13.12.13

Navegar é preciso...


Outono chegando ao seu fim. Outra estação, outra temperatura, outra paisagem, outra forma de se vestir - mudanças. É preciso renovar, recomeçar, seguir em frente. Sempre imaginei como seria escrever um post de despedida da Itália. Depois de muito pensar, tomei uma decisão. Começo a me despedir deste país maravilhoso que me ensinou tanta coisa em pouquíssimo tempo. 33 anos de idade, 3 anos e 3 meses vividos na Itália - e tantos recomeços! Não consigo descrever em palavras como é viver em Milão. Só mesmo estando aqui, vivendo o dia a dia para saber como é. Existe uma inocência, uma simplicidade, na vida italiana. Aqui você não precisa de muito. Tudo tem qualidade. Um simples passeio pela cidade te refaz: basta caminhar, apreciar. Você volta para casa melhor. Milão não tem belezas naturais; a beleza é construída, oculta. É preciso viver para descobrir. Existe um equilíbrio fantástico na paisagem urbana italiana. Tudo transpira arte e história. Viver com tranquilidade, sem medos 'bobos', não tem preço. Poder ir e vir com segurança é inacreditável nos dias de hoje. Entrar em um parque, relaxar, sem medo de qualquer situação desagradável - aqui é possível. Comer tem uma importância nesta terra. Come-se muito bem e por um preço justo. A comida é a melhor do mundo (ponto!). A 'mesa' é um dos elementos mais importantes dentro da casa italiana. Existe um ritual em torno das refeições. Comer é um prazer.


Milão me ofereceu muito mais que um diploma em Interior Design. Estudar interiores em um país tão rico de história e cultura é um privilégio. E essa experiência traz sim um peso para a sua vida. A cidade me ofereceu este cenário simples, elegante, discreto e ao mesmo tempo complexo, perfeito para viver ensinamentos; essas situações que a vida 'chuta' na sua frente e você rapidamente precisa se defender. Umas vezes você 'mata' no peito; outras rebate de cabeça; quando está muito inspirado consegue resolver dando uma 'bicicleta' e em algumas vezes não tem jeito: leva na cara, cai no chão, rola... mas no fim sempre levanta para seguir e continuar o jogo. Uma cidade é feita também de pessoas: atores que interagem neste grande cenário. Conheci personagens fantásticos que vou levar comigo para o resto da vida. Mas e aí? Como é deixar um lugar que te fez crescer e te proporcionou tantos momentos inesquecíveis?

Letting go, ain't easy...


Repararam no trabalho artístico das varandas?
Uma diferente da outra em uma mesma fachada. Obras de Arte.
Lá no alto, fragmentos da beleza simples e discreta de Milão.

Histórias de Veneza...
Da Lombardia para o Veneto.


Vocês acreditam em histórias? Eu sim. E muitas pessoas contam histórias sem livros. Nesta minha relação com a Itália existe uma história de que há muitos anos atrás, minha tataravó deixou o Veneto rumo ao Brasil. Conta a história que ela deixou Veneza. Papéis se perderam no tempo, assim como o sobrenome italiano da família, que nem mesmo meu avô materno recebeu. Gerações e gerações vieram e a história foi passada adiante. Um dos poucos registros desta história é esta fotografia: meus bisavós maternos. Sobre o cavalo, Alfredo, filho de portugueses, e com as crianças, Alice, filha da italiana 'Italia' (nome da minha tataravó). A foto foi feita no Rio de Janeiro, no início do século XX. Sabe-se que minha bisavó Alice tinha uma irmã chamada Bellina que ficou e viveu na Itália. Nunca tive vontade de correr atrás de papéis que pudessem comprovar esta história. Prefiro continuar acreditando na fantasia que isso me traz. Talvez vem daí a minha afinidade com este país. Aqui, me sinto em casa. Em 2010 me mudei para a Itália, e fui então conhecer o Veneto e Veneza. Ótimos momentos vividos nesta cidade na companhia de grandes amigos. Cada passagem por Veneza, novas imagens, momentos inesquecíveis e mais histórias para contar sobre esta cidade que é única.

Um grande (re)começo em Veneza.


Impossível fazer um post de despedida sem agradecimentos. No post sobre a minha formatura, agradeci aos familiares e amigos que me acompanharam nestes anos na Itália. Neste post, gostaria de agradecer a uma pessoa que me deu uma oportunidade única na carreira de Arquiteto. Foi em Veneza que aconteceu uma grande 'virada' na minha vida na Itália. Agradeço muito pelo voto de confiança no meu trabalho e pela carta branca para propôr e criar, da maneira que me senti mais confortável. Poucos - trabalhando em outro país - têm esta oportunidade de participar de maneira tão intensa neste complexo processo que é a projetação arquitetônica. Um privilégio, nos dias de hoje, poder me expressar graficamente a mão livre, colorir, passar dias entre papéis, livros... Viajar, me comunicar formalmente em outra língua e ser responsável 100% pelo resultado de um trabalho - um grande desafio, sem dúvidas. Juntem a este desafio a minha maneira perfeccionista de trabalhar; a minha cobrança pessoal. Dentro deste processo tive a oportunidade de conhecer lugares incríveis e de colaborar com grandes profissionais italianos. Pude participar de reuniões com uma das mais importantes galerias de arte do mundo, mergulhando a fundo em um tema de projeto. Pude conhecer a Toscana e Veneza também por um outro lado: pelo trabalho. Agradeço inclusive pela compreensão de que paralelo ao trabalho, eu também precisava me dedicar aos estudos para concluir a Tese do meu Master no Politecnico di Milano - o que exigiu de mim, durante um período, a divisão da atenção entre trabalho e estudo. Encerro esta etapa realmente com a sensação de dever cumprido, satisfeito com o que aprendi e com o que pude produzir. Michel, muito obrigado por esta oportunidade.


Essa é uma pequena amostra dos lugares fantásticos que o meu trabalho
me permitiu visitar aqui na Itália. Lugares carregados de história e tradição.
(...o croqui é de um estudo em Veneza próximo à Piazza San Marco)


Falando ainda sobre trabalho, nestes 3 anos e 3 meses na Itália, pude colaborar também com outros studios, com grandes profissionais. Experiências que vou levar para toda a vida. Agradeço a Ferruccio Laviani pela oportunidade que me deu de colaborar em seu studio. Guardo ótimas lembranças não só dos momentos de trabalho, mas como a ida a Saint Tropez, os almoços na Villa Necchi Campiglio e um almoço em especial que o próprio Ferruccio preparou no studio para todos os designers. Simples momentos que para muitos se perderam no tempo, mas que para mim ficaram registrados. Grazie Ferruccio!

Milano: il lusso discreto della perfezione.
...para sempre no meu 'cuore': do alto, de baixo, de bicicleta, de tram, a pé, de metrô, de todos os ângulos, em todos os seus mínimos detalhes, em todas as estações do ano... para sempre! Sempre.


Grazie Mille per tutto, Milano!


Eu ainda nem fui embora, mas já sinto saudades do perfume de café com brioche das manhãs pela cidade; ir para o trabalho pedalando na minha bicicleta, sentar na cadeira do sr. Carlo Tinello e conversar sobre as coisas da vida...

'...em todo samba que faço,
 tem espaço, eu ponho o mar;
Mãe Oxum, me dá licença
 que eu gosto de navegar;
...em todo samba que faço,
 tem espaço, eu ponho o mar...'.



'...eu não ando só; só ando em boa companhia...'.


Não me perguntem por favor '...para onde você vai?!', nem sobre o meu destino, meus planos. Preciso reservar algumas coisas para mim. Me sinto livre para viver em qualquer lugar, onde eu quiser, como quiser. Caso decida ir para um lugar que não saiba a língua, estudo, aprendo. Começo, recomeço, quantas vezes for preciso. E sobre esta facilidade de adaptação a vários lugares do mundo, fecho o post com um comentário deixado aqui em setembro pela amiga Tereza do Blog Casa Très Chic. Acho que ela conseguiu me descrever bem em 2 linhas:

'Felipe, menino do mundo, carioca de nascença, italiano de vivência, paulistano por excelência e nova-iorquino por, quem sabe, antecedência...'.

'...mas deixe o destino, deixe ao acaso,
quem sabe eu te encontro...'. 


Está chegando a hora de deixar a Itália.

Obrigado a todos que vieram aqui neste blog durante estes 3 anos e 3 meses: os que se manifestaram e os que anonimamente leram meus textos e viajaram nas minhas fotografias. Através deste espaço conheci pessoas maravilhosas, que se tornaram inclusive grandes amigos. O blog continuará, mas por um tempo ficará sem atualizações. Aguardem mais coisas interessantes em breve! Ainda devo o último post sobre New York e tenho muito a mostrar de Milão... Acho que tenho material arquivado para mais uns 3 anos! 


Missão italiana cumprida.

Ciao a tutti - grazie!
(+ fonte fotos | arquivo pessoal + studio)

10 comentários:

  1. E uma nova fase se inicia. 8) Boa Sorte e siga forte!

    ResponderExcluir
  2. Felipe, faz pouco tempo que conheci seu blog e posso dizer de boca cheia que tenho um carinho enorme pelo seu espaço, e acima de tudo pela INSPIRAÇÃO que você se tornou para mim.
    O jeito com que você aborda os assuntos, a sua visão diferenciada nas fotografias, sua simplicidade, sua coragem, seu esforço, sua dedicação, enfim, tudo que busco como inspiração, achei aqui.
    Um dia falei com uma amiga do seu blog, dizendo que era excelente. Enchi de elogios. Aí ela me perguntou o que seu blog tinha de tão especial pra eu ter gostado tanto, e eu respondi à ela, que achava que era pelo fato do blog juntar minha três paixões (Arquitetura, fotografia e viagem) de um jeito tão harmonioso.
    Muito obrigado por ter criado ele! Ele me inspirou à me esforçar cada dia mais e mais para alcançar meus sonhos.

    ResponderExcluir
  3. Post maravilhoso como sempre, Felipe! Poesia pura que encanta desde a primeira linha. Adorei conhecer a Itália através das tuas vivências.
    Bjos
    Sílvia

    ResponderExcluir
  4. Felipe, tenho certeza que encontrará sucesso e realizaçao onde quer que va! In bocca al lupo! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Felipe, o sucesso você já encontrou, como ser humano, como aluno, como escritor, escritor sim, ler seus textos é algo que adoro.
    Continue seu caminho, tenho certeza que muita coisa boa ainda virá, o mundo o espera.
    Beijos
    Tereza
    PS: adorei minha frase no contexto acima.

    ResponderExcluir
  6. Oi, filho, sinto agora uma forte emoção através deste post. Vivi cada momento deste, mesmo de longe, com você. Queria te dizer muitas coisas, mas vc sabe da minha admiração, não vai ser preciso, então eu vou somente te desejar boa sorte e seja benvindo. bjs

    ResponderExcluir
  7. Meu grande! Sucesso sempre em sua vida! Que os bons ventos te levem para onde seu coração indicar a direção... un grosso abbraccio fratello!

    ResponderExcluir
  8. Oi Felipe!!! Confesso que também vou sentir saudade de ver Milão através de suas lentes arquitetônicas. Mas tenho certeza que este foi apenas mais um capítulo nesta sua vida inquieta e tão rica de experiências. Já estou aqui na torcida pelas próximas conquistas!
    Grande abraço!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  9. eu adoro te acompanhar na internet e matar a SAUDADE da Itália através das suas fotos e posts ;)
    buona fortuna, caro
    ps: cada vez que aparece uma foto sua da minha TL eu não resisto, cada post é um like rs
    baci

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...