7.11.11

"Dio" Ponti - Parte 2

Casa + Torre Rasini | Milano, anos 30.

Mais uma jóia da arquitetura milanesa: Casa e Torre Rasini, projetadas por Gio Ponti e Emilio Lancia em 1933. O projeto consiste em dois edifícios residenciais interligados, com linguagem arquitetônica completamente diversa do outro. O primeiro, um volume cúbico branco com 6 andares, integra-se perfeitamente ao gabarito da Corso Venezia, elegante avenida da cidade. O outro edifício, uma torre com 12 pavimentos, debruça-se sobre o Giardini Pubblici, belíssimo parque. E o que os dois tem em comum? ...Muitas coisas! ...A começar pela composição formal com elementos geométricos puros, como o corpo cilíndrico na frente da torre, o ritmo das esquadrias e o diferente tipo de assentamento dos materiais da fachada. Uma novidade trazida pelo projeto são os terraços pergolados. Ao mesmo tempo que se integram, distinguem-se cada um com sua identidade arquitetônica forte. Um todo revestido de mármore branco, frio, elegante. O outro, completamente revestido de tijolo aparente, quente, mais "descontraído" - digamos assim. Ambos, classudíssimos, ícones da arquitetura residencial de luxo da cidade. Vamos conferir as fotos...

 Milano, 2011...

Quem olha rápido pensa que são 2 edifícios separados. Na verdade são, mas possuem uma conexão que pode ser vista no detalhe que eu marquei.

 No detalhe, a entrada em escala monumental da Corso Venezia.
Formas simples, mármore branco, simetria total.

"Non è il cemento, non è il legno, non è la pietra, non è l'acciaio, non è il vetro l'elemento più resistente. Il materiale più resistente nell'edilizia è l'arte".


Na esquerda, aplicação do mármore na fachada. Intercalamento de placas com o veio do mármore na horizontal e vertical. Expressividade com simplicidade. Na direita, a torre vista do parque + porta de entrada em ferro.

Detalhe da porta da torre. Como no edifício mais baixo, um único material foi usado para revestir a fachada, mudando somente o sentido da paginação.

Planta tipo: tanto na torre quanto no edifício menor, apenas 1 apartamento por pavimento. Apartamentos de aproximadamente 500m² com vista para o parque. Nada mal, concordam? Depois dizem que milanês é metido... :)

"Modernità non consiste nell'adottare
quattro mobili quadrati".

Prestem bem atenção no desenho dessas cadeiras. Obras de arte... Lindíssimas! A primeira foi desenhada em 1964, e a segunda nos anos 50.

"Dove c'è architettura, c'è Italia!".

(+fonte fotos | arquivo pessoal + google images.it)

2 comentários:

  1. Olá, Felipe.
    Maravilhosos esses posts da arq. milanesa...fiquei emocionada só de ver esses prédios e sua original história, a beleza na aparente diferença entre eles, a sutileza dos detalhes que os unem...só mesmo outro arquiteto para entender minha emoção.rsrs
    Bjos e boa semana.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  2. Felipe que poético esse post, lindo demais,você nos guia com maestria pelos detalhes e como leigos, os aproveitamos, entendendo mais. Também amei a segunda cadeira, dos anos 50, queria prá mim, eu adoro também essas linhas retas, fiquei apaixonada pelo design dela, parabéns,bjos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...