7.7.12

Estudando na Itália...

Eu, me deliciando com uma pasta no intervalo
dos estudos na casa do amigo italiano Claudio.

Afastado do Politecnico di Milano há quase 2 meses por conta do novo emprego, bateu uma certa nostalgia. Segunda-feira passei o dia inteiro na biblioteca estudando para os exames de julho: um silêncio, uma paz. Todo mundo lendo, escrevendo... Parei para pensar que aproveitei muito pouco essa atmosfera universitária na Itália. Adoraria ter tido mais tempo para me dedicar aos estudos assim. Desde que pisei neste país tive que dividir sempre as preocupações universitárias com emprego e uma forma de fazer surgir Euros na minha vida. Já são quase 2 anos por aqui - 2 anos loucos, de muita correria e certamente muito esforço.

'Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou;
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...'.
Tempo perdido, Legião Urbana.

Fragmentos | Os grandes mestres do design italiano em banners pendurados no saguão do campus de Bovisa. Armários no corredor! Detalhe do poste vermelho do campus de engenharia e a minha inseparável Lamy amarela.

Ainda lembro do primeiro dia em que cheguei ali no Campus de Bovisa. Achei aquilo o máximo! Estudei 6 anos na UFF (Universidade Federal Fluminense) e me acostumei com as instalações do ensino público brasileiro. Chegar no Politecnico di Milano, foi como chegar em Harvard - Wow! Tudo super bem cuidado, impecável em todos os sentidos. Maquetaria? Um sonho. Laboratório de fotografia, biblioteca farta, jardins, jardins e jardins, para se jogar na grama no intervalo e esquecer da vida... Sem contar aqueles armários no corredor para guardar livros! SEMPRE quis estudar num lugar assim, como nos filmes americanos.

 Essa aí é a Gabi, amiga brasileira do curso, segurando
uma das palavras-chave do nosso projeto: fuga!

Largar toda uma vida no Brasil para estudar aqui foi um desafio. Principalmente em relação à língua italiana, que eu dominava muito pouco (...ou quase nada!). Desafio número um: com 2 semanas de Itália, tivemos que apresentar uma pesquisa individual para a turma, lá na frente, com microfone e em italiano, claro! Já imaginaram a dor de barriga? O suor escorrendo, a boca seca, as noites mal dormidas? Deus do céu. Coração a mil! Mas foi... Consegui. E olha que não fiz feio. E assim foi o início do curso, aos trancos e barrancos, o italiano ia saindo... E tinham horas que misturava tudo: inglês, português e italiano. Di tutto un po'!

O símbolo maior de Milano e eu na Bienal de Veneza em 2010.

Sempre me forçei também a falar mais com os italianos do que com os outros estrangeiros. Trabalhos de grupo? Com italianos, sempre. E paralelo aos trabalhos, amizades foram surgindo e de certa forma, convites para eventos fora Politecnico também. Conheci grandes pessoas, super gentis, prestativas e acima de tudo: talentosíssimas. Verdade! Aprendi muito com eles e acredito que aprenderam muito comigo também. Trabalhar em grupo é sempre difícil, em línguas diversas então... Fizemos grandes projetos e nos divertimos muito também. Guardo ótimas lembranças das noites em claro e daquela sensação de 'não vai dar tempo'! Mas sempre dava... :)

Eu, Gabi e os italianos Claudio Devoto e Claudio Calì, em uma fria manhã
 em Santo Ambrogio. Na sequência, registros dos nossos momentos.

 No alto, andando em meio aos destroços do terremoto em L'Aquila.
Abaixo, eu e a italiana Ilenia do meu grupo, fotografando o castello.

Fiquei conhecido no Politecnico como 'il ragazzo brasiliano degli schizzi' (...o cara brasileiro dos desenhos!). Meus humildes desenhos foram muito elogiados por professores e amigos de classe. Que honra! Ficava sempre muito feliz com os elogios. Tive uma fácil aceitação por parte dos italianos - confesso que não são tão receptivos aos estudantes estrangeiros. E falando em italianos, ou melhor, falando em design italiano... Conheci os grandes mestres italianos e aprendi muito com eles. Muita coisa eu trouxe aqui para o blog...

 Croquis e mais croquis: estudando para a prova de materiais.
Adorei estes croquis das obras do Alvar Aalto: guardei tudo!

E entre canecas de café na madrugada...

Muitos croquis e idéias surgindo para o nosso projeto em L'Aquila.
Detalhe do meu caderno, com letra corrida, quase uma psicografia!

<Winter + Spring + Summer + Fall>

Vai me dizer que não lembra 'Barrados no Baile'? :)

Uma das coisas que mais gostava era de ver o espaço da universidade mudando durante as estações do ano. Na primavera, gramados lotados, flores, todos pegando sol, escutando música - parecia um seriado de TV. No verão, tudo absolutamente verde e um sol escaldante! No outono (...estação preferida!), as árvores amarelas, laranjas e aquele friozinho bom, suportável. No inverno, um espetáculo ver tudo branco, coberto de neve. Sem contar a famosa 'névoa milanesa' que no inverno 'desce' por volta das 17h e você não enxerga nada a 2 metros de distância! Lindo e assustador.

No alto, o outono e as árvores, do jeito que eu gosto: amarelas e laranjas!
Abaixo, o campus de Piola + detalhe da primavera florida em Bovisa.

Saudades disso tudo já...
Sempre em frente!

Como eu disse lá em cima, bateu nostalgia. Aproveitei o momento
para mostrar a vocês um pouco da vida universitária na Itália.
Espero que tenham gostado! Grande abraço a todos.

(+ fonte fotos | arquivo pessoal + Nicola Magri)

4 comentários:

  1. Eu amei Felipe,estava com saudades daqui, amei que vc compartilhou, beijos, sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe!
    Que postagem gostosa de ler e ver! Seu texto é absolutamente encantador e simples, porque a cada palavra a gente sente que ele brota do coração.
    Adoro isso nas pessoas que não tem medo de se descrever.
    Quando venho aqui te visitar e te conheço mais um pouquinho, mas admiro vc e os caminhos que escolheu.
    Lindo demais! parabéns por tudo.
    Grande abraço brasileiro,
    tia Norma
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Lindo post, como sempre. Sua vida é muito rica em experiências e nós acabamos ganhando com isso, afinal seus textos acabam nos enriquecendo também.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...