16.8.11

Le fabbriche dei sogni

...E já na chegada, uma pergunta: "Ma cosa significa oggi il termine DESIGN?".
Em inglês... "What is the meaning of the term DESIGN today?".

No último fim de semana, após uma caminhada no parque Sempione, resolvi dar um pulo na Triennale di Milano. Por conta da viagem ao Rio em junho e da loucura do mês de julho, me afastei um pouco das exposições da Triennale. Tive a agradável surpresa de conseguir visitar a exposição "Le fabbriche dei sogni", feita em comemoração aos 50 anos do Salão do Móvel aqui em Milano. A mostra é na verdade dedicada às empresas que produzem os móveis italianos e aos designers que tanto contribuiram para o sucesso deste evento que dita as tendências no mundo do design. Todos os clássicos italianos estavam lá, assim como os "novos" clássicos. Um colírio para os olhos de quem ama a produção italiana. Achei bacana pois podíamos sentar em todas as cadeiras e poltronas. Todos os grandes nomes do design estavam lá: Gio Ponti, Le Corbusier, Vico Magistretti, Achille Castiglioni, Fabio Novembre, Campanas, Gaetano Pesce, Bruno Munari, Starck, entre muitos outros. O melhor de tudo: exposição gratuita. Isso mesmo! ...Quem estiver de passagem por Milano em agosto, não deixe de visitar! Confiram as imagens que eu fiz!

Um grande amontoado de móveis e objetos com design italiano recepcionavam os visitantes, assim como um grande gramado formado pela poltrona Pratone, do grupo Strums, de 1966. Já adorei a entrada...

No detalhe, a Pratone chair, de 1966.
É para se jogar mesmo aí no meio...

 Lembram das clássicas cadeiras de madeira com assento e enconto de palha? ...Em 2009, foram reinterpretadas ganhando assento + encosto em plástico, com a mesma textura da palha. Trattoria chair - Jasper Morrison para a Magis.


"Togliere il non essenziale per mettere l'essenziale in evidenza. Buon design per me significa: 
Meno design possibile!"
Dieter Rams, Braun.

Destaque para a minha favorita, a clássica Tolomeo de Giancarlo Fassina + Michele de Lucchi. Abaixo, croquis artísticos da luminária, feitos em 1986.

Fechando com um descanso merecido em uma poltrona dos Campana...
Também sou filho de Deus! Grande abraço a todos que passam por aqui!

3 comentários:

  1. Felipe, te agradeço os comentários, sobre o meu filho, da distância, tua mãe passando o mesmo que eu... e sobre a música, que bom que gostas, imagino que essa feira é para o designer como uma criança na loja dos brinquedos preferidoa, que festa! Amei que vc compartilhou,gostei de ver, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe, que coisa boa esta feira do design! Fazer o "test drive" sentando em todas essas cadeiras maravilhosas, é o máximo!
    Ótimo repórter! Adorei sua cobertura!
    beijos!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...