26.6.12

Buongiorno Imperia!

Vista da janela | Imperia, Liguria.

Pensem num paraíso à beira do Mediterrâneo... E aí, pensaram? Foi para lá que fomos no último fim de semana. Com o calor aumentando cada vez mais em Milano, a única saída é correr para o mar (...e se jo-gar! Tcháááá...). Alugamos um fiat 500 (...mais italiano, impossível!) e deixamos Milano na sexta-feira depois do trabalho rumo a Imperia, cidade onde a família do meu flatmate Tim tem uma casa. Primeira parada: Genova. Pausa para uma pizza de rúcula com gorgonzola (+cervejinha, claro!) e fomos nós pela estrada rumo a Imperia. Chegando por lá, dirigindo por vilarejos históricos nas colinas (...com ruas de 2m de largura!) uma coisa era marcante: silêncio absoluto. Sabem aquela paz? 

Manhã de sábado...
...e a luz do sol clareou a paisagem!

Agora, com vocês, a casa! Linda, não?

Pensem em um vilarejo, com ruas estreitíssimas: casas com jardins, muitas árvores, flores e uma igreja centenária cujo sino tocava de hora em hora, quebrando aquele silêncio quase que absoluto. Mais bucólico, impossível. Aliás, mais italiano, impossível! Isso sim! O lugar transpira Itália em todos os seus poros. A casa é dos 600's (...essas datas, para nós brasileiros, são tão surreais, não?). Tudo foi reformado, a começar pelo antigo 'porão', transformado em uma unidade independente onde a palavra 'conforto' foi levada ao extremo (assim como o bom gosto dos detalhes). O jardim da casa fica no fim da rua, em um terreno isolado, com vista privilegiada para a igrejinha. E a paisagem é de tirar o fôlego: aquelas montanhas verdes, cheias de oliveiras e ciprestes! Adoro...

Fragmentos da casa + interiores:

 Italianità: lá no alto, detalhe da cama em ferro com almofadas azuis + coluna de pedras. Na sequência, café da manhã na sacada, com vista para a igreja (...nada mal!). Por último, um detalhe da cozinha. Gostaram?

Vocês devem estar se perguntando: '...Ok, mas e a praia?' - calma povo curioso! Eu vou chegar lá! ...O que mais gostei na cidade foi essa dualidade de praia + montanha. Não tem preço estar tão perto do mediterrâneo com este clima de 'campagna'. Enfim, voltando... Hora do almoço! Decidimos montar a mesa ao ar livre no jardim e aproveitar o sol que fazia. Menu do Chef Felipe Bastos: ciabata com crudo, tomate, azeite, rúcula e stracchino (queijo que desmancha na boca; consistência mais 'mole' que a mozzarella). Vinho rosé estupidamente gelado, água com gás, foccacia fresquinha... Agora me respondam: o que eu posso querer mais dessa vida? E imaginem comer tudo isso ali, no meio dessa atmosfera italiana, olhando aquela paisagem... Posso morrer feliz! :)

Primeiro, apresento a vocês, ele: o jardim!
Ao fundo a igreja e os ciprestes...


...e agora, com vocês, 
a produção!

 Começando pelo prato... (1) Ciabatta fresquinha. (2) Muito crudo regado de azeite! (3) Rúcula! (4) Tomates frescos + (5) Stracchino... No detalhe, o Tim abrindo o vinho com a Anna G. da Alessi! Tinha que ter Alessi na mesa...

Pão de focaccia fresquinho... Enche essas taças pelo amor de Deus! :)
Está aí um dos maiores prazeres da Itália: comer! ...E comer bem!

Um brinde a vocês que vêm sempre aqui no meu blog!
(Ok, vou parar de fazer vocês sofrerem...).

Ah, sobremesa? Pêssego colhido no pessegueiro do jardim.
Comemos ali mesmo, sem lavar, nem nada. Deliciosos!


...ele: o Mediterrâneo! Tão lindo quanto o nosso gigante Atlântico. 
Coisa linda, meus amigos. Juro! Mar é sempre lindo demais.

'Em cada samba que faço,
tem espaço eu ponho o mar...
Em cada samba que faço,
tem espaço eu ponho o mar... 
Mãe Oxum me dá licença,
que eu gosto de navegar...
Em cada samba que faço,
tem espaço eu ponho o mar...'
Teresa Cristina

...E quando o mar se junta com uma cidade linda?
Ok, vamos deixar o Rio de Janeiro de fora nesta conversa... :)

A ocupação desta encosta junto ao mar é uma coisa maravilhosa. Conjunto arquitetônico muito imponente, eu diria. Não tenho como registrar aqui tudo que meus olhos viram. Uma atmosfera muito, mas muito agradável! 

Tudo que é bom acaba, não é mesmo? Domingo voltamos para
a nossa Milano cinza e 'caótica' - mas com a alma limpa, com certeza!

Agradecimento especial ao Tim (...e à família Reusch!) pelo convite
 da viagem e pelo fim de semana super agradável e inesquecível.

...ciao a tutti!
(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

5 comentários:

  1. Felipe, que lugar lindo! a casa é belíssima, fui lendo e saboreando cada sensação como se estivesse ali também...ótimo texto, como sempre!
    Bjos.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  2. Ah,Felipe...isto para mim que é viver.
    Linda a casa..um privilégio viver estes momentos
    assim,fico feliz por voce!Eu sempre digo ao meu "povo" que pelas bandas de cá agente rala,mas depois compensa.
    Que voce tenha muitos dias lindos como estes e motivos de sobra para comemorar a vida,com bons amigos claro,bjkas

    ResponderExcluir
  3. Felipe, eu adoro seus textos ! Venho sempre aqui para lembrar um pouco da Itália .. aliás, chego em Milano em duas semanas, vou matar um pouco das saudades ! Se eu te encontrar - não se assuste - vou te chamar certeza ! hahah
    Beijos Isabela.

    ResponderExcluir
  4. Olá Aline/Isabela! Será um prazer te encontrar aqui em Milano. Não deixe de me procurar, ok? Mande um email para felipemachadobastos@hotmail.com e eu te passo meus contatos! Continue lendo o blog! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Felipe, que paraíso q você visitou no final de semana. Fiquei aqui sonhando com esse lugar e imaginando a alegria de passar um final de semana por lá.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...