15.9.13

Rio de Janeiro!

Buongiorno
Rio de Janeiro!


Sim, estou no Rio de Janeiro! Minha cidade, minha casa. Volto ao Rio para visitar minha família depois de 1 ano e 8 meses. Volto para a Itália em breve. Estava com saudades da minha casa, da minha família, do meu bairro, dos amigos, da comida brasileira - de tudo. Viver em Milão é fantástico, mas não posso negar que a vida no Rio de Janeiro é muito (...muito!) especial. O Rio tem identidade forte e uma beleza única. Não existe n-a-d-a igual. Sei lá, eu precisava vir aqui; sentir aquele cheirinho de 'casa'; ouvir o cachorro do vizinho latir; acordar com os velhinhos do clube fazendo hidroginástica; pegar o jornal no tapete de entrada da nossa casa... Precisava dessa energia boa que só encontramos ao lado da família. 

...ô de casa!
Estou chegando!!!

Rio de Janeiro, Tijuca, 1950 > pedra, pastilha, ferro e vidro.


Eu amo esta casa! 

Se pudesse voltar no tempo jamais quebraria aquele banheiro azul/rosa bebê, nem o outro banheiro verde água com banheira preta - mas foi preciso. Ao menos a fachada e alguns elementos arquitetônicos se mantiveram intactos como a escada escultural > a parte que mais gosto da casa.


Linda em cada detalhe e curva. Poderia fazer um livro só de fotos desta escada. 
Não me canso de fotografá-la. Tudo original de 1950.

Um cantinho, um violão...


O violão do meu pai fica ao lado do sofá.
A almofada de fitinhas é da Alamparina - Conhecem?
Muitos itens interessantes para a casa > cliquem AQUI!

Cristo Redentor, 
Braços abertos,
 Sobre a Guanabara...
...Rio, eu gosto de você!


Preciso escrever algo? Sou 'bicho urbano', apaixonado por São Paulo e Nova York, mas o Rio tem um lugar especial no coração. Vivemos (...eu e o Rio!) um caso de amor e ódio. Esta imagem é inspiradora. E eu só fiz um simples 'click' - saiu isso aí!


Fragmentos arquitetônicos do centro do Rio de Janeiro > paixão!

Muita gente que caminha pelas ruas do centro da cidade não faz idéia do tesouro em que está pisando. É a história do Brasil em cada esquina! Um privilégio poder voltar aqui e fotografar meus prédios favoritos. O coração bate forte (...sempre!) quando passo pelo Palácio Capanema. Lembro perfeitamente da aula externa da faculdade de Arquitetura, quando me apresentaram então a fachada de brises, os painéis de Portinari, os jardins de Burle Marx... Paixão à primeira vista! No detalhe acima, lindo fragmento 'francês' do Museu Nacional de Belas Artes - registro vivo da Belle Époque carioca, construído quando a cidade era a porta de entrada do país. 

Refúgio:
Parque das Ruínas.


Já tinha escrito aqui no Blog sobre meus 'refúgios'. Leram? Em São Paulo, meu 'quintal' era o Parque da Aclimação. Em Milão, tenho uma árvore no Parco Sempione. E no Rio de Janeiro eu tenho o Parque das Ruínas em Santa Teresa - lugar que descobri também na época da faculdade, por volta de 2001, quando saíamos pela cidade para fazer desenhos artísticos a mão livre. A vista dispensa comentários. Vamos admirar!


Floresta da Tijuca:
o pulmão do Rio de Janeiro.


Como um bom filho de Oxóssi, amo a energia das matas. Adoro o cheiro da floresta, aquele ar fresco... E pensar que temos a maior floresta urbana do mundo - pazzesco! Passei a manhã de sábado com meu pai na Floresta da Tijuca. Muita paz. Paramos também para admirar as águas da Cascatinha. 

'...mas deixa o destino, deixe o acaso,
quem sabe eu te encontro...'.


Tem muita coisa ainda para acontecer nesta viagem ao Brasil... Vou finalmente matar as saudades de São Paulo na próxima terça-feira. Em uma semana comemoraremos os 60 anos do meu pai e a formatura em administração do meu irmão Pedro. Muitos encontros com a família, amigos, bate-papos, cafézinhos, chopinhos... Vou deixar o destino, o acaso, quem sabe eu te encontro... 

Domingo, manhã de sol, família reunida...
Escutamos esta música hoje no rádio do carro. 
Voltei no tempo > Saudades de tudo!


Uma ótima semana a todos!
(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

5 comentários:

  1. Eu entendo perfeitamente esta tua necessidade de estar com a familia,de estar na nossa Tropicalia.Sim,o Rio é muito especial..bom proveito,desejo que voçe recarregue suas forças e volte cheio de boas energias ,lindos dias por ai,grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Aproveite cada instante, moço! Sou apaixonada pela sua cidade e posso imaginar a sua emoção ao reencontrar familia, lugares, cheiros e lembranças depois de tanto tempo! Divertiti!! Baci

    ResponderExcluir
  3. Bem-vinda de volta! Eu já morei fora em duas oportunidades e amei, mas nada é como o Rio! Só quem é daqui entende o clima e a energia boa da cidade!

    Bjs,
    Mari

    www.atelierinbox.com.br

    ResponderExcluir
  4. Felipe,
    menino do mundo, carioca de nascença, italiano de vivência, paulistano por excelência e nova-iorquino por, quem sabe, antecedência, afinal, pode ser para Manhattan que o destino vai lhe levar. Adoro vir aqui e ler seus posts, me admiro e me divirto.
    Bom saber que está com a família respirando ares cariocas, aproveite ao máximo.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  5. Bem vindo Felipe a esta nossa cidade maravilhosa... Daqui a pouco estarei voltando também. Desta vez definitivamente. Aproveite enquanto ainda não acabaram com ela. Os vandalos estão se empenhando nisso. Um abraço bem grande

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...