27.11.11

Day by Day in Milan

Cenas do domingo de hoje... A pracinha em frente à nossa casa, e 
aproveitando a luz so sol, decidi fotografar a minha Barcelona...

Quando o alarme toca às 08:00 eu ainda tenho muito sono (mesmo se tiver ido dormir às 21:00). Desligo e durmo mais um pouco. Uma idiotice minha achar que mais 20 minutos vão me deixar menos cansado! Poderia usar estes 20 minutos para tomar um café da manhã decente, sentado na mesa, ao invés de engolir o café em 2 minutos e sair de casa correndo. Mas em 20 minutos posso começar e finalizar um sonho, daqueles que você acorda renovado. Ah, não saio de casa sem banho. Nunca! Meu dia começa com um bom banho. Porta de casa fechada, é correr em direção ao metrô Lima. Depois de duas estações chego ao trabalho. E aí depende. Tem dias que fico lá o dia inteiro, e tem dias que tenho que ir ao Politecnico. <Pausa>

"...De repente você já nem vê o que faz mais sentido,
E me joga palavras na cara que fazem doer demais,
Bate a porta e me deixa assim,
sem saber o que faço de mim...".
O que eu faço amanhã - Alcione.

Tem dias que vou ao Politecnico di Milano de manhã (...ou o dia todo). É uma sensação boa e estranha ao mesmo tempo. Aos 31 anos, dentro de uma sala de aula - Dio Santo! Muitas vezes escutando algo que já sei, mas 90% da turma não. Não quero bancar o "sabe-tudo"; não é isso! Mas já passei por este momento "U-huuu universidade". Já trabalhei, morei sozinho, viajei, tinha minhas responsabilidades... Sei que tenho uma bagagem que eles não têm - e compreendo. Outras vezes vejo coisas que jamais pensei em ver na vida. Coisas relacionadas ao mundo do Design Italiano que eu amo. Desde pequeno fui aquela criança que era amigo de todos na sala de aula. Nunca pertenci a um grupo específico. Na faculdade idem. Aqui idem. Não tenho esse medo bobo de chegar em um grupo novo. Muito pelo contrário, desde o início do curso quis me relacionar com pessoas diferentes para aprender e trocar. <Pausa>

 Adoro o Politecnico no outono... Olhem as árvores amarelas!

Hora do almoço no trabalho > Tem dias que vôo em casa para comer. Não dá para inventar muito. Tomate, mozzarella, manjericão, azeite, um pãozinho e está ótimo! Tem dias que resolvo comer algo na rua ali por perto - sempre algo bem "light", sabe? E tem dias que almoçamos no escritório mesmo. Mês passado nosso chefe cozinhou para nós - massa, tomate, alho - uma delícia. Todos na mesa, comendo juntos, como manda a tradição italiana. No brinde de prosecco: "Viva l'Italia!". O cafezinho depois da refeição é quase que sagrado. Demorou tanto para conseguir este emprego... Fico feliz de fazer parte desta equipe, de estar aprendendo e vivendo essa rotina de trabalho na Itália. Um desafio: me comunicar e pensar em italiano.

"...Meu vício é você. Meu cigarro é você.
Eu te bebo, eu te fumo; meu erro maior,
eu aceito, eu assumo... por mais que 
eu não queira, eu só quero você...".
Meu vício é você - Alcione.

E no meio desta correria entre trabalho e universidade ainda tem o nosso apartamento. Imagina chegar em casa cansado, abrir a geladeira e ver que você já não tem mais nada! ...Acontece! Sorte a minha de ter essas flatmates maravilhosas - Neshat e Bahare. Nos permitimos um jantar com velas e vinho em plena segunda-feira - porque não? Estou falando um pouco de iraniano! Elas estão me ensinando. É sempre muito bom pisar em casa e encontrar essa galera - o Luís chegou agora, ainda está tímido. Sempre muitas gargalhadas! Juro que me sinto em casa. E a gente come, viu? Mamma mia! Não é a toa que ganhamos muitos quilos desde que decidimos morar juntos. Na sexta passada devoramos uma torta de sorvete depois do jantar. Depois veio aquele misto de prazer e culpa. Todos os dias de noite tomamos chá de maçã com canela antes de dormir. Nos damos sempre um "good night" e " good morning" ao dormir e ao levantar de manhã - aqui em casa nos comunicamos em inglês! ...Sentiu a loucura? Brasileiros e Persas falando em inglês na Itália!!

 No alto, a nossa casa, céu azul, 2 pombos e apenas 2 graus.
...E depois de alguns copinhos de vinho, Neshat brincando na praça!

...A sorridente Bahare + o tímido Luís no metrô Caiazzo!

O cansaço de toda a semana tem seu auge na quinta-feira. Mas na sexta-feira, você pode estar um lixo que a cabeça só pensa em diversão ao invés de pensar em descanso. O telefone toca o tempo todo: "qual é o plano de hoje?". Aí rolam jantares; beber vinho nas ruas de Milão; baladas... Saímos muito! Somos da noite. Semana passada saí com um amigo para assistir ao jogo Inter x Cagliari em um pub. Depois encontrei um outro amigo para tomar uma cervejinha (faziam 3 graus com muita neblina, e a rua lotada). Não tinha nenhum plano audacioso para aquela noite. Queria até voltar cedo para descansar (HAHAHA - me deixem rir em caixa alta!). Bom, recebemos uma ligação de que estava acontecendo uma festa no loft de um amigo nosso. E lá fomos! Cena de filme. Um loft mega lotado de pessoas; um balanço preso na viga metálica da sala; uma girafa de pelúcia em tamanho natural no meio da festa... Coisas que só acontecem em Bovisa (zona universitária de Milão) - o "bronx" milanês.

"...Minha estranha loucura é correr 
pros teus braços, quando acaba uma briga...
Te dar sempre razão e assumir o papel,
de culpada bandidaaaa...".
Estranha loucura - Alcione.

Ontem foi dia de faxina. Mas faxina mesmo! Daquelas que você tira a gaveta do armário e fica assustado com a quantidade de tralha inútil que está a sua volta. Para deixar o serviço mais animado, uma boa Alcione cantando aquelas músicas de cortar os pulsos no último volume: "...Você fala de amor feito um jogo de cartas marcadas, como roupa surrada que a gente cansa de usar..." - Eu gosto dessas letras, juro. Herdei essa paixão da minha avó. Alcione ecoando e todo mundo com vassoura na mão. No fim do dia aquela sensação boa de limpeza; aquele cheiro bom de lençol limpo... Ah! Cortei o cabelo ontem. Já faz um tempo que descobri esse velhinho (sim, só corto com velhinho). No Rio cortava o cabelo com o mesmo barbeiro no meu avô. Desde então mantenho a tradição dos barbeiros velhinhos. O daqui é milanês legítimo. Bom de papo o coroa. Na parede do salão, aquele calendário Pirelli com belas italianas nuas e sempre uma frase-pérola de "caminhão": "La donna nuda è una donna armata" - A mulher nua é uma mulher armada. Leitoras femininas, desculpem, mas vocês sabem que esses elementos fazem parte do "Interior Design" desses locais (barbeiros, borracharias e afins...) em qualquer lugar do mundo, assim como as revistas de fofoca fazem parte dos salões femininos.

 Calendário Pirelli na parede + Eu e Neshat dormindo na praça...
Faxina: Bahare meditando ao som de Alcione. Concentração para limpar a casa!

Domingão, estou aqui, absolutamente jogado na cama, debaixo dos cobertores. Não saio de casa nem se me pagassem (...mentira!!). Entendem agora porque não escrevi aqui no Blog durante toda essa semana? Desculpem, mas é muita correria. E o tempo está passando tão rápido... Fora todos esses compromissos ainda tenho meus projetos no Brasil que tenho que fazer nas brechas que encontro. Hoje fiz massa com tomates frescos e manjericão para o almoço. Escutei muita black music americana dos anos 80 e enquanto escrevia este post coloquem a "marrom" de novo. Semana nova começando, dezembro chegando! Quinta-feira pego a estrada. Viajo para L'Aquila - cidade ao lado de Roma, destruída por um forte terremoto em 2009. Estou morrendo de saudades da minha casa, da minha família, da Tijuca, de um bom pastel de queijo de feira daqueles pingando de óleo (...com caldo de cana, no copo de papel sempre!). Ando sonhando com carnaval... Ontem mesmo escutei uns sambas-enredo.

Acima, meus croquis feitos na última semana para o projeto de L'Aquila.
Terça-feira é dia de feira! Tenho que comprar mais manjericão!!

Dezembro chegando, vou ficando um pouco saudosista... Saudades
de ser criança; saudades de casa... Saudades do Rio de Janeiro!

Pessoal, agradeço desde já quem teve a paciência de chegar até o final deste longo post. Perdi este post 3 vezes graças ao Blogger. Imaginem reescrever esse "livro" 3 vezes? Espero que tenham gostado. Desculpem a ausência! Deixo um blog super legal que encontrei, chamado Manhattan Nest. Confiram! 

Deixo também uma música do Shalamar, grupo de soul americano e lógico, uma música da Alcione para cantar junto bem alto.

(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

9 comentários:

  1. Felipe, bacana cada momento desse "livro"...você transformou a rotina em algo saboroso e divertido.
    Bjo e boa semana.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  2. Felipe, adorei saber da sua movimentada vida em Milão! Apesar de tanto trabalho, aulas, correrias de almoço, você tem uma vida deliciosa. Acho que estes momentos são únicos, morar num país distante, fazer amigos, aprender e aprender sempre!
    Cheguei ao final do post, viu? E não precisa agradecer porque você escreve muito bem e no mais, acho Alcione uma grande cantora!!
    Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. FELIPE(sim,em caixa alta sempre).Adorei este post de hoje,parecia que também estava em Milão participando do seu dia a dia,só me ausentei na hora da faxina rsssss.
    Fico muito mas muito feliz mesmo quando me dou conta de como vc supera as dificuldades com tanto otimismo e bom humor.Me sinto cada vez mais e mais orgulhosa em ser sua tia,madrinha e amiga.
    Também estou com saudades,um beijão.

    ResponderExcluir
  4. Demais os desenhos Felipe! Tudo muito poético, parabéns!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Felipe, sua rotina é frenética mas muito rica em experiências, aproveite.
    Tem uma frase da Clarice Lispector que gosto muito e cabe muito bem aqui: "Divertir os outros (acrescento aqui - e a si próprio, principalmente), um dos modos mais emocionantes de existir".
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  6. Felipe teu post é excelente, coincidência que ontem era o aniversário de Alcione e ela foi no Faustão eehe, aí na homenagem, uma das atrizes que homanegeou a Alcione, foi a Juliana Paez, ela disse exatamente isso que fazia faxina com essa música da Marron, ehehe, funciona para a faxina e não é só com você. Amei demais, querido, teus desenhos, você quando criança, a foto do banco da praça, parece que vc está dormindo, já sua amiga, não se aguentou de rir, hehe, tudo muito alegre e alto astral por aí, você merece todo o bem do mundo, ahhh e escreve muito bem, super caprichoso em tudo que faz, bjos, boa semana Felipe.

    ResponderExcluir
  7. Felipe, adoro ver essa foto de criança, mas... aumenta a saudade.
    Tenho absoluta certeza que uma vez no Rio de Janeiro, você é carioca ( Lapa, samba, praia...),em São Paulo, você é paulista com direito a setanejo universitário, em New York, totalmente americano com black music, Central Park e Milão, não seria diferente: Innamoratti a Milano. E os desenhos, esses sempre: FELIPE. beijos

    ResponderExcluir
  8. Lindo, lindo post!... bjsss à brasileira pra vc!...

    ResponderExcluir
  9. Oi Felipe, ainda não tinha visto este post pois já estava viajando, adorei!!!! A faxina ouvindo a marrom é tudo de bom!!!! KKKKKKKK. Deu vontade de catar um esfregão, ajudar na faxina e depois comer uma bela massa (e claro, beber um vinho para comemorar!!!)Ontem cheguei em Brasília e perdi o resto do dia que reservei para descansar acionando o seguro do carro porque minha mãe esqueceu de dar uma ligadinha no carro enquanto eu viajava... stress, aqui estou de volta!!! rsssss. Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...