17.11.11

Excelsior Milano!

..."Fame" de consumo! No detalhe, a fachada da Excelsior.

Foi inaugurada recentemente uma loja de departamentos destinada a produtos de "luxo", no coração de Milão, ao lado do Duomo, em um grande espaço onde antes funcionava o cinema Excelsior e Mignon. O projeto arquitetônico tem assinatura de Jean Nouvel, e apresenta um mix que a Itália simplesmente ama: food+design+fashion. A loja se desenvolve em sete (!) andares de área bem pequena. A solução encontrada para integrar todos os espaços, foi a de trabalhar com vazios para comunicar os pavimentos + escadas e elevadores de vidro. Cenografia forte e muitas telas de LED exibindo animações como uma referência à tela do cinema. Estive no espaço recentemente mas não fiz fotos. Mostro a vocês o que encontrei aí pelo mundo virtual... Venham!

Telas em todos os espaços. Reparem no revestimento
das paredes, com material que reflete os painéis de LED.

...E mais painéis de LED! Os interiores encontram-se sempre em movimento.

Acima, o bistrô (...que nem é tão caro assim!). Esferas de luz suspensas em diversas alturas ocupam o espaço da escada que dá acesso ao supermercado (de luxo!) no subsolo. Transparências, cinza, branco e madeira escura.

Cenário: no vão que comunica os pavimentos, esculturas de cães 
penduradas em diversas alturas, mordem bolsas (caríssimas).

Em todos os pavimentos, moda e design de mãos dadas.
Destaque para o mobiliário expositivo com muita luz.

Paraíso feminino: bolsas e sapatos Louboutin. O último pavimento da loja exibe um grande sofá de couro e produtos expostos dentro de aquários de luz.

Não preciso dizer (...mas digo!) que andei na loja com os olhos de arquiteto. Para mim pouco importava o que estava exposto à venda, até porque muita coisa no momento - apesar de extremamente interessante e sedutor - não posso nem sonhar em comprar. Andava passando a mão pelas paredes, olhando o acabamento do guarda-corpo, me curvando diante dos expositores para tentar entender como foi feita a iluminação através das canaletas, conferindo as junções... Enfim! Saí um pouco decepcionado com certos acabamentos que deveriam ser perfeitos, mas pensando em conjunto, gostei dos interiores, da simbologia, das transparências, das cores escuras e cênicas. Vale a pena visitar!

+ Excelsior website | www.excelsiormilano.com
+ Fonte fotos | Excelsior website, Domus, Wallpaper

Projeto Arquitetônico | Jean Nouvel
Interior Design | Vincenzo De Cotiis + Storage + Monica Armani
Art e Video Direction | Marco Braga
Visual Merchandising | Jo Ann Tan
Content Video | Matt Pyke
Sound Identity | Stefano Fontana

2 comentários:

  1. Felipe! Estou atrasada aqui!

    Venho lá das postagens anteriores e curti todas elas: Laviani lamps, Ciao 2011 e Bloggar não é fácil. Sim, exige muito. E eu concordo com você: honestidade - em qualquer mundo em que atuamos - é fundamental. E responder e valoriza os comentários é um must. E que o blog tenha algo pessoal, que seja subjetivo, assim como o seu.

    Que loja encantadora, Felipe. Ah, eu ficaria de boca aberta o tempo todo se eu nela entrasse. Ah, este mumdo que tanto nos fascina, não é? Lindo demais!

    Felipe, o projeto que te mostrei está - por assim dizer - executado. A cozinha me deu muita dor de cabeca, pois escolhi tudo via net, mas com a ajuda da arquiteta. Penso que vai ficar bom. O vidro está colocado - muito vidro. E eu já não vejo a hora de chegar dezembro para viajar - para vê-la!

    Então, que os dias que antecedem ao natal sejam lindos para você. Sim, você vai ganhar de Noel a chaleira, com certeza! Obrigada pelo carinho e pela amizade.

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe, que loja maravilhosa!!!! Adoro a idéia das fachadas integradas à arquitetura da cidade e o interior praticamente cênico, afinal de que vale a arquitetura de interiores sem as surpresas!!! Mas tenho que confessar... a possibilidade de colocar em meus pezinhos um Loboutin, só para experimentar... já valeria a pena a visita!!! Grande abraço e estou aqui, na contagem regressiva!!!! Falta uma semana!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...