28.12.10

Fabio Novembre


O jovem rapaz de 44 anos é o conhecido designer italiano Fabio Novembre. Assisti sua palestra no Politecnico di Milano há 2 semanas atrás. Fabio graduou-se em arquitetura pelo Politecnico na década de 80 e nos últimos anos vem ganhando destaque no cenário mundial do design. Acredito que seu sucesso se dá por não ter medo de se aventurar, de rabiscar, de criar... Escolhi esta foto acima para começar o post porque ele realmente não tem medo de se expor; de expor sua loucura, seus medos. A palavra "medo" está sempre presente em seus trabalhos, ocultada através de formas. E de fato ele usa seus "medos" de criança para criar interiores e objetos muito curiosos. Como ele mesmo disse na coletiva, seus medos foram canalizados e trasnformados em arte. Dentre muitos de seus medos, a serpente é presente em muitos de seus projetos: em tatuagens em seu corpo, formas que involvem interiores, mobiliários...

A forma da "serpente" presente: tentação, surrealismo... 
Loja de sapatos do americano Stuart Weitzman's em Roma.
Sapatos expostos em uma grande obra de arte de corian, que toma conta da loja passando pelo teto, parede e piso como um organismo vivo.

Showroom da Bisazza em New York. Formas sinuosas no mobiliário.
Abuso das cores e da iluminação como elemento cênico.

Lobby do hotel Una Vittora, em Florence, aqui na Itália, em 2003.
Uso constante do mosaico em seus projetos.


Durante a coletiva, citou a Panton Chair, lançada nos anos 60 como sua cadeira favorita. E disse que não tenta mais desenhar nenhuma outra cadeira que supere a beleza da Panton. O bom-humor é outro elemento principal no trabalho do Fabio, assim como o "corpo". E foi utilizando esses 2 elementos que ele fez uma intervenção na lendária cadeira de Verner Panton. As formas masculinas e femininas foram "moldadas" na cadeira fazendo uma fusão de corpo e design. "O corpo da mulher é a primeira casa, a arquitetura mais perfeita e confortável que existe". De fato, o corpo também é sempre um elemento marcante em suas criações...

O designer entre modelos nus e a "him + her chair".

Ao fechar a faculdade de arquitetura em Milão, Fabio mudou-se para Nova York para trabalhar com filmes - disse que foram anos extremamente importantes em sua vida. Deixando um pouco de lado os simbolismos, o que guia seu trabalho é o conceito, a idéia. Não tem "bonito" ou "feio" - O que está em jogo aqui é a materialização de uma idéia. Suas criações são cênicas, lúdicas, fantasiosas - talvez influências novaiorquinas. Seus espaços e objetos são conceitos materializados: sem medo de agradar ou desagradar. Tudo pode ser uma "idéia", até mesmo um desenho. A "Nemo Chair", por exemplo, nasceu de um desenho antigo visto por Fabio. A cadeira é absolutamente teatral, surreal. Seguem algumas criações geniais e o link para o blog do Fabio que é bem interessante. Vale a pena visitar.

+informações blog Fabio Novembre | http://www.ionoi.it

Nemo Chair, da Driade, 2010.

A lúdica maçaneta cromada com coração: "Love opens doors".
E a chaise longue "solitude": um bloco com uma fenda onde somente uma pessoa pode se sentar, envolvida pela cor negra. Dentro, a asa trabalhada, simbolizando liberdade, dourada, quente. Realmente um móvel para sentar sozinho e pensar na vida.

Os "vôos", um dos seus medo quando criança, virou agora design. 
Bandeja de metal feita a partir da imagem aérea de uma praça.

Instalação na via Montenapoleone traz vasos em forma de fiats.
Surrealismo: árvores saindo de dentro dos tetos dos carros.

Un po' di Napoli a Milano: Roupas de "luz" penduradas nas vielas de Milano.
Instalação do Festival Internazionale della Luce, dezembro 2010.

Um comentário:

  1. Incrivel Felipe, esses cenários parecem sair de um sonho, devaneios... muito legal.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...