3.11.11

"Dio" Ponti - Parte 1

Via Dezza, 49 - 1957 | clássico da arquitetura moderna milanesa.

Vivo afirmando aqui no Blog que somente quando caminhamos a pé conhecemos realmente um espaço urbano. Já afirmei também que Milão é uma dessas cidades em que se leva tempo para amar. Quando você descobre tudo que ela pode te oferecer, em todos os sentidos, você se apaixona. Eu, depois de um pouco mais de 1 ano vivendo na cidade, finalmente fiz um roteiro para visitar obras arquitetônicas do consagrado Mestre milanês Gio Ponti. E quem sou eu para apresentá-lo (...não conhece? Google já!)! Ponti contribuiu muito para o Design e Arquitetura italiana. Vou inaugurar uma série "Gio Ponti" aqui no Blog sempre mostrando uma obra arquitetônica em Milão + móveis ou objetos - em um mesmo post. Começo por esse edifício residencial na Via Dezza 49, próximo ao metrô Santo Agostino - um clássico (...e residência do arquiteto!).

 Figuras geométricas puras, cores, sobreposição de planos... Quase um quadro neoplasticista em escala monumental. No último andar, a casa do arquiteto.

Ponti explica o projeto como sendo um grande empilhamento de varandas, onde cada morador poderia escolher sua cor de preferência para pintar a fachada externa criando assim um edifício com design espontâneo e alegre, como toda casa italiana. Além disso, reparem na assimetria da fachada no que diz respeito aos guarda-corpos e esquadrias. Outro fator importante do projeto é a "luz". Ponti, como sempre, cuidadoso em sua composição, estudando como o prédio seria visto de fora tanto de dia quanto de noite.

Croqui de Ponti mostra a influência da luz na fachada de dia e de noite.

Na foto acima, o contraste do edifício de Ponti e seus vizinhos milaneses tradicionais. No detalhe (1) a comunicação com os vizinhos através de uma pequena abertura lateral no plano que vence toda a fachada. Cuidado extremo!

No detalhe (2), o encontro da superfície vazada do guarda-corpo com um plano verde, dividido em duas partes. Notem que ao lado o plano amarelo é inteiro. Assimetria, movimento... Particularmente, adoro as cores! "Dio" Ponti!

 Interiores: cômodos sem portas, absolutamente integrados. Destaque para o piso cerâmico listrado e para o mobiliário impecável. Classudo demais!

E já que estamos 
falando de classe e Clássicos...

Posto a Superleggera, desenhada por Gio Ponti em 1951, produzida hoje pela italiana Cassina. Linda, leve, classuda, como tudo que seu criador fez...

Em breve mais obras de Gio Ponti aqui no Blog!
 (+ fonte fotos | arquivo pessoal + Amsterdam Modern Blog)

10 comentários:

  1. Oi Felipe!

    Fui para o "Google já" e adorei saber sobre o Ponti, obrigada por me apresenta-lo, sinto que serei apresentada a muita coisa interessante e bela por aqui.

    O uso perfeito das cores, a simplicidade em contraponto com o requinte das linhas da arquitetura dele, é belíssimo.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Quero morar no ANDAR dele!
    Será que ele vende? rs
    Você chutaria um preço?

    ResponderExcluir
  3. Felipe!

    Obrigada por nos apresentar Gio Ponti. Seria ele para a Itália o que Arne Jacobsen é para a Dinamarca? Pois, falando em design e arquitetura!

    Ontem, depois de ter comentado, ainda fiquei pensando em seu post. Você me fez lembrar de meus filhos. Matheus (18) é louco por cinema e sabe tanto, tanto sobre cineastas e produções, assim como sobre a história do cinema. Quer fazer jornalismo. Matheus tem este olhar para o que é belo, assim como você. Nós dois falamos aqui em casa sobre design. Christian, com seus 15 aninhos, é fã incurável dos Beatles. Ouve suas músicas e toca-as no violão e na bateria. Estes músicos que, na verdade, poderiam ser seus avós, são o seu exemplo e sua admiração. No verão assistiu ao show do Ringo. Adora-os, simplesmente. É um entusiasmo saudável e lindo.

    As grandes paixões, a quase loucura, pode criar feitos babilônicos...

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. bom dia felipe
    oba !!!
    vou voltar para ver o itinerário,pense que eu vivo em saronno,e visito pouco milão,e quando vou,estou no centro ou nos navigli.
    e vez ou outra a pinacoteca de brera.
    bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Oi Felipe!
    O Google sabe das coisas, meu filho diz que é um oráculo. Concordo!
    Magnífica a arquitetura de Ponti. A fachada do prédio tem um movimento lindo, com texturas e cores diferentes. O interior sem paredes, sempre me atrai, moro assim.
    Adorei conhecer e fico esperando mais novidades dessa Milão cheia de arte.
    beijos e um fim de semana bem especial!!

    ResponderExcluir
  6. Olá! sou arquiteta como você e adorei passear um pouquinho em Milão. Já fui ao Salão internacional e pretendo voltar em breve... quem sabe no próximo ano?
    Já sou sua seguidora e não quero perder esse roteiro!
    www.casadazi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Felipe, já estou, desde agora, amando essa série de posts.
    Obrigada pela visita e carinho!
    Bjos.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  8. Oi Felipe!! Está rolando um post de " socialização" no blog Casa de fifia e indiquei o seu blog tá? Grande abraço!!!
    O post: http://casadefifia.blogspot.com/2011/11/vamos-socializar.html

    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  9. O 'post' tá muito bom, Lipe! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Felipe

    obrigada pela vista, vim desejar-lhe uma ótima semana.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...