13.4.12

Esquentando os tamborins em Milão!

Making of da exposição Rio+Design | foto feita nesta manhã.

Pessoal, chegou a hora: mais um salone del mobile em Milano! Parece que foi ontem o último salone. A cidade está se preparando para este grande evento que ditará as 'regras' e tendências no mundo do design para o próximo ano. Novos 'clássicos' podem surgir! Muita informação, eventos e festas por toda cidade. Mais um ano vou trabalhar na exposição Rio+Design, que neste ano será realizada na badalada Via Tortona. Como brasileiro e carioca, me sinto muito orgulhoso em poder participar desta mostra que pelo quarto ano consecutivo é realizada pelo SEBRAE, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Câmara de comércio Brasil-Itália, aqui em Milão. A curadoria foi feita por Guto Índio da Costa, que assina também a expografia. O cenário vai reverenciar as florestas, as montanhas, praias e o 'Rio urbano'. O espaço vai acolher trabalhos de forte expressão, inovadores na pesquisa e nos materiais empregados. A mostra incluirá dentre muitos objetos e móveis, a bela poltrona Pantosh, de Leonardo Lattavo e Pedro Moog (Lattoog), projeto da série Viralata, em que os produtos nascem do cruzamento de diversas infuências, em uma referência à miscigenação do país. Esse objeto é inspirado em dois clássicos: a cadeira Panton (Verner Panton, 1968) e cadeira de Willow (Charles Mackintosh Renie, 1904). De grande apelo visual, a luminária 360°, de Antonio Bernardo + Lumini, se assemelha a uma jóia, com seus anéis pendentes em aço inoxidável, cujas sombras delineiam imagens no chão, e muitos outros.

No alto, poltrona Trama de Fernando Jaeger. Abaixo, papel de parede
colorido de Gilson Martins + poltrona Jaguar, Em2 Design.

Vivendo uma fase de ouro graças ao crescimento econômico do Brasil, o Rio de Janeiro se sedimenta também como sinônimo de produção inovadora. Não é a toa que a cidade sediará este ano a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Mix de clássicos! Panton + Mackintosh = Pantosh, poltrona by Lattoog.

O diretor superintendente do Sebrae no Rio de Janeiro, Cezar Vasquez, acredita que uma das forças do design carioca é sua versatilidade: "Para variar, a exposição leva à Meca do design europeu o que há de melhor no mercado criativo do Rio. Trata-se de uma oportunidade única de mostrar nossos produtos ao mundo". De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Dulce Ângela Procópio: "O Governo do Estado do Rio de Janeiro tem consciência da importância do Design como plataforma para o desenvolvimento econômico, agregando valor aos produtos e serviços, com inovação. A edição da Rio+Design Milão 2011 consolidou o reconhecimento da qualidade de nossos designers, gerando oportunidades de negócios. A edição da Rio+Design Milão 2012 inova em produtos e no cenário evocativo, dando sempre muita atenção à sustentabilidade".


Deixo o convite (...em italiano!) a todos que passam por aqui.
Estarei fixo no espaço recebendo os visitantes. Venham!
Via Tortona, 20 - Milano.

 ...Design carioca na veia!!
(+ fonte fotos-texto | Paula Acosta)

3 comentários:

  1. Felipe, que tentação!! Adoraria estar aí, vivendo cada espaço do Salão de Milão.
    Que bom saber que vai estar trabalhando na Via Tortona, acho que é o espaço mais despojado, cara mesmo do Rio.
    Desejo muito sucesso, divirta-se bastante e não se esqueça de mandar para os amigos aqui, as boas novas do Salão.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica Felipe certamente irei conferir!!

    ResponderExcluir
  3. Adoramos o espaço na Via Tortona e seu blog! Estaremos te acompanhando por aqui! Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...