15.8.11

3 anos de arquiteto!

As casas americanas de clapboard... uma paixão!

Nesta semana comemoro 3 anos de profissão (...sou um arquiteto de fraldas!). Mas a paixão por idealizar espaços vem de muito longe. Eu tinha prometido que postaria meus desenhos arquitetônicos antigos - e aqui vão alguns deles. Já escrevi aqui neste espaço várias vezes que desenhar sempre foi minha paixão. Mas quando completei 11 anos de idade, o desenho se voltou exclusivamente para a idealização de espaços. Ali tive a certeza de que seria arquiteto. Sozinho, fui descobrindo a representar o que se passava na cabeça (...não era nada fácil!). As perspectivas eram absolutamente estranhas! ...Mas hoje olho para estes registros e fico feliz (...são quase 80 desenhos produzidos entre 1994 e 1997!). Comecei criando fachadas. As composições eram as mais estranhas possíveis. Mas foi o meu tempo de testar, experimentar. Nunca escondi a minha paixão pelas casas americanas, com suas bay-windows, clapboards, escadas, caixilhos brancos... A foto acima foi feita no meu intercâmbio cultural em Massachusetts em 2004. Sempre imaginei meu futuro em uma dessas casas sem muros, assistindo ao Super Bowl, comendo chips, bebendo Budweiser, acordando com um café da manhã com muita peanut butter e ovos mexidos... Agora já repenso isso tudo! ...Será que o futuro será comendo pasta, tomando vinho e assistindo ao festival de Sanremo, aqui na Itália?! ...O futuro a Deus pertence, mas fico com a certeza da escolha profissional. Seja lá onde estiver neste mundo, estarei feliz com meus rabiscos, minhas canetas, meus projetos inconstrutíveis...

Não sei se a qualidade das imagens scaneadas está boa... 
Os desenhos são bem antigos, estão em folhas já amareladas...
Espero que consigam ver bem. Aqui vão eles!

...1994! 13 anos de idade, e uma das perspectivas mais loucas que já fiz. Um desenho muito ingênuo, mas cheio de vontade de mostrar o que eu pensava.

 ...Por onde começar?! hahaha. Gostaria que a minha inocência me explicasse como fechar este telhado, fazendo surgir este corpo central!

 ...Casa de "vilão de novela"! Colunas, frontões, escadarias, topiaria, simetria... E depois de alguns (...muitos!) meses, estava pegando o jeito de desenhar.

 ...1995! Estava começando a ficar "malandro" nessa época. O desenho do paisagismo e a perspectiva melhoraram bastante. Casa tipicamente brasileira!

...Olha a Itália aí! Um gazebo cercado de treliças, ânforas, ciprestes... Sempre adorei os jardins italianos. Nada mal um gazebo para cuidar das orquídeas...

1996 e as casas americanas! Adoro essa com entrada lateral e bay-window central. Adorava os caixilhos bem verticais, abrindo em guilhotina. 
...Massachusetts memories!

Em 1997 a representação tinha evoluído consideravelmente. Proporção, vegetação, detalhes como as arandelas, caixilhos... Os quase 80 desenhos vieram para a Itália, onde vou organizá-los e transformá-los em um livro!

No alto, a Midiateca na revista Projeto de agosto de 2009.
Abaixo, eu, Bete e Edu croquizando os espaços...

E no dia 18 de Agosto de 2008, a "Midiateca Carioca" foi apresentada na Universidade Federal Fluminense, recebendo nota 10. No parecer escrito pela banca, um final no mínimo curioso: "...Todo o trabalho traz profissionalismo e apresenta um profissional ainda maior; e como se diria na Itália: merece 10 e o direito de beijo da banca!". E nesta época eu nem imaginava vir parar em terras milanesas! ...A midiateca acabou me dando um grande presente de "1 ano de arquiteto", sendo selecionada entre os 25 melhores trabalhos finais de graduação do Brasil no período entre 2008/2009; sendo impressa também na revista Projeto Design de Agosto de 2009 - resultado que me orgulha muito. Que venham mais presentes! Agradeço aqui a super orientação dos professores (...e grandes amigos!) Elisabete Reis e Eduardo Vasconcellos. Grazie Mille per tutto! E vamos lá... Em frente,  sempre desenhando muito!

11 comentários:

  1. Que história fantástica!!! Eu também comecei a fazer meus primeiros desenhos de arquitetura mais ou menos nesta idade. É fantástico conseguir trabalhar com o que gostamos!!! E acho o máximo que vc tenha conseguido explorar este lado do design em uma cidade que é um símbolo nesta área!! Um grande abraço e obrigada pelo comentário no post de minhas férias, estou aqui nos últimos preparativos e sei que vou aproveitar muito todos os momentos de folga!!! Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  2. Felipe,.
    sua história é muito inspiradora e seus desenhos são perfeitos, guarde-os com carinho, são seus tesouros.
    A julgar pelos seus posts, acho que seu futuro oferece mais pasta que peanut butter.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  3. Olá Felipe
    Saber o que quer e segui sua trilha é com certeza sabedoria e sucesso como recompensa.
    Vejo Você muito determinado,organizado e só tenho que agradece-lo por partilhar um pouco da sua história connosco.Adorei ver seus desenhos.
    Tenho muitos parentes em Massachusetts ,recebi cá meus tios,depois fomos para Paris uma delicia.Sucesso querido sempre e parabéns pelos 3 anos,quero está aqui acompanhado teu sucesso,bjkas

    ResponderExcluir
  4. Parabens Felipe pelos 3 anos de arquiteto. Muito legal vc ter guardado esses desenhos. É otimo pra ver e registrar cada passo de uma grande trajetoria. Obrigada pelo comentario no meu blog. Muito bom saber que vc está ai no primeiro mundo aprendendo coisas magnificas e compartilhando com a gente. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Felipe, fiquei fascinada com sua trajetória. Como um menino tem aquela noção de perspectiva? Você já sabia o que queria! Muito bacana ter guardado seus desenhos e vir comparando a evolução.
    Considero, uma oportunidade esta aprendizagem realizada num outro país. Sobretudo em Milão, capital do design. São seus méritos, sua vocação.
    Parabéns pelos três anos, se ainda tem fraldas, imagina quando amadurecer?
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Eaê Felipe!
    Muito bom esses desenhos aos 13 anos!
    Achei legal vc guardar tudo o que desenhava, como um registro de sua história, isso vai ser ótimo, quando vc tiver + de 100 anos, for um arquiteto muito famoso (que certamente será), e alguém for escrever sua biografia (estilo Niemeyer).

    ResponderExcluir
  7. Felipe, lendo o teu post, fiquei maravilhada do teu percurso, do teu talento e da tua determinação e dedicação, você é super talentoso e focado, o sucesso é merecido e certo!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Filho, me emociona rever tudos esses desenhos, lindos.Parabéns! Vá em frente, abra espaço para seu talento e conte sempre conosco. beijos de tua mama

    ResponderExcluir
  9. Felipe, eu não tenho a menor vontade de morar nos EUA, mas a idéia de viver em um lugar tranquilo, sem grades..., como as casas suburbanas de filme americano é realmente irresistível! bj Cris

    ResponderExcluir
  10. Legais teus desenhos de crianca... Hj voce ja pode sonhar BEM mais alto!!! e mais longe tbm!!! gostei! bjao
    Barbara Mendes

    ResponderExcluir
  11. bem legal tem proporção e perspectiva sem duvidas fantastico

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...