3.6.12

Day by day in Milan (2)!

Pôr do sol no Naviglio: vista que tenho ao sair do trabalho...

Apertem os cintos e permaneçam sentados: turbulência. Não tem outra palavra para descrever meu momento atual na Itália. Chegamos na metade do ano! Leram bem? Me-ta-de do ano! Seis meses de 2012 já se passaram... E aí? O que vocês fizeram de produtivo em 6 meses? O que vocês lembram e que poderão recontar daqui há 10 anos? Em 6 meses aconteceu muita coisa comigo. Parece que foi ontem que eu estava em Londres, olhando para o London Eye, assistindo à grande queima de fogos de boas vindas para 2012. Janeiro já chegou confuso com a notícia de que teria que deixar o apartamento onde eu morava. Em fevereiro, finalmente o inverno chegou (...atrasadíssimo!) em Milão, trazendo uma avalanche de neve que deixou a cidade branca. Ainda em fevereiro, muito insatisfeito com várias coisas na Itália, resolvi me dar de presente o Rio de Janeiro - minha família, amigos e um carnaval inesquecível vestido de sapo. Saí da neve para os 40 graus do Brasil. Nunca pensei que isso pudesse acontecer, mas depois de 3 semanas no Brasil, senti saudades da Itália - queria voltar. Quando pisei em Roma, me veio uma sensação de 'casa'. Mozzarella, crudo, pomodoro... Back to my italian life, revigorado, feliz, com força para aguentar o que viria pela frente. Encontrar um apartamento novo, do jeito que eu queria? Impossível. Sim, pelo valor que eu podia pagar e nas condições que eu gostaria era impossível sim.

 Ciao Londra! 2012 chegou cinza, gelado, urbano! Viagem inesquecível a Londres na companhia de amigos. Amei o caos londrino, a diversidade, o lifestyle... London someday? Who knows! Gostaria muito de viver na Foggy City.

Fevereiro em 2 tempos: no alto, eu caminhando em direção ao aeroporto com -12C e neve em Milão. No dia seguinte, os +40C escaldantes da Tijuca, no Rio de Janeiro. Nem melhor, nem pior: apenas diferente! Salve o carnaval!

'...quem pergunta por mim,
já deve saber, do riso no fim.
...de tanto sofrer, que eu não desisti
das minhas bandeiras,
caminhos, trincheiras, da noite...'
Verde - Leila Pinheiro

Saindo do preto/branco/cinza para milhões de cores: primavera! Tempo de aproveitar o sol nos parques, desenhar muito e fazer jantares com amigos. Só vivendo aqui para saber como isso é bom! Estação preferida depois do outono.

...Salone del Mobile 2012! Milão em festa, exportando para o mundo o que será tendência no próximo ano. Mais uma vez muito feliz de ter trabalhado para (...e pelo!) Brasil aqui em Milão. Go Brazil! Nosso país foi destaque em 2012.

Maio > mudanças > adaptações > desapego > força !

Voltei com a primavera. Dias de sol, céu azul. Já dava para sair sem casacos pesados. De noite vinha aquele friozinho que eu adoro... As folhas das árvores cresceram muito rápido. Em 1 mês, Milano estava 'verde' de novo. Flores em todas as partes. Muitas festas para ir também! Vida social intensa. E a procura pelo apartamento continuava firme e forte. Abril chegou chuvoso, frio, cinza - do jeito que Milano gosta. Primavera indecisa essa... Mais parecia um outono de tão chuvosa! Veio o salão do móvel e com ele muito trabalho (...e diversão!). Amo esta cidade durante o Salone! ...O fim de abril trouxe a necessidade de ter que me mudar de apartamento - digamos assim: na marra!! Foi um processo rápido e muito difícil, que me consumiu em todos os sentidos, principalmente psicologicamente. Sinto saudades daquela casa até hoje e de tudo que vivemos ali. Definitivamente, meu melhor momento em Milão. A casa atual vocês já conhecem - fiz um post recentemente. E depois de encontrar a casa, chegou a vez de encontrar o emprego. Afinal, aos 31 anos de idade é impossível viver somente de estudos, passeando com amigos e fazendo festas - tô 'véio' minha gente. Essa vida 'Uhuuuuul' de estudante não é mais para mim. Confesso que curti muito minha vida universitária no Brasil e na Itália. Trabalhar é preciso. Fazer euros surgirem também é preciso!

...in and out!

E esse aí é o studio onde trabalho agora! Pátio com uma grande e imponente árvore + interior industrial com pé direito altíssimo e tubulações aparentes. Gosto da informalidade e das cadeiras diferentes... Industrial Design!

E então encontrei o emprego! Foi difícil, mas encontrei - e estou gostando bastante de tudo. O local de trabalho é muito agradável - uma das zonas mais bonitas de Milão. Todos os dias de manhã tomo café no mesmo bar (...aqui na Itália, toma-se café em 'bar'!). Não preciso nem mais pedir. Quando chego, o balconista já traz o café do jeito que eu gosto. Cruzo a ponte por cima do canal e chego no studio para mais um dia de trabalho. Na hora do almoço, sentamos no parque e almoçamos juntos. Às vezes eu almoço sozinho, na beira do canal... E assim vive-se! Uma vida solitária, com muitas saudades da família, dos amigos e de tudo que deixei para viver isso aqui. Os compromissos com a universidade estão diminuindo aos poucos. Começei de fato a fazer minha tese. Semana passada passei o dia em Castilgione Olona, cidade que escolhi para fazer a tese. Está tudo muito no início, mas a cabeça já está borbulhando de idéias... E isso é muito bom!

 Acima, a Cartiera Crespi, edifício industrial que escolhi para fazer meu projeto final de tese. No detalhe, eu e To Hoa Hoang, Vietnamita e amiga do master em Interiores, na nossa visita à cartiera domingo passado.

'...verde, as matas no olhar; ver de perto,
ver de novo um lugar, ver adiante!
...sede de navegar, verdejantes tempos:
mudança dos ventos no meu coração.'
Verde - Leila Pinheiro

Querem novidades? Apertem os cintos! Vou me mudar de casa novamente! Isso mesmo que vocês acabaram de ler. Em 1 mês na casa nova, já vou deixá-la. Nada de errado aconteceu, apenas uma outra oportunidade surgiu - e eu considerei melhor. Vamos lá... Encaixotar tudo de novo, sair pelas ruas de Milão carregando malas... Estou vacinado já, afinal foram inúmeras mudanças em quase 2 anos na Itália. Não tenho medo do 'novo': que venha mais um excelente capítulo para o meu livro! ...Por aqui o verão começa a dar as caras. Quem acompanha este blog sabe que sou um carioca atípico: odeio verão, calor e suor. Sempre adorei dias cinzas e frios, tomar café, me encher de casacos... Agora imaginem um verão sem praia, sem ar condicionado, sem piscina! E para ficar mais legal: mosquitos! Este é o verão milanês. Começo a sonhar com o fim de setembro, com folhas secas caindo das árvores e o frio de outubro. Para amenizar o 'calor', tomei coragem e comprei finalmente uma bicicleta! Linda ela... Estou fazendo uns ajustes e já já mostro ela aqui neste blog.

A seguir, cenas dos próximos capítulos...

 Fragmentos arquitetônicos do futuro lar em Milão...

'...deixe-me ir, preciso andar;
vou por aí a procurar,
rir prá não chorar
.
...se alguém por mim perguntar,
diga que eu só vou voltar,
depois que me encontrar...
Preciso me encontrar - Cartola.

E vamos em frente... Que venham mais 6 meses de muita 'emoção'!
Um ótimo domingo a todos e obrigado pela paciência em ler meu texto.

(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

7 comentários:

  1. Olá Felipe! quanta coisa aconteceu nesses seis meses! Adorei viajar com você e eu também estive no Salone.... pela segunda vez e foi uma volta incrível!

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer tu blog! Estou em Curitiba, mas com um pé na Itália (família do marido morando em Roma).
    Ci parleremo spesso.

    ResponderExcluir
  3. Olá Felipe!!!
    Não foi preciso paciência para lê-lo. Seu texto está uma delícia e fiquei feliz de saber um pouco mais de você.
    Postagem excelente, recheada de beleza e bom gosto em todos os sentido ( coisa de arquiteto, graças a Deus!).
    Tenha um restinho de domingo excelente por aí! ;D
    Gabriel está novo em folha, e põe novo nisso, foi passar o fim de semana com amigos que moram em Munique. Tô com uma peninha dele...rsrsrsrsr
    Bjos e ótima semana pra nós. Ah, e parabéns de coração pelo novo emprego que me pareceu tudo de bom. Certamente é mais que merecido!
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Ah Felipe...quase esqueço e comentar a primeira foto da postagem...perfeita. Equilíbrio, beleza, enquadramento e distribuição. Adorei. ;))

    ResponderExcluir
  5. Adorei!
    1- muito chique sua vista!
    2- as estações na Europa estão super atrasadas!
    3- muita sorte com seus projetos vida e facul!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Felipe, que postagem + gostosa de ler, e ver. Sua narrativa nos prende e encanta. Pelo visto as coisas já estão melhorando pra você, e isso é muito bom. Se você pensar bem, sua vida está muito privilegiada, tantas emoções e acontecimentos em tão pouco tempo. Acho isso muito legal, muito enriquecedor.
    Boa sorte pra você, sempre.

    ResponderExcluir
  7. Felipe, que isto me sirva de lição, não posso passar muito tempo sem visitá-lo aqui!!! Algumas das novidades eu já sabia, mas a segunda mudança foi novidade!!!! Gente do céu, é coisa demais para seis meses!!! Mas já conhecendo a sua história acredito que ainda vem muito mais pela frente e depois de toda esta agitação até as coisas se arrumarem agora vem o tempo de colher os frutos!!! Boa sorte na nova casa e bem vindo ao mundo das bicicletas!!! Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...