotinhos!

    Beijos,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Filipe
    Linda Veneza,amei ver através dos seus olhos!
    um casal lindíssimo mesmo,desejo aos seus pais mas muitas historias e muito amor,bom domingo,bjkas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...